Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Os aprovados serão contratados temporariamente para atendimento de emergências ambientais
Os aprovados serão contratados temporariamente para atendimento de emergências ambientais| Foto: Felipe Werneck/Ibama

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça (04) a autorização para abertura de processo seletivo com 1.659 vagas temporárias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), distribuídas nos cargos de brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e gerente (quadro abaixo).

Conforme a portaria conjunta n.º 48 de 3 de maio de 2021 (acesse aqui), assinada pelo Ministro da Economia, pelo Ministro do Meio Ambiente e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, os profissionais poderão ser contratados a partir de maio de 2021 para o atendimento de emergências ambientais, sendo os contratos com duração máxima de seis meses.

O IBAMA definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados e os locais de lotação, informações que constarão no edital de abertura de cada seleção.

Últimos editais para o IBAMA

Os dois últimos concursos para cargos efetivos do IBAMA foram organizados pelo Cespe/UNB (atual Cebraspe), sendo ambos no mesmo ano, um para nível médio e outro para nível superior.

O edital de 10 de agosto de 2012 (acesse aqui) trouxe 300 vagas no cargo de Técnico Ambiental, função que exige o nível médio de escolaridade. Na época, o vencimento básico inicial do cargo era de R$ 2.580,72 para uma jornada de 40 horas semanais. Os candidatos foram avaliados no dia 21 de outubro de 2012 mediante prova objetiva com 120 itens (julgamento certo ou errado) das matérias de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Matemática, Ética no Serviço Público e Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, Noções de Gestão de Pessoas e Noções de Arquivologia).

O edital de 26 de outubro de 2012 (acesse aqui) trouxe 108 vagas no cargo de Analista Ambiental, divididas em três áreas de atuação. A função exige nível superior e, na época, o vencimento básico inicial do cargo era de R$ 5.441,24 para uma jornada de 40 horas semanais. Os candidatos foram avaliados no dia 20 de janeiro de 2013 mediante prova objetiva com 120 itens (julgamento certo ou errado) das matérias de Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente e Conhecimentos Específicos, além de prova discursiva (uma redação de texto dissertativo e duas questões práticas).

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]