• Carregando...
As provas acontecerão em todas as capitais e no Distrito Federal
As provas acontecerão em todas as capitais e no Distrito Federal| Foto: Fellipe Sampaio/STF

Pouco antes das 16 horas desta sexta o STF confirmou a aplicação das provas da Polícia Federal em todas as capitais e no Distrito Federal. O julgamento pelo plenário do Supremo Tribunal Federal foi convocado pelo presidente, ministro Luiz Fux, a pedido do ministro Edson Fachin, relator do processo, com o objetivo de julgar o pedido de suspensão do concurso marcado para o próximo domingo (23).

Na reclamação (Rcl) n.º 47470 uma candidata argumenta que, apesar dos altíssimos índices de mortes pela Covid-19 em todo o país e da edição de alguns decretos locais restritivos, foi determinada a continuidade do concurso, com a convocação para a realização das provas. Segundo a autora da reclamação, a determinação afronta outras decisões do STF em que foi explicitada a competência dos entes federativos para tomar medidas com o objetivo de conter a pandemia.

A decisão aconteceu através de uma sessão virtual extraordinária e teve apenas o voto do relator, ministro Edson Fachin, a favor do cancelamento das provas. Os demais ministros votaram contra a suspensão, mantendo o cronograma do concurso.

Provas em Curitiba

A decisão de hoje contraria as medidas que estão sendo adotadas nos últimos dias para conter o novo avanço da Covid-19 em Curitiba, já que a capital paranaense está em bandeira laranja desde a última quarta-feira, quando entrou em vigor o decreto municipal n.º 890/2021 estabelecendo novas regras para enfrentamento da pandemia, o que não impediu, por si só, a aplicação das provas neste domingo. A garantia da realização no concurso na capital paranaense veio do Parecer n.º 539/2021 emitido pela AGU, a pedido da PF, em razão da decisão da prefeitura de Curitiba em decretar o lockdown na cidade. Segundo a Advocacia Geral da União “decretos de natureza estadual ou local exarados com suporte na competência do art. 23 da CRFB/88, para a promoção do direito à saúde, não repercutem sobre atividades, interesses e serviços públicos da União, a exemplo de sua organização administrativa para o provimento de cargos públicos”. Sendo assim, apenas uma decisão judicial poderia impedir as provas do próximo domingo, o que não aconteceu.

Sobre o concurso

Conforme publicação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o concurso conta com 321.615 candidatos na disputa de 1,5 mil vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, funções de nível superior com vencimentos que chegam a R$ 23,6 mil. De acordo com o edital de abertura, os aprovados serão lotados preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e em unidades de fronteira.

Neste domingo (23) os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva com cento e vinte itens para julgamento certo ou errado, além de prova discursiva composta por três questões dissertativas e uma peça profissional para o cargo de delegado, sendo uma redação para os demais cargos, todas de caráter eliminatório e classificatório.

Os classificados nas provas escritas serão convocados para o exame de aptidão física e para a avaliação médica, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Haverá, ainda, prova oral e avaliação de títulos somente para os inscritos nas vagas de delegado, além de prova prática de digitação para o cargo de escrivão.

Os aprovados em todas as fases anteriores participarão do Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório, última etapa do concurso.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]