
A correria do dia a dia. A rotina com as crianças. A falta de disposição para cozinhar algo na pausa do trabalho. Essas são algumas das justificativas comuns que você certamente já ouviu de alguém que não cozinha durante a semana. Mas isso pode ser contornado. E o melhor: com dicas muito mais simples do que você imagina!! Como? Com temperos caseiros!
Um dos maiores vilões do tempo na cozinha - se não o maior – é a preparação, o famoso mise en place. Picar cebola e alho pro arroz e as ervas para o peito de frango pode facilmente consumir dezenas de minutos preciosos de seu dia. Por isso, trago hoje três conjuntos de temperos caseiros que você deve ter sempre à disposição, e que serão ótimos coringas para seu dia a dia!!
1. Temperos para refoga
O clássico “cebola e alho” está aí para praticamente todo prato brasileiro, desde o arroz e feijão até a carne moída refogada e os legumes grelhados. Porém, você pode facilitar muito seu tempo se já tiver sua base de refoga pronta.
Triture em um processador ou liquidificador cebolas e alhos (calcule mais ou menos quanto você usa na sua semana), adicione óleo vegetal e armazene em potes de vidro tampados na geladeira. Este “creminho” pode ser usado ao iniciar os preparos, e você não precisará picar toda vez que cozinhar.
Além disso, pode adicionar temperos de seu gosto, como ervas frescas (alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha) e especiarias (pimentas variadas, pápricas, cúrcuma..). Dura até 3 dias!
DICA DO RUIZÃO: para aumentar a durabilidade dos seus temperos caseiros, adicione sal na mistura (1 colher de sopa para cada 1 cebola e 4 dentes de alho).
2. Temperos para proteínas (frango, carne novina e suíno)
Mesmo princípio dos temperos para refoga, aqui a ideia é criar seu tempero pessoal para grelhar/assar as proteínas. Você até pode utilizar as bases trituradas como no exemplo acima, mas o ideal é ter este tempero em pó, desidratado. Compre em casas especializadas de temperos os coringas, e brinque com os testes de acordo com o que você gosta in natura. Alguns exemplos (sempre em pó):
- cebola e alho (use para todas as proteínas)
- para frangos: salsa, alecrim, tomilho, mostarda, pimenta branca, coentro (em grãos)
- para bovinos: mostarda, alecrim, pimenta do reino
- para suínos: páprica doce, cúrcuma, mostarda, gengibre, pimenta da jamaica
3. Caldos
O segredo de todo cozinheiro profissional são os caldos! Existe uma grande diversidade deles – legumes, frango, carne, suíno, peixe, crustáceos – mas eles são ótimos enaltecedores de sabor para qualquer preparo. Pense assim: sempre que eu for utilizar água em algum preparo, eu poderia substituir por caldos e dar ainda mais sabor! A base para qualquer caldo é:
- 1 cebola, 1 cenoura, 2 talos de salsão, 2 dentes de alho, 2 louros, ramos de tomilho e alecrim e 1.5L de água
A partir desta base, você pode adicionar sabores: carcaça de frango para caldo de frango, ossos de boi para o de carne, espinhas e cabeça de peixe, e por aí vai. A base não muda, apenas adicionamos mais sabores conforme desejado.
A minha dica é preparar em grande quantidade: faça esta receita acima em dobro ou o triplo! Cozinhe em fogo baixo por 40 minutos (ok) ou 2 horas (ideal), depois coe tudo. Armazene o caldo em garrafinhas de água de 500ml a 1.5L congelados no freezer, e tenha caldo por até 03 meses.
Utilize no lugar da água ao preparar do arroz branco a sopas e cozidos. E, por que não, para cozinhar macarrão? Sim, você vai se surpreender com o resultado!
O ponto principal é: PREPARE ANTES, PARA ECONOMIZAR TEMPO DEPOIS!
Descubra a sua base de refoga predileta, seu tempero de proteínas favorito e o caldo mais versátil para o seu dia a dia (não precisa assar canela de boi toda semana né?), e faça estes três em maior quantidade.
Assim, você ganha tempo nos preparos habituais e deixa para criar seu tempero mágico quando tiver mais tranquilo!
-
Cúpula ambiental: o que Lula quer esconder do mundo na COP 28
-
Disputa pelo Ministério da Justiça se acirra após indicação de Dino ao STF
-
Oposição condena decisão do STF sobre imprensa: “Fere de morte a liberdade de expressão”
-
Tese de Alexandre de Moraes vence e STF fragiliza imprensa livre; assista ao Sem Rodeios
Empresário que ficou conhecido como “homem da rampa” segue preso como terrorista
Advogado consegue absolver clientes de acusação de crimes do 8 de janeiro
Corretor de seguros é condenado a 17 anos de prisão, sem ser ouvido pelo STF
Estudante de Medicina da USP ficou 7 meses presa por ter rezado no Senado