i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Concurseiros

Foto de perfil de Concurseiros
Ver perfil

Edital chegando! Governador assina contrato com organizadora da PM-PR

O cargo exige a idade máxima de 30 anos no momento da inscrição, a CNH no mínimo na categoria B e o nível médio de escolaridade

  • PorThais Nunes Laskoski
  • 03/03/2020 18:30
A expectativa é que o edital seja publicado em dez dias, com prova no primeiro semestre
A expectativa é que o edital seja publicado em dez dias, com prova no primeiro semestre| Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou nesta terça (03) a contratação da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) como organizadora do próximo concurso da Polícia Militar do Paraná. O edital foi autorizado pelo governador em 22 de outubro de 2019 (confira aqui) e terá a oferta de 2.400 vagas para soldado policial e soldado bombeiro militar, cargos que exigem o nível médio de escolaridade.

Conforma divulgamos aqui no blog Concurseiros, a organizadora foi escolhida por dispensa da licitação em 13 de janeiro de 2020. Com a assinatura do contrato, a próxima etapa do certame será a publicação do edital de abertura, que deverá acontecer em até dez dias úteis após a publicação do contrato no Diário Oficial.

LEIA MAIS: Edital da PM-PR já tem data! Veja como estudar antes da abertura

O governo também informou que as provas devem ocorrer ainda no primeiro semestre em diferentes cidades do Paraná. A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR é receber cerca de 150 mil inscrições, mais de quatro vezes o número de pessoas que prestaram o último vestibular da instituição, que teve 38 mil inscritos. Já o último concurso para a contratação de policiais foi em 2013 e teve 120 mil inscritos.

Quem pode ingressar nos cargos?

De acordo com as regras definidas pela Lei Estadual n.º 1.943 de 23 de junho de 1954, para ingressar no cargo de soldado da polícia militar do Paraná é preciso ser brasileiro, ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição, ter concluído o ensino médio, ser aprovado em todas as etapas do concurso (veja a seguir), possuir idoneidade moral, estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais e, também, possuir a Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B.

O concurso público para ingresso no cargo de soldado policial é composto pelo exame intelectual (prova escrita), pelo exame de Capacidade Física (ECAFI), pelo exame de Sanidade Física (ESAFI), pela Avaliação Psicológica e pela Investigação Social.

Após a aprovação no concurso, o candidato é nomeado Soldado de 2ª Classe e matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado, será promovido a Soldado de 1ª Classe. O cargo de Soldado de 2ª Classe da PMPR (durante o curso de formação) tem vencimento básico de R$ 1.895,72, sendo que ao fim do curso, com a promoção para Soldado de 1ª Classe, o valor passa a ser de R$ 4.180,07 (Lei Estadual n.º 18.493 de 24 de junho de 2015).

Como foi o último concurso?

O último concurso para soldado da Polícia Militar do Paraná teve edital publicado em 17 de dezembro de 2012 (baixe aqui) pela Fundação Fafipa, com 4.445 vagas para soldado da PMPR e 819 vagas para Bombeiro Militar. A primeira etapa do concurso (prova de conhecimentos) aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2013, apenas 69 dias após a publicação do edital e foi composta de 40 questões das matérias de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente, além de uma redação.

Os inscritos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Os candidatos classificados na primeira etapa (provas escritas) ainda enfrentaram exames de capacidade física, sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental.

Veja outros concursos com inscrições abertas no estado do Paraná |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

(com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná)

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Thiago Zucchero

    ± 5 horas

    Vem o estado e diz que o individuo acima dos 30 anos nao tem capacidade de assumir um cargo de policia, uma lei estadual de 1953 onde com 30 anos era considerado um idoso. È pra acaabaarrr

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso