i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Blog Copa do Mundo 2018

Ver perfil

Regras misteriosas aumentam cobiça à taça da Copa do Mundo

  • PorEsportes Gazeta do Povo
  • 03/07/2018 15:42
A história do troféu da Copa do Mundo, a Taça Fifa.
A história do troféu da Copa do Mundo, a Taça Fifa.| Foto:

A Taça Fifa (Taça da Copa do Mundo), que será entregue ao campeão da Copa do Mundo 2018 dia 15/7, por volta das 14 horas (de Brasília), é um objeto cercado por mistérios e regras – algo alimentado justamente pelos cartolas da entidade que organiza o torneio de seleções.

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

O troféu foi desenvolvido pelo artista plástico Silvio Gazzaniga e possui 36,8 centímetros, além de 5 quilos de ouro sólido de 18 quilates, com duas bases de 13 centímetros de diâmetro, com detalhes em malaquita. Ao todo, a Taça da Copa do Mundo pesa 6,175 quilos e possui a figura de duas pessoas recebendo o planeta Terra.

Dentre as regras que cercam a Taça da Copa do Mundo, o maior deles é a sua posse provisória, apenas durante o evento de premiação. As seleções campeãs levam para casa uma réplica, um troféu banhado a ouro e com a inscrição do devido mérito. Mas a original – que traz o nome de cada um dos campeões da Copa do Mundo desde 1974 gravado – permanece como propriedade exclusiva da Fifa.

Outra norma interessante. O troféu original só pode ser tocado por campeões mundiais ou chefe de estado. Já no próprio vestiário do estádio da final, a Taça Fifa legítima é trocada pelo ‘troféu dos campeões’ da Copa do Mundo – a versão B do desejado objeto.

Pelos cálculos do site Luxury Launches, especializado em produtos de luxo, se estivesse à venda a taça custaria US$ 146.625, mas custou US$ 20 mil à Fifa.

A Fifa usa esses critérios para elevar a cobiça à Taça da Copa do Mundo, mas especialmente por segurança. A entidade teme que ocorra com o troféu o mesmo destino que a sua antecessora, a Jules Rimet. Depois de ficar com a posse definitiva da JR, a Confederação Brasileira de Futebol descuidou e a peça de ouro foi roubada e derretida.

Por isso, outro mistério cerca a dourada em jogo na Rússia: quem vai ficar com ela em definitivo? Ninguém sabe, pois não há uma regra clara para transmissão do bem, ao contrário da Jules Rimet, com repasse após o terceiro título. Na Taça da Copa do Mundo há espaço para gravar o nome do campeão até 2034.

Detalhe do troféu da Copa do Mundo, a Taça Fifa.

Detalhe do troféu da Copa do Mundo, a Taça Fifa.

Leia também

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

###

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.