Jonathan Campos/Enviado especial a Moscou| Foto:

Direto de Moscou, Rússia 

CARREGANDO :)

Escada rolante é coisa séria em Moscou, capital do país sede da Copa do Mundo de 2018. Presente em quase todas as estações de metrô, o recurso possui uma série de peculiaridades, como um código de conduta, e já teve até um atendente para orientar os usuários e, se necessário, dar bronca em alto e bom som, via microfone.

É “crime inafiançável” entre os moscovitas, por exemplo, permanecer parado do lado esquerdo do degrau. Quem prefere ficar no lugar até finalizar o acesso vai para o lado direito, enquanto o outro flanco fica disponível para os apressados. Vacilar e fechar a passagem pode render um “atropelamento”.

Publicidade

LEIA MAIS: Latinos garantem agitação e viram atração turística em Moscou

O eficiente metrô de Moscou possui 12 linhas que servem cerca de 5 milhões de passageiros por dia. Algumas estações são extremamente profundas, como a de Park Pobedy, a 84 metros abaixo do solo, o que representa um edifício de 28 andares. Para chegar ao fundo ou sair é necessário pegar uma escada rolante que demora três minutos.

Por essas e outras situações, Moscou manteve por décadas a figura do “guardinha” de escada rolante, pessoas responsáveis por interromper o sistema em caso de emergência e, de vez em quando, solicitar aos usuários que não sentem no degrau ou bloqueiem a passagem. Alerta nem sempre feito amistosamente.

LEIA MAIS: Às vésperas da abertura, Rússia encara atraso e desinformação

Publicidade

A tarefa insólita transformou alguns desses funcionários em figuras famosas em Moscou. Uma das mais queridas atendia por Tia Lyuda, conhecida por declamar poemas ao microfone, contar piadas e, curiosamente, sugerir aos usuários que imaginassem estar em Londres.

Há cerca de um ano, entretanto, o metrô resolveu substituir essas funcionárias, muitas já de idade avançadas, por jovens rapazes que, além de ficar atentos ao funcionamento das escadas rolantes, são responsáveis por realizar consertos em caso de algum problema. O protesto foi geral.

Grupo de WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junta-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Leia também

1⃣ >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

2⃣ >> Abertura da Copa do Mundo 2018: data, horário, local, shows, curiosidades

3⃣  >> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

Publicidade

4⃣ >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

5⃣>> Bolão Copa do Mundo 2018: tabela para baixar e apostar com amigos