• Carregando...
O concurso terá prova escrita nos dias 26 e 27/09, primeira etapa do concurso
O concurso terá prova escrita nos dias 26 e 27/09, primeira etapa do concurso| Foto: Divulgação/EsPCEx

Estão abertas as inscrições do concurso para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) com 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. Conforme o edital de abertura (acesse aqui), para concorrer a uma das vagas é preciso ter o nível médio completo, idade entre 17 e 22 anos, altura mínima de 1,60m para candidatos homens e 1,55 para mulheres e, ainda, não ter filhos, dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável.

VEJA TAMBÉM: Saiu o edital do Depen Nacional com 309 vagas

Os aprovados ingressarão no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB) com duração de cinco anos e, ao final, serão nomeados Oficiais do Exército Brasileiro no posto de segundo-tenente, com vencimento inicial de R$ 7.490,00 de acordo com os valores definidos na Lei n.º 13.321 de 27 de julho de 2016, além de outros benefícios específicos da carreira de militar do Exército.

As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 90 de 05/05 a 03/06/2020 no site da EsPCEx.

Etapas da seleção

Todos os candidatos farão prova escrita (exame intelectual) nos dias 26 e 27 de setembro de 2020, sendo no primeiro dia com questões objetivas de português, física e química, além da redação (questão discursiva). Já no segundo dia haverá prova com questões de matemática, geografia, história e inglês.

Os candidatos classificados na prova intelectual passarão ainda por inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula. Após aprovação em todas as etapas, o candidato será matriculado e passa a ser militar do Exército, na condição de aluno da EsPCEx.

Curso de formação

O curso, de nível superior, é realizado num prazo de cinco anos em regime de internato, onde durante todo o período o aluno/cadete é considerado militar da ativa. No primeiro ano o curso é ministrado na EsPCEx em Campinas (SP), período em que o militar em formação é considerado aluno. Já dos quatro anos seguintes o curso é ministrado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende (RJ), período em que o militar em formação recebe o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará pelos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência ou Material Bélico. Já a cadete do sexo feminino optará pelos cursos de Intendência ou Material Bélico.

Após concluir o curso com aproveitamento, o cadete será declarado aspirante a oficial do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Imediatamente após concluir o curso, o aspirante é matriculado no estágio probatório, cuja conclusão, com aproveitamento, proporcionará a nomeação a Oficial do Exército Brasileiro, no posto de segundo-tenente.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Acompanhe também os principais concursos do país na página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]