i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Entrevista Ana Paula Henkel

Assassinato de reputação: tática desonesta contra vozes conservadoras na internet

Não vamos negar que existe racismo em parte da sociedade ocidental ou dizer que não há policiais racistas. Foi desumano e abjeto o que aconteceu com o segurança americano George Floyd nos EUA, para dizer o mínimo. Daí a falar que todos os policias e todos os brancos são racistas e todos os negros presos ou mortos pela polícia são vítimas inocentes há uma grande distância. E não, eu não estou dizendo que George Floyd tinha culpa de nada. Ele foi vítima, assassinado cruelmente por um policial troglodita.

Nesses tempos nebulosos, em que ou você adere a movimentos como o #BlackLivesMatter ou é acusado de ser, você também, um racista sem escrúpulos, fica difícil começar qualquer argumentação honesta sobre o tema. Invariavelmente vai aparecer alguém para te tachar do que você não é e te acusar de defender atos que você não defende. E pior, chamando a turba dos revoltados online para acabar com a sua reputação, afinal a sua vida pouco importa, só as black lives importam.

Na semana passada a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel, uma de nossas medalhistas olímpicas pela seleção brasileira em Atlanta (1996), que hoje mora nos EUA, trouxe a público em seu Twitter um vídeo que também publiquei aqui na coluna ao falar dos negros que se rebelam contra os protestos violentos.

No vídeo uma mulher negra questiona uma suposta ativista antirracismo sobre o porquê de ninguém nunca questionar quando negros matam negros, o que é muito comum nas periferias das grandes cidades americanas. E o porquê de gritar #BlackLivesMatter quando todas as vidas importam. E, ainda, o porquê da depredação de lojas e de patrimônio público, se é contra o racismo que estão lutando.

Ana Paula também publicou uma série de informações levantadas pelo Departamento de Justiça dos EUA sobre o baixo percentual de negros na população e o alto índice de criminalidade nas comunidades negras. A thread - sequência de posts com informações correlatas -, também citava o pequeno percentual de negros mortos pela polícia na comparação com brancos, em número bem maior.

Como além de mulher, branca e bem-sucedida, Ana Paula é conservadora, os ditos "progressistas" do Brasil foram rápidos em acusá-la de racista e preconceituosa, usando a mais baixa das táticas: tirando uma única informação de contexto e jogando-a aos leões da internet. Não foi a primeira vez que fizeram isso.

Atacada por defender o esporte feminino da invasão trans

A gangue barulhenta das redes sociais só não atingiu a honra da nossa campeã, porque ela está vacinada. Já passou por isso anos atrás, quando começou a defender o esporte feminino da injusta invasão de atletas trans (homens biológicos que se submeteram à cirurgia de mudança de sexo ou apenas alteraram seu nome para ter uma identidade feminina e, assim, passaram a se inscrever e a ser aceitos em competições que antes eram só para mulheres, deixando-as em clara desvantagem).

Naquela época os adeptos da #LGBTmatter, ou qualquer coisa que o valha, também se uniram para descontextualizar uma fala como "prova" de que a campeã olímpica era transfóbica. Ana Paula processou todo mundo que a injuriou, difamou, caluniou e ameaçou. Ganhou dezenas de milhares de reais em indenizações e deu a volta por cima doando todo o dinheiro que recebeu para entidades assistenciais que vivem no mundo real, e não no do fascismo imaginário dessas cabeças violentas que tentam se fazer parecer pacíficas.

Ana Paula foi minha entrevistada de hoje na live semanal que faço às segundas-feiras, às 11:30, no Instagram da Gazeta do Povo. Clicando no vídeo no topo da página você ouvirá dela própria o que o Departamento de Justiça americano levantou sobre a situação atual dos negros nos EUA, sobre a luta das mulheres para banir as atletas trans do esporte feminino (assunto da reportagem que publiquei hoje na editoria Vida e Cidadania) e sobre assassinato de reputações, esporte preferido da turma raivosa do "politicamente correto".

125 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 125 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexander

    17/06/2020 5:08:32

    Adorei esta matéria. Sem falar da Ana Paula; show de pessoa. Acompanho a Superliga de Vôlei, em especial a Feminina e, quando da questão de atletas trans nas equipes femininas, também fui contra esse tipo de inclusão. Uma trans sempre terá vantagens sobre uma atleta feminina, pois o biotipo, por mais que a aparência seja feminina, sobressairá ante o tipo feminino; fato! Isto é ciência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos

      16/06/2020 23:36:59

      Parabéns Cristina , obrigado pela palavras de bom senso , o mesmo bom senso que recebemos das publicações de Ana Paula! Infelizmente fatos inadmissíveis como ocorrido com Loyd , são usados como oportunidade para tudo , menos a defesa da democracia e dos direitos do cidadão doença que se espalha por aqui também. Estes que querem a desordem não vão ter sucesso , apesar de nossas instituições capengas e deformadas da justiça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Clau Mendes

        16/06/2020 22:25:37

        A questão dos trans nas competições femininas, concordo que é realmente inaceitável pelo fato de que já é comprovado que o sexo masculino tem mais resistência, neste caso devia se levar em consideração o sexo biológico. Mas com relação a questão do racismo, por qual motivo a ex-jogadora Ana Paula se deu ao trabalho de buscar vídeos, dados para contestar o racismo num país que até a década de 1960 vigorou leis segregacionistas, em que muitos negros foram mortos de forma estúpida por lutar por igualdade, e que ainda hoje continuam sendo tratado de forma desigual? Se ela foi apedrejada nas redes sociais é porque deu motivo para isto. O problema dos ditos conservadores é a falta de empatia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • C

          CRISTINA GRAEML

          17/06/2020 18:58:34

          Clau, ela não foi buscar vídeos, ela leu uma reportagem do Washington Post, que publicou o relatório do Departamento de Justiça dos EUA e levou os dados para o twitter. Só isso. Informações oficiais, de um departamento oficial. Mas opositores raivosos dela preferiram deturpar um dos posts e dizer que ela estava naturalizando o racismo. E aí a gritaria dos que dizem ter empatia tentou ensurdecer a internet na base da mentira. *Não sei se vc sabe, mas nos EUA, onde a imprensa declara abertamente suas preferências políticas e ideológicas, o Washington Post é alinhado com o Partido Democrata, a esquerda americana. Foi esse o jornal que divulgou o relatório compartilhado pela Ana Paula.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • V

        Valeria Ferriani

        16/06/2020 20:55:22

        Excelente entrevista! Essa moça traz um pouco de luz ao debate tão hegemonicamente tomado pela insensatez.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          EDNA ALVES PEREIRA

          16/06/2020 19:06:32

          Parabéns, Cristina. Excelente a sua análise!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Leomax

            16/06/2020 18:23:48

            Urge que pessoas sensatas, como Ana Paula e Cristina, expressem seu pensamento. Talvez a maioria pense como elas. Infelizmente, os lunáticos parecem ter mais tempo e disposição para publicar as asneiras do "politicamente correto".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Plinio Gustavo Prado Garcia

              16/06/2020 18:09:44

              O lema "Black lives matter" precisa ser mudado para "All lives matter".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Renato Silva

                15/06/2020 12:57:59

                Ana Paula Henkel + Cristina Graeml. Que dupla, meu Deus. Que dupla! S2

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos Eduardo Lopes Nunes

                  12/06/2020 13:46:14

                  Excelente matéria. Ana Paula Henckel combatendo com dados e números a habitual distorção promovida por interpretações “progressistas” dos fatos, que nunca levam a progresso algum. Parabéns!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Do Interior

                    12/06/2020 10:19:58

                    Excelente texto. Parabéns à autora.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marco Antonio

                      12/06/2020 0:27:02

                      Um texto que justifica minha opção editorial.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maria

                        11/06/2020 11:46:04

                        Parabéns! Texto corajoso e preciso!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Wander

                          11/06/2020 3:09:36

                          Impressionado como a jornalista Cristina é de longe, a que mais interage aos comentários, mesmo aqueles que pela falta de educação, nem mereceriam tal atenção. E sempre de forma elegante. Em tempo, sou fã da Ana Paula e de sua coragem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            CRISTINA GRAEML

                            11/06/2020 3:51:16

                            Obrigada, Wander. A interação faz parte da proposta da minha coluna. É um prazer debater ideias com vocês, leitores. E a premissa é mesmo o debate, por isso tento entender o que se passa até na cabeça dos que não gostam do que escrevo. Apareça mais vezes por aqui :)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Ricardo Maia

                          10/06/2020 19:37:41

                          Excelente artigo. São articulistas como essa que tornam a Gazeta um jornal ímpar, na melhor acepção da palavra.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LOTHAR EDGARD OTTO BLUME

                            10/06/2020 14:28:01

                            Ovimentos parabenizar a entrevistada e a jornalista pela brilhante e corajosa matéria que esclarece e retrata a realidade desses movimentos em verdade anti-sociais e truculentos;

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Carlos Tadeu Furquim

                              10/06/2020 10:59:07

                              Parabéns pelo texto. Na grande maioria dos casos, o preconceito, está no meio daqueles ,que dizem combate-lo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Plínio

                                10/06/2020 2:44:05

                                Perfeito texto. Infelizmente a primeira vitima da loucura é a razão. Pedem respeito desrespeitando. É muita loucura.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Gilson Clazer Moraes

                                  09/06/2020 23:41:12

                                  Parabéns

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    chico

                                    09/06/2020 21:40:58

                                    Vivemos em um mundo da pós verdade onde a narrativa é mais importante que os fatos e quem desafiar a nova lógica será marginalizado

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • D

                                      Daniel M

                                      09/06/2020 23:13:05

                                      Grande verdade isso. Estamos a beira da loucura.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                    09/06/2020 21:22:41

                                    Parabens. Excelente texto. Ana Paula é uma pessoa digna e extremamente inteligente e honesta.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luciano

                                      09/06/2020 21:03:23

                                      Muito bom texto. Recomendo ler Thomas Sowell, vai nessa linha.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • C

                                        CRISTINA GRAEML

                                        09/06/2020 21:44:19

                                        Obrigada, Luciano. Vou ler!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Coronel

                                      09/06/2020 20:54:57

                                      Uma leitora - e contribuinte - não tem obrigação de ser inteligível, mas faz questão de demonstrar sua mesquinha inveja de quem tem talento.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maria Helena Pupo Silveira

                                        09/06/2020 20:40:04

                                        Como leitora não tenho qquer obrigação de ser inteligível, agora, vc já passou dos limites querendo chamar o leitor para uma “briga”, nem q seja teórica! Bye

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • S

                                          Senor Rodriguez

                                          09/06/2020 23:38:01

                                          Cristina.... Não dê palco para pessoas agressivas. A gente já entendeu qual a "vibe" dela..

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CRISTINA GRAEML

                                          09/06/2020 21:50:33

                                          Não, Maria. Não há qualquer intenção de briga. Imagine! Rsrs. Este é um espaço de interação com leitores e a minha coluna, especificamente, foi concebida com esse propósito mesmo, de gerar debate entre os leitores e, sempre que possível, uma interação minha com vcs. Gosto de entender o que pensam. Eu realmente não entendi o que vc quis dizer com "Curitiba, curitibana, aff!" Era à Gazeta ou a mim que vc se referia, pq por acaso tbém sou curitibana, assim como a Gazeta do Povo (o que não é mérito nem demérito, certo?). A Ana Paula é mineira, então sei que não era dela que vc falava quando escreveu "aff". Mas não precisa esclarecer se não quiser. Não precisa mesmo. Fique em paz.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        LOURENÇO DE SOUZA

                                        09/06/2020 19:56:30

                                        É por discussões como essa que eu mantenho minha assinatura no Gazeta do Povo. Já cancelei minhas assinaturas de outros jornais, cuja linha editorial não me atende. Ana Paula é grande, também fora das quadras.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Coronel

                                          09/06/2020 19:17:09

                                          Obrigado, Cristina. Podemos ver os verdadeiros RACISTAS aqui mesmo, dando "deslikes" nos comentários que apoiam a posição da Ana Paula. São uma corja de parasitas esquerdopatas, que não têm nenhum apreço pelos semelhantes.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Maria Helena Pupo Silveira

                                            09/06/2020 19:07:27

                                            Curitiba e curitibanos ... aff!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              09/06/2020 20:34:29

                                              Desculpe. Continua sem nexo com o artigo e sem maiores explicações, fica ininteligível teu argumento.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Maria Helena Pupo Silveira

                                              09/06/2020 20:32:50

                                              CRISTINA GRAEML: Curitiba sendo curitibana

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              09/06/2020 20:04:42

                                              Oi, Maria. O que você quis dizer com isso? Há algo comparável a discriminação aí nessa tua fala? O artigo era para destacar uma das táticas desonestas usadas no debate atual sobre política, mas discriminação é um assunto sobre o qual devemos sempre jogar luz também.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CRISTIANO ARAUJO

                                            09/06/2020 19:01:50

                                            É por causa dessas coisas que sempre tive dificuldade em ser da esquerda. Esse comportamento de mudar as regras conforme os interesses e de não ter compromisso com o racional e a verdade não consigo engolir. A esquerda fala que tem compromisso com a ciência quando o assunto é coronavírus, mas não tem quando é sobre transgêneros. Não é porque um homem fez uma cirurgia para tira o pênis que ele passou a ser mulher. Parece que biologia é uma matéria ignorada pelos esquerdistas quando mostra a verdade. Nunca um homem será uma mulher. Ele pode parecer externamente, mas nunca no DNA.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Martins Donizete

                                              09/06/2020 19:01:34

                                              Sensacional. Parabéns Cristiana. Fico pensando se os ditos grandes meios de comunicação fossem simplesmente leais aos fatos e não procurando cabelos em ovos a nossa história poderia ser diferente. Simples assim você explanou que uma coisa é uma coisa outra coisa e outra coisa.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Clístenes Pinheiro

                                                09/06/2020 18:44:52

                                                Ótimo artigo. Muito lúcido!!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Arthur Mauricio Vieira

                                                  09/06/2020 17:29:06

                                                  excelente texto.... os "politicamente corretos" são insuportáveis.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Austríaco-PR

                                                    09/06/2020 17:23:15

                                                    Ótimo texto. São por textos como os seus que continuo assinando a gazeta. Só aviso, que o ataque da CPMI da censura à gazeta, foi uma retaliação ao espaço que a gazeta dá a você e a outros diversos articulistas de batida mais destra. Espero que a gazeta esteja disposta a manter a contenda.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Pedra

                                                      09/06/2020 16:48:04

                                                      Conservadorismo brasileiro. Uma médica é espancada por policial que promovia uma festa do COVID 19, pediu socorro aos bombeiros e foi ignorada. Apanhou na rua por mais de cinco minutos do policial e dos demais participantes.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • C

                                                        CRISTINA GRAEML

                                                        09/06/2020 20:01:21

                                                        Desculpe, Pedra, mas o que isso tem a ver com o artigo? E quem disse que conservadores apoiam atitudes como a desse policial ou de bombeiros que neguem socorro a quem quer que seja? Aliás... mudar de assunto, fazer acusações ao vento, levantar suspeitas levianas sobre pessoas que não tem nada a ver com o ocorrido são outras táticas desonestas que viraram praxe nas discussões políticas. Infelimzente.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MateusMS

                                                        09/06/2020 17:15:48

                                                        sua inteligencia é de uma PEDRA mesmo... tipico coisa de VERMElho.,

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      mariamalta

                                                      09/06/2020 16:46:49

                                                      Cristina, vc é ótima! Adoro tudo que vc escreve, fala. Ah! seus textos são muito bem escritos , ótima conhecedora da gramatica, coisa rara hoje em dia! Siga firme e eu , junto!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • C

                                                        CRISTINA GRAEML

                                                        09/06/2020 20:06:20

                                                        Obrigada, Maria. "Minha pátria é minha língua", como bem disse o mestre Fernando Pessoa!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Alex

                                                      09/06/2020 16:41:24

                                                      Parabéns pelo artigo!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Correa

                                                        09/06/2020 16:39:04

                                                        Cristina, assistir ao seus vídeos aqui na Gazeta significa, para mim, um grande presente. Apoio o seu trabalho, apoio Ana Paula, apois, por que não dizer, o grande esforço do Paulo Cruz. Como descendente de negros não vou me calar contra uma espécie de glamourização do racismo. Sou evidentemente CONTRA qualquer tipo de racismo mas, antes de sair demonizando os outros, é preciso investigar se tal ou qual crime foi decorrente de racismo. Racismo é algo permanente, premeditado, portanto descoberto com uma boa investigação.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • C

                                                          CRISTINA GRAEML

                                                          09/06/2020 20:17:35

                                                          Obrigada, Correa. Estamos alinhados em pensamento. Todos os crimes devem ser investigados e combatidos. Racismo é repugnante, quem o pratica deve ser punido, desde que se tenha certeza de que é realmente racista. E todas as vidas importam, assim como a boa convivência entre as pessoas, pouco importando a cor de sua pele.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Adhemar Ricardo Harada Ferreira

                                                        09/06/2020 16:32:37

                                                        Apoio a Ana Paula Henkel. Seus artigos são imperdíveis. Aos patrulheiros ideológicos à nossa mais intensa repulsa, estão há vários anos-luz do nossos tempos. Dinossauros intolerantes que gostam de mortadela.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • D

                                                          Destemido

                                                          09/06/2020 16:27:06

                                                          Apoio a Ana Paula, análises bem realista e sensata. Quanto a esses grupelhos que não tem nada a fazer sugiro passarem uma temporada na Venezuela e na China. Saiam dos EUA. Só fazem reclamar e criar o caos. Bando de marginais, esquerdopatas, repetidores da verborreia Lenin-Marx-stalinistas demônios vindos do inferno.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            Daniel M

                                                            09/06/2020 16:18:09

                                                            Os protestos contra o sistema, são patrocinados pelo próprio sistema. Não tem pra onde correr.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              JOSÉ ADILSON SOARES DA CRUZ

                                                              09/06/2020 16:13:17

                                                              Eles, os comunistas e ou socialistas, sabem que tendem a perder nessa "Guerra" de costumes e fazem o que eles aprimoraram durante década. Mentem sem constrangimento algum não se importando com o uso maléfico de tal ação. São irresponsáveis em busca do poder a qualquer CUSTO!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luiz

                                                                09/06/2020 15:48:16

                                                                Assistam o vídeo com a Ana Paula. Recomendo. Claro, recomendo mais ainda para a esqerda caviar criada a todynho que infestam partidos, o jornalismo e as universidades. Ah sim, vê se aprendem alguma coisa, hein? Podem vestir a carapuça.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  André

                                                                  09/06/2020 15:38:01

                                                                  Esses marginais de esquerda.... Vão trabalhara, marginais!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • P

                                                                    Pablo

                                                                    09/06/2020 15:11:22

                                                                    Parabéns! Excelente texto!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • B

                                                                      Bellese

                                                                      09/06/2020 15:01:31

                                                                      Ana Paula, talentosa nas quadras e fora delas ! Todo o meu apoio para os corajosos que expressam suas opiniões sem medo dos lacradores de plantão; sejam eles atletas, jornalistas ou cidadãos comuns.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.