• Carregando...
Paranaense pode sair do presídio para fazer defesa no plenário da Câmara
| Foto:

Donadon

Nascido em Porecatu, no interior do Paraná, e eleito por Rondônia, Natan Donadon (PMDB) deve se tornar hoje o 18º deputado federal cassado na história. Ele está preso no presídio da Papuda, em Brasília, desde o dia 28 de junho, mas só agora será julgado pelos colegas. Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.

O parlamentar é um entre vários paranaenses que migraram para Rondônia e entraram para a política. O caso mais famoso é o do senador Acir Gurgacz (PDT), que é de Cascavel, e ficou com o mandato de Expedito Júnior (PR), cassado por compra de votos em 2009.

Hoje Donadon vai passar por uma situação curiosa: se a direção do presídio permitir, poderá ir ao plenário da Câmara para fazer uma defesa de 25 minutos. Nada mais justo que ele se defenda. Mas por que a Câmara não realizou o julgamento político antes?

Donadon foi condenado em novembro de 2010, mas conseguiu protelar a prisão por quase três anos. Todos as provas utilizadas no STF poderiam ter sido utilizadas em um processo de cassação desde aquela época. Mas a Câmara achou melhor pagar para ver.

Agora praticamente não há dúvidas de que Donadon será condenado. Será mais uma das sessões constrangedoras da Câmara. A propósito: em votação secreta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]