Peguei uma gripe danada que não me larga! E como agora o inverno chegou oficialmente, só consigo pensar em pratos quentes! E as sopas combinam muito bem com o friozinho de Curitiba, não é mesmo? Por isso trago aqui algumas sugestões e uma dica deliciosa.
Neste inverno, a Bonduelle indica duas receitas especiais e bem fáceis para fazer em casa: sopa de ervilha e sopa de espinafre.
A história da sopa começa bem antes do que podemos imaginar. Pesquisadores dizem que ela é o alimento mais antigo do mundo, surgindo mesmo antes do fogo. As primeiras sopas eram frias; consistiam em carne e legumes triturados, misturados à água. Quando o homem descobriu o fogo e o processo de cozimento, as sopas foram ganhando espaço no cardápio da humanidade, tendo diferentes registros de receitas por todo mundo.
Depois de tanta história, a hora é de aproveitar o friozinho da estação e experimentar receitas práticas.
Sopa de Ervilha
– 1 lata de Ervilhas Frescas em Conserva Bonduelle escorrida (200g)
– 500 ml de água
– 1 tablete de caldo de carne
– 1 colher de sopa de manteiga
– ½ cebola picada
– 2 fatias de bacon picadas
– Sal a gosto
– 100 g de calabresa picada em cubos bem pequenos
– Pimenta, cheiro verde, manjericão a gosto
Modo de preparo:
Ferva a água com o caldo de carne até que o tablete se dilua no líquido. Bata este “caldo” com as ervilhas escorridas num liquidificador até ficar cremoso.
Refogue a cebola, o bacon e a calabresa na manteiga, até dourar, e adicione os temperos. Por fim, adicione o creme batido no liquidificador e misture até ficar homogêneo. Bom apetite! Fácil, não?
Sopa de Espinafre
– 400g de Espinafre Picado Bonduelle
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 1 cebola média picada
– 500 ml de água
– 1 tablete de caldo de carne ou frango
– 500 ml de leite
– Noz-moscada a gosto
– Sal a gosto
– Queijo ralado a gosto
Modo de preparo:
Descongele o espinafre em água morna, com 1 colher de sopa de sal. Retire o espinafre e escorra bem, tirando o máximo possível de água.
Em outra panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola, adicione o espinafre e mexa bem. Acrescente o tablete de caldo de carne ou de galinha e o leite. Tempere com a noz-moscada ralada. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por apenas alguns minutos. Adicione o queijo ralado e prove, salpicando sal, se necessário. Bom apetite!
A sopa de lentilha do Baalbek
Dias atrás conheci o restaurante Baalbek, um lugarzinho que recomendo e que fica no Batel. E foi um achado conhecer a simpática chef Leila Mansur, que é filha de libaneses e aprendeu com a família a fazer delícias da culinária árabe. Aliás, o Baalbek oferece o Mezzè, um menu-degustação para se esbaldar! Olha só: coalhada seca, quibe cru, tabule, pasta de grão de bico, pasta de berinjela, berinjela árabe, sfiha de carne, kafta, quibe frito, abobrinha recheada, charutos de folha de parreira e de repolho, arroz com lentilhas e pão sírio. Tudo preparado com o maior cuidado.
Mas voltando às sopas, a novidade do Baalbek é que desde esta terça-feira (21), Leila incluiu no cardápio a sopa de lentilha, que será servida no almoço e no jantar. A receita da chef vem com linguiça calabresa, costela defumada e batatas. O prato é acompanhado por torradas, pão sírio e manteiga. A sopa custa R$ 42,90 por pessoa e é servida à vontade.
O Baalbek fica na Rua Bispo Dom José, 2655 – Batel. Telefone para reservas: 41. 3243-2222. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 11h às 15h e das 19h às 22h. Sábados e domingos das 11h às 15h. Serviço: estacionamento próprio.
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Vorcaro teve reunião virtual com diretor do BC no dia em que foi preso
Interferências na liquidação do Master acendem alerta em organismos internacionais, diz jornal
Oposição anuncia ofensiva por impeachment de Moraes e CPMI do Banco Master