i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Hipocrisia desmascarada

O “antirracismo reverso” do PT de Curaçá, na Bahia

  • 25/09/2020 17:55
  • Atualizado em 28/09/2020 às 12:28

O "antirracismo reverso" do PT de Curaçá (BA) foi escancarado antes do episódio de "racismo reverso" da rede de lojas Magazine Luíza, mas não ganhou repercussão por um único motivo: neste caso os lacradores não estavam defendendo negros, e sim, ofendendo. A militância virtual, então, preferiu ficar calada e tentar deixar o assunto morrer. Não deu certo.

O episódio lamentável em que uma petista xingou um policial negro de "macaco" e, depois de presa, recebeu apoio oficial do partido, que tentou minimizar o ocorrido, aconteceu na véspera do anúncio do processo de seleção de treinees exclusivo para negros, que deu o que falar.

Por causa da decisão da rede de lojas de impedir que brancos se candidatem a vagas no novo programa de treinamento da empresa surgiu a polêmica do “racismo reverso” – uma teoria de que, para compensar discriminação racial contra negros, promove-se a exclusão de brancos (e até de outras raças), como foi o caso.

Embora o assunto pareça esgotado, uma vez que até o Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) rejeitou denúncias de racismo contra o Magazine Luíza alegando que não houve violação trabalhista, mas sim uma "ação afirmativa de reparação histórica", resolvi voltar a ele por causa da expressão "racismo reverso", algo que muitos disseram nem existir. E "antirracismo reverso" existe?

Foi isso que me ocorreu de pronto quando soube do caso de filiados de um partido que se diz antirracista, prega repúdio (com razão) a quem tem atitudes racistas, mas diante de uma cena de racismo protagonizada por uma militante defende a agressora, e não, o negro que foi agredido.

"Racismo reverso"

Antes de entrar no caso do “antirracismo reverso” do PT de Curaçá quero fazer três considerações ainda sobre a história do Magazine Luíza. A primeira é que, gostando ou não da iniciativa, ela é inconstitucional. A constituição brasileira é bem clara no artigo 7°, sobre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Um dos itens desse artigo proíbe a “diferença de salários, de exercício de funções e de critérios de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”. "Admissão" e "cor" são palavras-chave que o Magazine Luíza e o MPT-SP preferiram ignorar.

A segunda consideração que acho importante fazer é que a intenção da loja pode até ser boa, mas da forma como foi feito torna todos os negros ainda mais vulneráveis, já que em vez de promover união, gera discórdia, provocando novo tipo de discriminação ao mesmo tempo em que atrela aos futuros trainees a eterna desconfiança sobre suas reais capacidades.

E a terceira coisa a considerar é mesmo a discussão sobre “racismo reverso”, que veio a reboque. Nas redes sociais houve gritaria, com muita gente dizendo que “racismo reverso” não existe. Aqui no Brasil, que é um país muito miscigenado, talvez não existisse mesmo até esse episódio do Magazine Luíza. Agora existe. Quantos brancos, índios e orientais pobres, que poderiam se interessar pelas vagas, não se sentiram discriminados ao saber que não poderiam sequer se candidatar às vagas só por causa da cor da pele? Quantos negros não terão sentido alegria apenas por saber que isso deve estar ocorrendo?

Para se ter noção do perigo que é promover isso, sugiro pesquisarem sobre episódios de racismo de negros contra brancos nos Estados Unidos, onde a questão racial é mais delicada. Eu mesma já vivi a experiência de estar lá, por desconhecimento sentar ao lado de um negro no metrô e ele levantar com raiva como se aquilo fosse uma provocação, para depois sair resmungando que jamais aceitaria ficar ao lado de um branco.

Não nos cabe julgar, mas se a gente não quer esse tipo de situação aqui não dá para aplaudir iniciativas que excluem os brancos, mesmo que eles nunca tenham desrespeitado um negro, fazendo despertar sentimentos negativos em relação a quem sequer pediu para ser privilegiado numa seleção de trabalho.

"Antirracismo reverso"

Permito-me arriscar essa expressão estranha para tentar definir pessoas que supostamente não eram racistas e passaram a ser, por conveniência ideológica. Vamos aos fatos vividos na cidade de Curaçá (BA).

A polícia foi chamada para atender um caso de violência doméstica. Ao chegar, tenta apartar a briga entre uma mulher e sua companheira. Quando o policial, que é negro, consegue imobilizar a agressora ela direciona toda a sua raiva para ele e começa a xingá-lo de "macaco". A cena foi filmada, está inserida no vídeo que está no topo da página.

"Macaco", grita a mulher quando já estava sendo conduzida para o camburão. "O quê?", pergunta o PM negro. E ela repete: "macaco".

Na delegacia descobriram que a mulher era filiada ao PT, partido que vive levantando a bandeira de defesa das minorias, entre elas a dos negros discriminados por causa da cor da pele. Mas para defender a militante presa por xingar um policial negro de macaco, os dirigentes partidários esqueceram quem era vítima e saíram em apoio à mulher que ofendeu o PM.

O caso teve pouca repercussão até o anúncio de que o advogado do policial que vai processar o presidente do PT de Curaçá por causa de uma nota de apoio à agressora, identificada como Libânia Maria das Torres.

O mais impressionante de tudo isso é que quando a imprensa local noticiou o caso, no dia 18 de setembro, ninguém sabia da ligação da mulher com o Partido dos Trabalhadores. O PT poderia simplesmente ter ficado de fora dessa história ou, quando a filiação partidária dela veio à tona, ter feito o que se esperaria de um partido que vive chamando para si a luta pelos direitos dos negros e de outras minorias: se pronunciado a favor do policial, repudiando a atitude claramente racista da militante e dizendo com todas as letras que o partido não compactua com o racismo.

Mas o que fez o diretório municipal do PT? Não só saiu em apoio à filiada racista, emitindo nota de solidariedade a ela, como ainda tentou justificar a ofensa, minimizando o racismo, ao dizer que chamar PMs de "macaco" naquela região da Bahia é algo normal, porque seria um apelido usado para policiais desde os tempos do cangaceiro Lampião.

Talvez fosse o caso de proibir a perpetuação de histórias do Lampião como fizeram com o filme E o Vento Levou, que foi retirado do ar porque mostrava cenas de escravos para retratar o que acontecia na época em que se passa o romance.

Um caso bem parecido com esse da Bahia já tinha acontecido em 2017 em Parnaíba no Piauí, onde uma mulher também foi presa por xingar de "macaco" um policial negro que foi atender chamado de ocorrência de uma briga familiar. A justiça acabou liberando a mulher da prisão, mas ela foi processada por injúria racial. Ninguém tentou acobertar a ofensa como se fosse um mero palavreado local.

O dirigente do PT de Curaçá deveria ter considerado que a mulher que ele resolveu defender não se intimidou nem quando começaram a gravar a cena. Ela repetiu o xingamento mais de uma vez, aos berros. Não era uma um apelidinho carinhoso para tentar abrir diálogo com o representante da lei e da ordem que estava ali trabalhando, a serviço do Estado e da comunidade local. Não era parte da cultura nordestina como quiseram fazer parecer. Era desprezo mesmo por uma pessoa de outra raça.

Hipocrisia desmascarada em nota oficial

Ao defender uma militante racista o PT local derruba a máscara da preocupação com a discriminação racial e veste a carapuça do corporativismo e da solidariedade partidária.

Segue a íntegra da nota, com destaque para as palavras "luta" e "racismo" exata

A presidência municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Curaçá vem, de público, manifestar seu apoio à companheira Libânia Torres, por saber da sua caminhada de luta e de respeito às pessoas. Em todos os sentidos. Nós, do Partido dos Trabalhadores de Curaçá, reconhecemos a grandeza de suas lutas e, creditamos as palavras que foram ditas não a racismo, mas à cultura nordestina e Curaçaense, herdada de Lampião, de chamar policiais de Macaco. Ao mesmo tempo, lamentamos o acontecido e reafirmamos o nosso respeito e solidariedade a ela e sua família."

O texto é assinado por Júlio Cézar Lopes, presidente municipal do PT na cidade e candidato a vereador. Ele ainda quer voto! E você, o que acha disso tudo? Quem minimiza uma injúria racial, esquece a vítima e se solidariza com o agressor racista merece voto e vaga na Câmara de Vereadores ou processo? Eu estou com o policial e com os advogados dele: repudio racismo e discriminação de qualquer tipo e acho que quem tenta acobertar um racista comete crime igual.

*Depois que o vídeo publicado nesta coluna já estava gravado a executiva estadual do PT da Bahia se pronunciou sobre a nota do presidente do diretório municipal do partido em Curaçá, repudiando a justificativa dada por ele para defender a militante racista. Não mencionou, porém, qualquer punição ao dirigente partidário ou à filiada presa por racismo. A nota, emitida seis dias após o episódio, quando a repercussão negativa já era grande, pede desculpas ao policial ofendido, chama de anacrônica a citação de Lampião e diz que "o PT da Bahia designará o caso supracitado às instâncias e aos órgãos partidários responsáveis pela a devida apuração".

78 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 78 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Daniel Bueno Ribeiro

    ± 0 minutos

    É revoltante a nota justificativa do xingamento, espero que justiça seja feita a esse policial e tantos outros que trabalham arriscando a vida para proteger a sociedade e executar a lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amaro

    ± 7 dias

    Parabéns à jornalista, repúdio à pessoa que demonstrou racismo contra o policial e ao dirigente político que a apoiou. Espero que a população da cidade não lhe de voto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 8 dias

    Parabenizo a coragem desta jornalista em revelar estes casos absurdos que ocorrem, e ainda desnudar a hipocrisia do conceito de racismo imposto por correntes ideológicas de esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO CARPENTIERI

    ± 10 dias

    Que tal sugerir ao Magazine Luíza, fazer um concurso só para brancos, depois outro só para pardos, depois um outro só para índios, aí talvez se chegasse a um concurso só para "todos" ...... Quanto ao caso da petista, não há o que comentar, a lei é clara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 10 dias

    Admiro a colunista, mas com todo respeito venho discordar. Primeiro porque os episódios são incompatíveis. Uma agressão clara dos militantes petistas não pode ser comparada à uma promoção de marketing de trainees para vagas de gerência. Nas lojas Magalu existem pessoas de várias idades, sexo, cor e não há discriminação, se a empresa constatou que deseja fazer inclusão em cargos de gerência, segundo algumas decisões do STF, ela tem essa prerrogativa. Infelizmente ainda temos algumas manchas do racismo estrutural.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 10 dias

      Oi, Pedro. Em relação à decisão da loja, não questionei a intenção da loja de fazer "inclusão" de negros em cargos de gerência. Acho válido que isso seja feito promovendo negros que já trabalhem lá, por treinamento, competência e mérito, ou até contratando por processo seletivo, desde que não se desrespeite a Constituição. Quanto a associar os assuntos, expliquei no texto (e no vídeo): foi por causa da expressão "racismo reverso" que veio à tona com a discussão em torno do episódio Magazine Luíza. Era para mostrar a hipocrisia de todos esses discursos. Racismo é racismo, seja contra qual raça for.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    ± 10 dias

    Esse é o PT! Sempre defendendo o próprio umbigo! Lamentável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 11 dias

    "Hipocrisia" e "PT" sempre andaram de mãos dadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 11 dias

    "Hipocrisia" e "PT" sempre andaram de mãos dadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Ligia Marquesini

    ± 11 dias

    Excelente artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glauco

    ± 11 dias

    O PT nunca foi a favor de qualquer minoria, seja homossexuais, índios, negros... O único interesse desse dito partido político é o poder a qualquer custo e a defesa dos seus apoiadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 11 dias

    Façamos assim, eu como branco, não compro mais no Magazine Luiza. Já que não sirvo para ser seu funcionário, porque serviria para ser seu freguês?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CIÊNCIA

    ± 11 dias

    Nunca foi em a favor das minorias, será que esse povo não vê que estão sendo enganados?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • G

      GUSTAVO

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mauricio M

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      Tony

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 11 dias

    PT nem deveria mais existir como partido político depois do que ele aprontou no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Lúcio Machado

    ± 11 dias

    Parabéns a articulista , belo trabalho de pesquisa, deve ter sido difícil ter encontrado essa localidade, quer um conselho fofa , não precisa ir tão longe para encontrar o falecido PT a esquerda da moda é o Psol do Boulos e, é logo em São Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 11 dias

    Os movimentos negros não se manifestam porque são vítimas da sociedade do século XIXmas cobram posições no século vinte um.No mínimo chegaram atrasados da África. os negros judeus foram escravizados pela civilização egípcia e não vejo nenhum movimento cobrando dos egípcios de hoje iam dívida de séculos passados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 11 dias

    Os movimentos negros não se manifestam porque são vítimas da sociedade do século XIXmas cobram posições no século vinte um.No mínimo chegaram atrasados da África.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 11 dias

    "Anti-reverso", é uma boa sacada da jornalista. Essa fixação esquerdista pós-moderna em controlar a fala alheia em todos os espaços, turva as conversas e ajuda o totalitarismo minoritarista a tranformar em criminoso quem se opõe a eles. Mas a lei de controle da fala, como a quarentena, serve para tolher os horríveis irredimíveis da direita; o ódio minoritarista é do bem, e "macaco" em boca petista é elogio. Nem sobra espaço para falar de resistência à prisão e violência doméstica, o detalhe símio roubou a cena. Em bom português: SUPREMCISTAS RACIAIS NEGROS, é o que os adaptos do dito 'racismo reverso' são, não há reverso nenhum, só o mesmo verso em outra boca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 11 dias

    Ainda me surpreende a importância que se dá ao socialismo tupiniquim. Os nossos sócio-comunistas não gostam de minorias ou de maiorias que eles mesmo tratam de vitimizar. São apenas matéria-prima, massa de manobra dos nossos sacrossantos defensores da igualdade, da fraternidade, da liberdade e tantas outras bondades que eles criam espertamente. Eles gostam é de funcionário público para fazer doutrinação de toda espécie, gostam do estado inchado, obeso, paquidérmico, gostam de imposto sindical, gostam de fundo eleitoral, de fundo partidário, adoram uma bolsa-esmola qualquer, e, por fim, adoram um empreiteiro "amigo", um empresário "carente", uma boca!. Mais falsos que uma nota de 3 reais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 11 dias

    Não se trata apenas de aceitar o indivíduo e sim da imposição desse indivíduo em querer fazer parte de uma sociedade com seus costumes. Se.A ou B querem.ser.aceitos, que renunciem a seus habitos e tenham os costumes da nova casa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 11 dias

    O PT e afins usam essas e outros casos casos só para seu marketing. Na prática estão se lixando pra tudo isso. Volta e meia acontece algum caso pra desmascará-los

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 11 dias

    Mais uma vez escancarada a hipocrisia da esquerda. A grande mídia só repercute o que lhe convém, apenas o que corrobora suas vis narrativas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luís Ricardo de Toledo

    ± 12 dias

    EXCELENTE ARTIGO!!!! PARABÉNS!!!! Parabéns!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 12 dias

    Esquerdismo na juventude é indignação e vontade de melhorar o mundo. Já na vida adulta é ignorância ou má fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 12 dias

    Quanto a loja... de minha parte... se não sirvo para trabalhar lá, também não sirvo para comprar lá... . Ao PT... É o aforismo do Lenin: "Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". Ainda, quanto ao MPTSP... o episódio lembra uma reportagem da Gazeta, onde se afirma que os juízes, promotores, advogados e especialistas que elaboram diretrizes de sentenças e de confinamento são, em sua esmagadora maioria, progressistas políticos. Isto lá nos EUA...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Mesquita

    ± 12 dias

    Excelente artigo. Mostra claramente mais um dos inúmeros exemplos abjetos de hipocrisia da esquerda que chegou aí ao despautério de defender o crime de racismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 12 dias

    Resposta pro comentário removido do GUSTAVO: Relaxa. A sociedade vai se acertando por conta própria. Em nosso centro-oeste(GO, MS, MT,TO) . Sul do Maranhão, Sul do Piauí e Sul/Oeste da Bahia, em razão das frentes agrícolas e migração dos agricultores do Sul, está acontecendo uma das maiores miscegenação da história da Humanidade. Descendentes de Africanos, Europeus, Índios, Asiáticos, estão “cruzando entre si”ahah e misturando tudo. Não “tão “ nem aí com essa conversa nossa de racismo. E o mais legal, essa mistura está “produzindo” as mulheres morenas mais lindas do mundo. Ooo trem “bao”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michel Carvalho

    ± 12 dias

    Ótimo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 12 dias

    "Aos amigos as BENÉCIES da lei; aos inimigos o RIGOR da Lei" o PT sendo PT... Quando se fala de reparação histórica também é racismo, pois falar que eu, por ser branco sou culpado por que foram brancos que lideraram a escravidão no Brasil e por isso eu tenho dívidas com todos os descendentes de negros do Brasil é, no mínimo, hipocrisia e também fere a constituição, pois, mesmo que eu fosse descendente desses donos de escravos, ninguém pode imputar aos descendentes algum crime que o ascendente tenha cometido. "A CULPABILIDADE DE UM CRIME NÃO PASSA DE UMA GERAÇÃO À OUTRA" Portanto essa acusação sim que é racista. No meu caso específico, meus pais vieram da Europa na década de 50

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      DENISSON HONORIO DA SILVA

      ± 12 dias

      Então, estou em maus lençóis. Sou descedente de escravocratas. Meu tataravô, João Tobias Pinto Rebello, nome de rua aqui Curitiba e seus irmãos também tinham escravos. Mas interessantemente libertaram seus escravos 3 anos antes da abolição. Não eram racistas, apenas eram detentores de capital e faziam exploração da mão de obra. Qual é o problema? Eu tenho alguma culpa nisso?Em tempo, sou branco miscegenado com negros e indios.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • G

      GUSTAVO

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      H. Romeu Pinto

      ± 12 dias

      GUSTAVO: Se você disser que também tinha esses arroubos de honestidade, questionando as finanças presidenciais, nos tempos daquele, cujo filhote, de catador de ***** no Zoo, tornou-se milionário da noite para o dia. Era o Ronaldinho dos negócios, lembra? Ou a esposa, que juntou mais de duas dezenas de milhões de reais vendendo cosméticos populares de porta em porta... Agora, se sua preocupação só surgiu depois de Janeiro de 2019, desculpe-me, mas você é só mais um paspalho esquerdista!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LuizMG

      ± 12 dias

      GUSTAVO: Relaxa. A sociedade vai se acertando por conta própria. Em nosso centro-oeste(GO, MS, MT,TO) . Sul do Maranhão, Sul do Piauí e Sul/Oeste da Bahia, em razão das frentes agrícolas e migração dos agricultores do Sul, está acontecendo uma das maiores miscegenação da história da Humanidade. Descendentes de Africanos, Europeus, Índios, Asiáticos, estão “cruzando entre si”ahah e misturando tudo. Não “tão “ nem aí com essa conversa nossa de racismo. E o mais legal, essa mistura está “produzindo” as mulheres morenas mais lindas do mundo. Ooo trem “bao “.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 12 dias

      LuizMG: eu não aceito racismo e moralismo de goela. E vc? Aceita escândalos de corrupção em toda família do presidente? E as manifestações racistas, homofobicas e misoginas? Vc aceita para doer menos, tmb?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LuizMG

      ± 12 dias

      Gustavo; Tô aqui jogado fora, ela não quer mais me ver Vacilei pisei na bola e ela me deu fora Tô perdido sem você Quem me amava de verdade, se cansou e bateu asas Já tem alguém que te adora enquanto busquei lá fora O que eu já tinha em casa De tanta saudade dela, chorando eu liguei pra ela Pra dizer que estou sofrendo (Eu sei) Insisti e ela atendeu sorrindo me respondeu Aceita que dói menos De tanta saudade dela chorando eu liguei pra ela Pra dizer que estou sofrendo Insisti e ela atendeu sorrindo me respondeu Aceita que dói menos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 12 dias

    Boicote total a essas empresas que se rendem ao politicamente correto. A praga hodierna pior que qualquer vírus. Ninguém deve comprar ou deveria comprar nesses lugares. E isso serve, para brancos, negros, amarelos e tutti quanti, hein? Bando de hipócritas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 12 dias

    Uma coisa é certa, não compro no Magasin Luisa e ponto final! essa é a minha punição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Vilches

    ± 12 dias

    O MP e um reduto de esquerdopatas intocáveis, portanto não aceitar a denúncia é óbvio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LuizMG

      ± 11 dias

      Isso me fez lembrar de quando o Luiz Inácio e o PT estavam sob ataque cerrado da Lava Jato. Acuado, aquele ser "mais honesto" do mundo, disse que era preciso convocar as mulheres(sic) "de gre..... Duro" do partido para assumirem a defesa . Diante da repercussão da fala, agressiva às mulheres, Maria do Rosário saiu em defesa do "honestao" argumentando que não era agressivo, seria apenas a forma " simplista" d'ele se procunciar. Lindo, não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lore C . Valent

    ± 12 dias

    No caso da Magazine - se fosse um programa só para jovens brancos, estaríamos em guerra. No caso infame da militante petista: haja hipocrisia! Mas esta é a marca da esquerda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

    ± 12 dias

    Acuse do que você é, isto define a mente petista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jadoul

      ± 12 dias

      Perfeito. É isto mesmo. É propague. fortemente aquilo que você não vai fazer. Do tipo molusco na Paulista dizendo "eles (adversários) querem incendiar o pais. Nós (PT) somos a democracia. A frase diz tudo. A começar pelo nome do partido!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    ± 12 dias

    O problema é que o cidadão era policial. Capisce? E como diz um baiano famoso: “É o avesso do avesso do avesso...”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 12 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 12 dias

    E o PT sendo PT como já disseram. E já que usaram de lampião para justificar o termo macaco só confirma que este partido é um bando. Só falta eles aderirem ao cangaço como método de poder

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      Thiago

      ± 11 dias

      Já aderiram ao cangaço faz tempo. O notório "diálogo cabuloso" dos governos petistas com PCC, CV, FDN, ADA, e instituições irmãs destas não é outra coisa se não adesão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Pzig

      ± 12 dias

      Só falta??? São piores bandidos que os tais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 12 dias

    O fato do diretório estadual do PT, do Estado mais negro da Federação, após a repercussão negativa do caso, ter tentado colocar panos quentes nesta história, refutando a mencionada nota, não afeta em uma vírgula a hipocrisia revelada nesta matéria, pois só tardiamente, depois do caso ganhar notoriedade, é que a máquina-de-contenção-de-escândalos do partido entrou em ação. Agora perguntem se petista barraqueira presa por se engalfinhar com a 'companheira' (no sentido quase bíblico do termo) e que proferiu as ofensas racistas, se ela foi expulsa do partido ou sofreu punição. Exatamente: hipocrisia pouca é bobagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • G

      GUSTAVO

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 12 dias

      Porque está ofendendo a colunista??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 13 dias

    Qualquer um que já tenha se debruçado sobre a historia daqueles paises totalitarios do seculo passado, perceberá a hipocrsia de suas condutas. Era adolescente e já era conhecido que altas cupulas dos partidos comunistas tinham comportamento totalmente diferente. Queriam apenas o poder, davam algumas migalhas à massa ignara e continuavam cm seus valores mesquinhos. Não acredito em uma unica palavra desse falsa propaganda antiracista. Talvez, a unica coisa que valorizem, os partidos de esquerda, é permissividade sexual, aborto e liberaçâo das drogas. Isso, sim, é verdadeiro. Obrigado, Cristina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 13 dias

    De dirigente petista óbvio querer coerência é demais. Pulemos então. O que me assusta é um empresa possando de humanista essa sim pratica o racismo explícito. Pior querer que uma ação de segregação traga união e justiça é ainda mais grotesco. Depois, tal segregação de outras raças é manifestamente incondicional. E mais: a empresa só quer aparecer numa ação de puro marketing. Fato esse, nas entrelinhas, foi dito pelo o filho da dona da empresa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Dan

      ± 11 dias

      As pessoas adoram enxergar a fantasia e fechar os olhos pro ÓBVIO Falta de raciocino, excesso de sentimentalismo Não tem nem como esperar diferente, a realidade alimentada pela desinformação

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 13 dias

    Mas é o Curaçá! Eu ainda estou mais preocupado com esse absurdo do Magazine das couves do que com essa patacoada de Curaçá. Aliás, caso notório de racismo na BA e de apologia ao com a nota petista. A propósito, nas loas da referida nota o sacripanta se esqueceu por completo das circunstâncias no mínimo vexaminosas em que se deu a prisão. / Eu vou precisar pensar sobre "antirracismo reverso", porque na interpretação literal e inevitável do idioma o reverso do antirracismo é tão-somente racismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 13 dias

    Não existe “racismo reverso”. Existe racismo e fim de conversa. Quem se preocupa com a cor da pele das pessoas é racista, um programa que seleciona pessoas pela cor da pele também é racista. E eu quero distância de esquerdistas porque são doidos, truculentos e ... racistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 11 dias

      "E os que mais sofrem com tudo isso são os que já sofreram por gerações e gerações. Seguem sendo vítimas, infelizmente" . E quem seriam esses q sofreram por gerações?? é seguem sendo vítimas do q??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 13 dias

      Concordo com vc, Eduardo. Usei a expressão (e a antítese dela) para mostrar a incoerência e a hipocrisia de todos essas narrativas. E os que mais sofrem com tudo isso são os que já sofreram por gerações e gerações. Seguem sendo vítimas, infelizmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.