• Carregando...
O cargo exige, entre outros requisitos, não ter condenações administrativas e judiciais
O cargo exige, entre outros requisitos, não ter condenações administrativas e judiciais| Foto: Divulgação/Depen-PR

Um candidato que participava da seleção para o cargo de guarda prisional do Departamento Penitenciário do Paraná foi preso em flagrante na manhã desta quarta (15) na sede do órgão, após apresentar documentos falsos no momento da comprovação dos títulos declarados na inscrição.

De acordo com as informações prestadas pelo DEPEN, o candidato declarou as informações no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, conforme determinava o edital. A organizadora conferiu a certidão negativa apresentada e convocou o candidato para assinar o contrato, já que no texto do documento estava nítido o termo “nada consta”.

Com a convocação, a comissão fez a verificação junto aos recursos humanos do DEPEN e ficou confirmado que a certidão que ele recebeu do órgão constava uma condenação pelo Conselho Superior do Depen, com rescisão contratual. O motivo? O candidato já trabalhou no Depen e foi demitido após ser acusado de facilitar e fornecer informações para uma fuga que ocorreu na Penitenciária Estadual de Piraquara em setembro de 2018, em que 29 presos fugiram após a explosão do muro da penitenciária. Ele ainda responde ao processo na justiça.

Com a comprovação da falsificação, a comissão aguardou a verificação pessoal para tomar as devidas providências. “A gente começou a averiguar e esperamos para ver o que seria apresentado. Ele apresentou formação em direito, tudo bem, e dois documentos específicos, que são uma declaração dizendo que nunca tinha sido condenado ou indiciado e uma certidão de “nada consta” no Departamento Penitenciário”, relatou o presidente da comissão do processo seletivo, delegado Renan Ferreira.

Sobre o processo seletivo

O Departamento Penitenciário do Paraná abriu a seleção em 11 de maio de 2020 com a oferta de 1.394 vagas no cargo de Guarda Prisional, função que exige o nível médio de escolaridade. Conforme o edital de abertura, os contratados atuarão em 161 municípios distribuídos nas regiões de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste e Ponta Grossa.

As inscrições aconteceram de 19 a 29 de maio de 2020 no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná - NC/UFPR. Os candidatos foram avaliados mediante avaliação de títulos e exame de investigação de conduta, conforme regras definidas no regulamento da seleção. Os aprovados serão contratados por um ano, podendo haver prorrogação por igual período.

Veja a lista concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

(com informações da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]