• Carregando...
Os aprovados serão lotados nas unidades do órgão em todo estado
Os aprovados serão lotados nas unidades do órgão em todo estado| Foto: Douglas Oldegardo/MPMS

Está publicado o regulamento do próximo concurso para ingresso na carreira de promotor de justiça substituto do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MPMS), seleção que terá a oferta de vagas que exigirão graduação em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, com remuneração inicial de R$ 27.363,98. Outra novidade é que o certame já tem comissão interna formada e a expectativa é que o edital de abertura seja divulgado ainda em 2022.

LEIA TAMBÉM: Minas Gerais prepara novo concurso para promotor

Segundo o regulamento divulgado pelo órgão (confira aqui), o próximo concurso terá as seguintes etapas: prova preambular com cem questões de múltipla escolha, seis provas escritas, avaliação psicotécnica, investigação social sigilosa, provas orais (prova de tribuna e arguição), prova de títulos e exame de sanidade física e mental.

Outra importante informação do documento é a lista de matérias e o programa completo das provas. As questões objetivas, escritas e orais serão das matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direito Administrativo, Tributário e Financeiro, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito Institucional do Ministério Público.

Último concurso

O último edital para ingresso na carreira de promotor de justiça substituto do Mato Grosso do Sul (XXVIII) foi publicado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) em 19 de dezembro de 2017 (acesse aqui) com a oferta de dez vagas. Na ocasião, os inscritos foram avaliados em Campo Grande através de prova preambular objetiva com cem questões de múltipla escolha das matérias de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Direitos Humanos, Direito Institucional do Ministério Público e Língua Portuguesa.

A segunda fase do concurso teve seis provas escritas, sendo que nesta etapa foi permitida consulta à legislação e súmulas de jurisprudência sem comentários ou anotações. Os classificados nas provas anteriores foram convocados para avaliação psicológica, investigação social sigilosa, provas orais, avaliação de títulos e, por fim, exames de sanidade física e mental.

Veja aqui outros concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]