• Carregando...
O documento autoriza 5.605 vagas para a PMSP durante o ano de 2020
O documento autoriza 5.605 vagas para a PMSP durante o ano de 2020| Foto: Diogo Moreira/PMSP

Uma excelente notícia para os concurseiros que desejam ingressar na Polícia Militar de São Paulo. O governo do estado autorizou a abertura de concurso para a corporação com 5.605 vagas em 2020, dentre as quais 5.400 serão para Soldado de 2ª Classe, cargo de nível médio mais disputado entre aqueles que estudam para ingressar na carreira militar.

VEJA TAMBÉM: PM-PR define banca! Edital terá 2,4 mil vagas de nível médio

O documento publicado nas páginas 1 e 3 do DOE do último sábado (veja abaixo) traz a lista de vagas autorizadas sem definir se as mesmas serão preenchidas num único concurso ou em seleções diversas, como aconteceu em 2019. Porém, a partir da autorização, os interessados já podem iniciar a preparação, pois as próximas etapas do concurso serão apenas contratação de uma instituição organizadora e a publicação do edital de abertura, o que pode ocorrer em poucos meses.

Reprodução das páginas 1 e 3 do DOE-SP de 25/01/2020
Reprodução das páginas 1 e 3 do DOE-SP de 25/01/2020

Último concurso

O último concurso para soldado de segunda classe da Polícia Militar do estado de São Paulo teve edital publicado pela Fundação Vunesp em 03 de agosto de 2019 com a oferta de 2.700 vagas de nível médio e remuneração básica inicial de R$ 3.164,58. No mesmo ano já haviam sido publicados outros dois editais da PM-SP, sendo o primeiro em abril com 2.700 vagas para soldado e o segundo no mês de maio com 190 vagas para aluno-oficial.

Na ocasião o concurso para soldado exigia, entre outros requisitos listados no edital de abertura (acesse aqui), o nível médio de escolaridade, a idade máxima de 30 anos, a estatura mínima de 1,55 para mulheres e 1,60 para homens e, ainda, a habilitação para condução de veículo motorizado no mínimo na categoria B.

O concurso também trouxe especificações para os candidatos com tatuagens. Houve proibições a símbolos ou inscrições que ofendessem valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, que fizessem alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, que pregassem a violência ou a criminalidade, que fizessem alusão a ideia ou ato libidinoso, que fizessem alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos e, também, quem fizessem alusão a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem.

Os candidatos foram avaliados mediante prova escrita (objetiva e redação), além de posterior exames de aptidão física, de saúde, psicológico, de conduta social, reputação e idoneidade e, ainda, análise de documentos. As provas foram aplicadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]