• Carregando...
A previsão é que o próximo edital tenha 100 vagas no cargo de delegado.
A previsão é que o próximo edital tenha 100 vagas no cargo de delegado.| Foto: Reprodução/Facebook

Já começaram os preparativos para o próximo concurso de delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). De acordo com as publicações nas redes sociais do órgão, já estão formadas as comissões para as áreas de Direito Processo Penal, Direito Civil e Direito Administrativo. Além das comissões para cada matéria, a comissão permanente para concursos da Polícia Civil do Rio de Janeiro está formada desde 25/06/2019 (veja aqui).

A previsão é que o próximo edital tenha 100 vagas para a classe inicial da carreira de Delegado de Polícia (3ª Classe), função que exige o diploma de nível superior de bacharel em Direito. O cargo tem vencimento inicial de R$ 18.483,95 em regime de dedicação integral, com jornada de 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço.

Último concurso

O edital do último concurso foi publicado no DOE-RJ em 27 de agosto de 2012 (acesse aqui) e teve como organizadora a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB. Na ocasião, a oferta foi de 100 vagas na classe inicial da carreira de Delegado de Polícia (3ª Classe), função em regime de dedicação integral, com jornada de 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço.

VEJA TAMBÉM: Defensoria do Paraná divulga regras do próximo concurso

O concurso teve duas fases, subdivididas em oito etapas. A primeira fase teve a prova objetiva preliminar de caráter eliminatório, as provas discursivas específicas (eliminatórias e classificatórias), as provas orais (eliminatórias e classificatórias), o exame psicotécnico (eliminatório) e, por fim, a prova de capacidade física e o exame médico, ambos de caráter apenas eliminatório.

A prova objetiva, primeira etapa da primeira fase, foi aplicada em 21 de outubro de 2012, apenas 55 dias após a publicação do edital, e teve 100 questões objetivas de múltipla escolha das matérias de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil e Medicina Legal.

LEIA TAMBÉM: Santa Catarina autoriza concurso para agente penitenciário com 600 vagas

Os aprovados em todas as etapas anteriores foram convocados para a segunda fase composta pelo Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Após o encerramento do curso de formação os candidatos passaram ainda pela prova de investigação social (eliminatória) e pela prova de títulos (classificatória).

Veja os concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Siga a página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]