i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Ditadura da toga

Ditadura não começa só com golpe, pode surgir de ataques à liberdade de expressão

Ditaduras nem sempre começam com golpe como costumeiramente se pensa. Nem sempre partem de uma ação orquestrada por grupos poderosos com apoio das Forças Armadas e às vezes até da população.

Há tiranos eleitos disfarçados de democratas, que depois não abrem mão do poder e nele se perpetuam corrompendo os demais poderes e promovendo eleições fraudulentas. E há tiranias veladas, infiltradas em democracias, que se firmam conforme vão minando as liberdades individuais e depois avançam sobre o poder.

Trago para a coluna de hoje, com versão em vídeo, parte da história de um imigrante venezuelano no Brasil que já contei nesta coluna em artigo publicado nesta quinta (18). Ela me fez ver semelhanças entre a tirania praticada pelo governo de Nicolás Maduro e o cada vez mais claro autoritarismo de parte do Judiciário brasileiro.

Essa história traz lições importantes sobre o que pode acontecer a uma nação sem liberdade sequer para se manifestar. E justamente na semana em que vimos os ministros do Supremo Tribunal Federal avançarem sobre a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar, num claro desrespeito à Constituição.

Ditadura na Venezuela

Se você leu a entrevista com o professor universitário Pedro Pérez (nome fictício por questões de segurança) sugiro que avance no texto, mas trago um pequeno resumo aqui, com a recomendação a quem não leu para que volte à coluna e conheça melhor a história.

“Venezuela não é socialista, aquilo é comunismo”, diz professor que fugiu de Maduro

Na Venezuela, onde morou até novembro de 2018, o professor tinha um segundo emprego como agente penitenciário. Com a recessão, que trouxe fome e miséria extrema, as manifestações contra o governo se tornaram comuns e Maduro decidiu resolver o problema com seguranças armados.

Foi assim que agentes penitenciários foram convocados a trabalhar na rua, usando a força contra quem protestasse e atuando junto às milícias armadas, os chamados coletivos - formados por criminosos que foram soltos sob a promessa de combater ataques ao governo.

Como recusou-se, Pedro foi acusado de traição à Pátria, crime com pena prevista de 30 anos de prisão. E passou a ser perseguido. Decidiu fugir às pressas em direção à fronteira mais próxima (Roraima) no dia em que teve a casa incendiada pelas milícias.

Veio acompanhado apenas dos filhos. Não houve tempo sequer de encontrar a esposa ou outros parentes. Há dois anos vive escondido, trabalhando em subempregos, já que é impossível tirar a 2ª via dos diplomas universitários para tentar validação no Brasil.

É apenas uma entre centenas de milhares de histórias de dor e injustiça. Segundo a ONU pelo menos 3 milhões de venezuelanos, o equivalente a 10% da população, deixaram o país nos últimos anos. Nem todos por causa de perseguição política; mas todos, sem exceção, fugindo da fome e da miséria nesse lugar que alguns ainda tentam vender como paraíso socialista.

Mentiras e verdade

Muitos brasileiros não entendem a dimensão da tragédia da Venezuela, porque são enganados por narrativas mentirosas de políticos de esquerda aqui do Brasil, que apoiam o ditador venezuelano.

É gente que se deixa doutrinar por uma alucinação ideológica e parece perder por completo a empatia; fica incapaz de se colocar no lugar de uma população que corre atrás dos caminhões de lixo para procurar o que comer. A fome chegou a esse ponto na Venezuela!

É um país onde nem os necrotérios funcionam mais por falta de energia para manter as câmaras frigoríficas ligadas; onde o salário mínimo é equivalente a 60 centavos de dólar, mais ou menos uns 3 reais. E onde um quilo de frango custa 10 dólares, mais de 50 reais.

O salário de um ano inteiro não é suficiente pra comprar um quilo de frango. A situação de miséria do povo deixa claro que esse socialismo dos discursos da esquerda é uma mentira: não socializa nada, só a pobreza. E na Venezuela é tirano, violento, usurpador de direitos da maioria em proveito de poucos.

A Venezuela segue nas mãos de milícias comandadas por um ditador que não tem qualquer respeito pelo Estado Democrático de Direito. Maduro é acusado de corromper generais para ter o controle do Exército e de fraudar eleições.

Ele tomou conta da Assembleia Nacional e sabe-se lá a que custo, conseguiu o apoio da Suprema Corte. Não à toa ninguém mais confia no Judiciário venezuelano, que manda soltar presos condenados ao mesmo tempo em que faz vista grossa para prisões arbitrárias de adversários políticos, cada vez mais comuns.

Viu alguma semelhança aí com o Brasil?

Ameaças às liberdades e à democracia

A essa altura todos sabemos que a vida na Venezuela virou um inferno. Quem se informa não se deixa enganar pelos discursos da esquerda, que tentam amenizar o estrago feito pelo populismo de Hugo Chávez, depois transformado em ditadura pelo sucessor Nicolás Maduro.

Mesmo com o fechamento de jornais e emissoras de rádio e TV e todas as tentativas de esconder o óbvio, há muita fonte de informação disponível: de vídeos no YouTube a relatos nas redes sociais, quase todos publicados pela imprensa estrangeira ou por venezuelanos que fugiram do país.

Não há mais imprensa livre na Venezuela e ainda que a cobertura da mídia estrangeira seja esporádica, é impossível não entender no que deram os ataques às liberdades de expressão, manifestação e de imprensa. Está tudo descrito nos relatórios produzidos pelos observadores da ONU: perseguições, prisões arbitrárias, desemprego e fome estão por trás da fuga em massa da população.

Aqui cabe um parênteses. A situação parece distante, por isso pouca gente se dá conta, mas a imigração de 3 milhões de pessoas num país em que a população era de cerca de 30 milhões é algo assombroso. É como se 20 milhões de brasileiros saíssem do Brasil, caso vivêssemos uma crise de proporções venezuelanas.

O Brasil já enfrentou períodos de hiperinflação, falta de emprego, de segurança e saúde. Mas mesmo com crises econômicas severas, a maior delas bem recentemente (da qual ainda nem conseguimos nos livrar, porque a pandemia segurou o crescimento que vinha sendo registrado), nunca tivemos uma fuga em massa.

Olhando as atuais ameaças às nossas liberdades, porém, não é difícil pensar no que o Brasil pode se transformar, não por força de um governante tirano, mas de um Judiciário autoritário.

Na Venezuela a deterioração da democracia não aconteceu de uma hora para a outra. Foi resultado de várias políticas erradas, que no início eram aceitas pela população. Escolheram governantes que fizeram o Estado ficar gigante, estatizaram as empresas para que o governo fosse “dono” da maior parte dos empregos e assim ficasse com a população na mão.

É praxe governos populistas se apoderarem de tudo, transformarem estatais em cabides de emprego e, com isso, ganharem legiões de militantes cegos. Depois vem a fase de sugar as riquezas do país com uma gestão corrupta e irresponsável. De repente estão tomando até a liberdade das pessoas. Sem liberdade ninguém tem força ou voz para reclamar de nada.

Semelhanças com o Brasil

Agora pense no Brasil deste início de 2021 e lembre das atitudes arbitrárias do Judiciário, especialmente no caso mais recente, do deputado que falou demais e foi calado à força. Não vou entrar no mérito do que ele disse, mas no que o STF fez, fingindo não saber que deputados têm imunidade parlamentar e decretando uma prisão inconstitucional.

Não foi a primeira vez que ministros do Supremo Tribunal Federal rasgaram a Constituição. Em 2016, presidindo o julgamento do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o ministro Ricardo Lewandowski decidiu manter os direitos políticos dela, ignorando o que está previsto na lei como punição para políticos que cometem crime de responsabilidade fiscal.

Foi um agrado para o grupo político que pôs no STF a maior parte dos atuais ministros; o mesmo grupo que quase transformou o Brasil numa Venezuela, com corrupção em órgãos e empresas públicas, inflando e endividando o Estado, afundando o país numa crise econômica sem precedentes e gerando desemprego recorde.

Ao perder o poder esse grupo passou a chamar os adversários políticos e todos os seus apoiadores de fascistas e tiranos. É sempre a mesma ladainha. E o engraçado (se é que dá para usar essa palavra numa situação assim) é que de repente começamos mesmo a ver algo parecido com tirania e fascismo, mas não vindo de quem eles acusam de ser tirano e fascista e sim, da Suprema Corte.

Não à toa falam hoje em ditadura da toga, aquela que solta bandidos condenados e perigosos ao mesmo tempo em que persegue e manda prender quem cometeu o "crime hediondo" de falar demais, mesmo que tenha imunidade parlamentar.

Para isso existem outras punições, até perda de mandato por falta de decoro, mas prisão por crime de opinião só existe em ditaduras. Viu como as coisas começam? Na Venezuela as primeiras perseguições também foram por crime de opinião "cometidos" por adversários políticos.

A diferença é que lá o Judiciário decretava prisões de adversários políticos do governo e não de partidários do governo, como está acontecendo no Brasil.

Ditadura de direita?

Estranhamente os adeptos da tirania por aqui agora tentam confundir a população com um discurso novo sobre a Venezuela, dizendo que o país está sim sob um regime ditatorial, mas é uma “ditadura de direita”.

A declaração, feita pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso nem chegou a surpreender. Sim, esta é a pior parte: a gente nem se surpreende mais quando ouve uma declaração desse tipo vinda de um ministro do Supremo. Surpreendente é alguém defender essa ideia.

Como pode ser de direita um ditador que comemora publicamente o aniversário de nascimento de Karl Marx? Maduro fez isso no Twitter. Como pode ser de direita alguém que faz parte do Foro de São Paulo, a aliança dos esquerdistas radicais da América do Sul? Ou que tem fotos com todos os líderes esquerdistas dos países vizinhos?

O ministro Barroso tentou associar o fracasso da Venezuela à forma de governar da direita, mas não conseguiu. A esquerda brasileira vive declarando apoio ao regime tirânico da Venezuela, justamente por ser de esquerda. A declaração do ministro Barroso foi tão absurda que os deputados do PT não tinham como concordar, preferiram o silêncio mesmo.

A pergunta que ficou no ar é: se o PT apoia abertamente o governo Maduro, que é uma ditadura (o próprio ministro Barroso reconheceu), mas de direita, então o PT apoia a direta desde que seja uma ditadura?

Como vimos, de novo sem nenhuma surpresa, petistas e demais representantes da esquerda ficaram calados. Só voltaram a gritar para apoiar a atitude autoritária, sem sentido e inconstitucional dos ministros do STF contra o deputado que abusou das palavras e foi preso por emitir opinião sobre a politização dos ministros da Suprema Corte.

Isso num momento em que estão soltos o deputado flagrado com dinheiro na cueca e a deputada acusada de mandar matar o próprio marido, amparados pela imunidade parlamentar que não serviu ao colega sem papas na língua.

Está cada vez mais claro o que é uma tirania de verdade (e não um fascismo imaginário). E como começa uma ditadura: com ataques à liberdade de expressão, depois à liberdade de manifestação, de ir e vir, de estudar ou trabalhar. Não fique calado. Fale enquanto é possível. Ou vamos deixar o Brasil virar uma Venezuela?

111 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 111 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Silvio Krulikowski

    ± 14 horas

    Muito bom. Obrigado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOAQUIM DIAS

      ± 15 horas

      O judiciário em minúsculas como o atual no Brasil está sim matando a liberdade de expressão com aval do congresso também em minúsculas. O Executivo não está muito diferente porque está acatando o intervenções indevidas. As forças armadas sofrendo de frouxidão e se esquecendo convenientemente do artigo 142 da Constituição que o STF guardou no fundo da gaveta ao inverter a hierarquia da Pirâmide de Kelsen. O interessante é que ministrinho está ditando regras e parlamentar calando a boca e usando a constituição (aqui em minúsculas) como papel higiênico. Aliás muitos com extenso rabo preso, como a deputada de 50 processos, estão no lugar errado na hora errada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Mario José Javarys

        22/02/2021 18:05:33

        Excelência essa articulista ,parabéns pelo seu conteúdo e análise.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo H.

          21/02/2021 3:51:51

          Citação do vídeo da colunista: "... vou contar a história desse professor para alertar os distraídos que aceitam atitudes inconstitucionais e autoritárias, de governantes ou de juízes, sem perceber que a perda da liberdade é o início da tirania". Sem sombra de dúvida a Senhora Graeml é uma grande dama do jornalismo. Este vídeo é de utilidade pública. Feitas estas justas, mas insuficientes homenagens, é preciso registrar que os acontecimentos do dia 19 último são um divisor de águas entre aquele Estado Democrático de Direito de que fala a nossa Constituição e este, de exceção. O assunto transcende qualquer coisa que eu possa dizer neste espaço, de modo que vou procurar fazê-lo em outro lugar.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MANUEL FLÁVIO VIEIRA

            21/02/2021 1:27:21

            A Cristina Graeml é um sopro de vida no jornalismo. Gosto muito da Gazeta do Povo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              SERGIO ARTUR MANFREDINI VIANNA

              20/02/2021 23:42:34

              Parabéns, mais uma vez, pela sua brilhante e verídica reportagem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                GUSTAVO

                20/02/2021 22:05:16

                Nossa! Pauta nova? Ah, não vi comentar sobre os ataques sistemáticos que Trump e Bolsonaro fizeram e fazem contra a imprensa. Isso, pra vc, afronta a liberdade de expressão? A imprensa livre é um corolário da democracia ou depende? Ah, Maduro é um ditador que persegue e mata opositores. E o Trump e o Bolsoanro que atacam a impresa, o sistema eleitoral. O trump tentou corromper um funcionário federal para fraudar as eleições. Que tal um txt seu sobre isso? Ou sobre os ataques vis e baixos do Bolsoanro contra Impresa. Que tal? Cabe na sua pauta isso?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • C

                  CRISTINA GRAEML

                  22/02/2021 17:44:48

                  Gustavo, tenho liberdade p falar do q quiser e já falei inúmeras vezes de liberdade de expressão e de imprensa. Falava muito antes de vc sequer acompanhar meus artigos, ainda na época em que o ex-pres Lula expulsou um jornalista do New York Times do Brasil apenas por ter escrito uma matéria q não lhe agradou. E, depois, por tentar criar um órgão regulador da imprensa. Não vi o atual pres fazer nada parecido, portanto é sim a ditadura da toga que mantenho no foco das minhas análises por ser sim uma ameaça à liberdade de expressão no Brasil (e de imprensa. Lembre q no ano passado esse mesmo inquérito "do fim do mundo" começou c censura à revista Crusoé e ao site O Antagonista).

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • G

                  GUSTAVO

                  21/02/2021 21:32:52

                  Mentira. O Supremo mandou prender um deputado que cometeu crimes em flagrante. Tanto foi assim que a inúmeras ofensas baixas que ele falou não constam no pedido de prisão. O Bolsonaro sistematicamente ofende a impresa e veículos de imprensa que fazem críticas as seu governo. Estimulava seus apoiadores do cercadinho a atacarem a imprena. Tanto fez que a imprensa não foi lá mais. Vc notou? Vcs comfudem liberdade de expressão com crime. Manifestar-se livremente não é carta branca para acobertar crimes. Sobre os ataque a liberdade de imprensa está Sra jamais falará, pq vai de encontro ao editorial da casa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos

                  21/02/2021 2:17:12

                  O problema meu caro, não é o presidente atacar a imprensa ou vice-versa. O problema seria o presidente mandar fechar o veículo que falou mal dele. O supremo fez exatamente isso. Um sujeito falou mal dele e em seguida mandaram prendê-lo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • T

                Tenaz

                20/02/2021 21:44:44

                É só a gente ver que PSOL e PT votaram todos pela prisão do deputado, justamente os partidos que estão jogando com o STF, todas as decisões do governo eles entram com ação no supremo para bloquear. Não querem deixar o Brasil andar, simples. Inviabilizar o governo eleito.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cético

                  20/02/2021 21:04:44

                  Um dia vieram e levaram meu vizinho que era jornalista. Como não sou jornalista, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era congressista. Como não sou congressista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho promotor de justiça. Como não sou promotor, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    George

                    20/02/2021 19:53:13

                    Parabéns Cristina. O alerta está dado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • V

                      Vicente Curty

                      20/02/2021 17:50:26

                      Parabéns Cristina! Tenho visto o quê você tem escrito. Vi tua entrevista com o LACOMBE. Este assunto é muito sério e me deixa mais preocupe com o quê vem pela frente em 2021. Obrigado por vocês existirem em nossa VIDA. Continue assim C crítica com os verdadeiros fatos R. Responsável I. Importante na vida de todos nós S. Sensível e sensacional T. Talentosa no que faz I. Incrível, não desista N. Nunca perca este dom de escrever A. Admirável Parabéns

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • C

                        CRISTINA GRAEML

                        20/02/2021 21:17:20

                        Obrigada, Vicente. Não desisto da missão que abracei. Vamos em frente!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • B

                      BANESTADO

                      20/02/2021 16:30:16

                      "Ditadura não começa só com golpe, pode surgir de ataques à liberdade de expressão" INCRÍVEL ESSA FRASE, DITA POR UM DITADOR, (HUGO CHAVES) MAS É A MAIS PURA VERDADE! É só ver oque o STF ESTÁ FAZENDO COM O PAÍS? Prerrogativa do PRESIDENTE DA REPÚBLICAA, ESCOLHER DIRETOR DA PF. E O STF. INTERVEM E NÃO DEIXA?: AGORA ESSE fd.p do MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, MANDAR PRENDER UM DEPUTADO, SEM QUE A CÂMARA (QUE É QUEM QUEM TEM DECIDIR?) ESSA INTERVENSÃO DO STF. EM VÁRIAS ÁREAS DO PAIS, CONDIZ COM A FRASE ACIMA. SE DEIXAREM LOGO, LOGO ESTAREMOS TODOS SOB A GUARDA DESSA VERGONHA NACIONAL CHAMADO STF>

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Y

                        Yuri

                        20/02/2021 16:17:49

                        Mais uma demonstração cabal da hipocrisia que reina. O STF já perdeu toda credibilidade e ficará cada vez mais fraco, tendo que apelar ao arbítrio para ter poder.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luciano

                          20/02/2021 16:03:45

                          Se houver ditadura, certamente virá da soma Bolsonaro + militares. Por mais que STF se meta onde não deve, isso é mais resultado do desgoverno do executivo do que desejo do tribunal de implantar uma ditadura.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • M

                            Marcelo Vieira da Silva Borges

                            21/02/2021 15:56:05

                            Uaaauuuuu você falou pouco mas só falou Mer.Da. Parabéns. É muito engraçado ver os **** que são contra a prisão após condenação em segunda instância agora quererem a prisão de quem sequer foi processado. Estranho não ? Caso o deputado tivesse dito todos aqueles palavrões(verdades) para o Bolsonaro com certeza não estaria preso agora. Hipócritas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Gilson Clazer Moraes

                            21/02/2021 15:54:30

                            Kkkkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          claudio lisboa

                          20/02/2021 15:39:24

                          Excelentes reflexões. O STF está caminhando a passos largos para ser um Estado dentro do Estado. Será que já temos uma “Gestapo”?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            pedro cruz

                            20/02/2021 15:36:44

                            A ditadura foi perpetrada pelo STF, via decreto semelhante ao AI5 que dá poderes para agentes públicos nomeados prender qualquer um que se manifestar contra decisões do tribunal. Para fechar a tragédia, ontem a câmara federal jogou no lixo suas prerrogativas constitucionais. A única fresta para recuperar a democracia é o senado, via PEC, reduzir poderes do STF às demandas constitucionais. Casos penais tem que ser tratados pelas 3 instâncias do judiciário onde ninguém tem poder absoluto, de acordo com um Estado democrático de direito

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tatiana

                              20/02/2021 15:35:57

                              Obrigada, Cristina, por ser a nossa voz! Tudo o que você falou é a mais pura verdade. Se o povo pudesse ir para as ruas manifestar a sua indignação contra o STF, mas agora, com a pandemia, nem isso é possível, me parece que eles estão se aproveitando desta situação.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Gilmar Mourão Moreira

                                20/02/2021 15:28:13

                                Parabéns que ótimo texto, lamentável toda essa situação, não sei o que é maior se a falta de respeito ou a de escrúpulos, antigamente podia-se dizer "não é moral mas é legal" hoje...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Renata

                                  20/02/2021 15:27:59

                                  Que alerta preciso! Tomara as pessoas consigam despertar desta hipnose!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    roberto gomes

                                    20/02/2021 15:15:35

                                    Lamentável, mas somos uma DITADURA de esquerda implantada pelo STF, com apoio do Congresso Nacional. O presidente se cala e nada faz. Votei em um Presidente que lutaria contra a corrupção, contra os desmandos do JUDICIÁRIO, politicos de um congresso podre. O que vemos um Presidente acovardado um STF de DITADORES e nós o povo confinados em casa como gado indo para o matadouro. Sem liberdade. O que nos resta ? Protestar nas redes sociais e nas ruas Não podemos nos calar. Presidente Jair Bolsonaro fale alguma coisa, não deixe seus eleitores sozinhos. #StfDaVergonha

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      ROSI LOPES

                                      20/02/2021 14:58:06

                                      Assusta muito a cegueira coletiva, resultado do domínio de quem detém o poder. Agora está escancarado pelo STF o que sempre ocorria em silêncio. E isso é perigoso, é gravíssimo, pois mostra o estágio avançado que já estão alcançando.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Antonio Carlos Neves

                                        20/02/2021 14:45:36

                                        Cristina é muito corajosa e só faltou falar que um traficante internacional foi solto por Marco A. Mello que disse estar cumprindo a Lei, a mesma que agora descumpre endossando a inconstitucionalidade praticada por A. de Moraes com base no que chamou "inquérito do fim do mundo". É muito difícil entender esses ministros do STF falam com sotaques arrogantes, pois se entendem superiores. Barroso então ofende o Gilmar no plenário c/tv "você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia", que parecem apropriadas a ele quando fala absurdos como esse da ditadura da Venezuela. Atenção esse pessoal inventou que o voto impresso é inconstitucional e 2022 esta próximo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fabio Giocondo

                                          20/02/2021 14:43:33

                                          O supremo faraó DEUS DA CALVÍCIE está se sentindo magnânimo calando as pessoas. A PF pode nos visitar a qualquer hora por discordar do dono da verdade e do notório saber jurídico. Cadê o sistema de contra-pontos das instituições? Elas ainda funcionam???

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • J

                                            JF

                                            20/02/2021 14:44:33

                                            Supremo deus da calvície foi boa kkkkk

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fabio Giocondo

                                          20/02/2021 14:38:37

                                          Os juízes supremos perderam qualquer limite de respeito à democracia. Se dizer democráta quando não aceita a opinião contrária e a crítica é hipocrisia. Mas esses acontecimentos terão consequências que os semi-Deuses supremos não poderão medir.... Aguardemos!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            Onedson

                                            20/02/2021 14:32:28

                                            Parabéns Cristina! É difícil para mim como um advogado ver que tudo que aprendi nos bancos da faculdade, nos cursos de pós graduação, foi tudo errado. Percebi que comprei uma doutrina jurídica para se jogar no lixo, porque tudo que ensina é errado! Digo a obra do senhor Alexandre de Moraes! Nunca vi uma doutrina ensinar que o juiz que investiga pode prender, soltar e julgar! Só no Brasil mesmo! O mais difícil é ver um congresso se curvar a ditadura da toga! Também o que esperar de uma relatora chamada Magda Mofato. Não cuida nem de seu reduto eleitoral. Vergonha do congresso!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Manollo

                                              20/02/2021 14:17:56

                                              Texto sensacional!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Domingos Marconato

                                                20/02/2021 14:05:11

                                                Parabéns CRISTINA, pela coragem de escrever toda essas verdades. Mas o que mais me intristece, é ver o exército sem falar nada, quietinho no seu canto, que diferença dos generais de 64, que não deixaram a coisa tomar proporções indesejáveis, aos generais de hoje , que para mim não passam de bobocas, deixando o STF afrontarem o Presidente, e não tomam nenhuma atitude, parece até que eles concordam com o que o STF está fazendo. GENERAIS, VCS SÃO UNS **** .

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • F

                                                  Fabiano

                                                  20/02/2021 14:20:28

                                                  Heim Domingos não seriam eles também a favor de uma ditadura? Vale a pensar, pois são poucos militares que se manifestaram, e em geral já reformados!! Ou será que estão deixando o STF meter os pés pelas mãos para agirem na hora certa? Cuidado com o cachorro já muito maltratado, quando ele fica em silêncio!!! Me espanta nunca ter vazado nada de concreto dos ministros do STF, FICO PENSANDO: "SERIAM REALMENTE SANTOS" ?????

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                                                20/02/2021 13:28:46

                                                Obrigado Cristina, pela coragem e lucidez de suas palavras, esperamos que o povo brasileiro nas próximas eleições , vejam os deputados que referendaram esse absurdo , e votem melhor, é com esse jornalismo que podemos melhorar nossa frágil democracia combatendo os ditadores de plantão , todos indicados pelos piores critérios. Que Deus nos ajude.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • C

                                                  CRISTINA GRAEML

                                                  20/02/2021 14:16:27

                                                  Sim! Está publicada aqui na Gazeta a lista dos deputados que não respeitam a Constituição e votaram contra a imunidade parlamentar (em vez de propor uma PEC p mudar a Constituição, já que estão dispostos a abrir mão dessa prerrogativa prevista em lei).

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz

                                                20/02/2021 13:29:33

                                                Processo sem causa, prisão sem processo, prisão alheia à constituição ... o careca já tá quase Maduro

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • F

                                                  Fabio Giocondo

                                                  20/02/2021 14:41:11

                                                  Verdade! Tá MADURO pra ser empichado da instituição. Tá testando o limite, mas agora ele achou!!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz

                                                20/02/2021 13:23:42

                                                Cristina, nojo mesmo é constatar o silêncio, a covardia de parte da imprensa e de formadores de opinião. Fora a atitude covarde dos QUE DEVIAM respeitar e gritar contra esse abuso dos tiranetes lá do STF. Falo dos nosso excelentíssimos da Câmara dos deputados. Vergonhosa a vassalagem, hein?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Maria de Lourdes

                                                  20/02/2021 13:17:56

                                                  Pobre de nós que temos esse supremo, o Senado que deveria dar limites, não o faz, pois a maioria das “ excelências “ tem pendências com a corte. Muito desanimada com o país

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    DJ Edertech

                                                    20/02/2021 13:01:36

                                                    Vídeo maravilhoso Cristina! Estou bem preocupado, pois vejo que uma boa parte da população que não acompanha muito política não está entendendo o perigo que estamos vivendo. Ontem foi um dia muito triste. Seria possível a sua participação um dia no podcast O Papo É? Seria maravilhoso :)

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • D

                                                      DJ Edertech

                                                      20/02/2021 13:50:55

                                                      Muito obrigado pela resposta!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CRISTINA GRAEML

                                                      20/02/2021 13:31:13

                                                      Oi, DJ. O podcast O Papo É tem como colunistas fixos o Guilherme Fiúza e o Rodrigo Constantino e é um conteúdo da editoria Ideias. A minha editoria é Vida e Cidadania. Mas obrigada pela sugestão. Quem sabe durante algum período de férias dos dois me convidam para participar. Participei algumas vezes da versão anterior do Papo, que se chamava Ideias apenas. E sempre rende muito papo mesmo com o Fiúza e o Constantino. O Brasil não nos deixa sem assunto!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MONICA RISCHBIETER

                                                    20/02/2021 12:48:58

                                                    Liberdade de expressão????

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • P

                                                      pedro cruz

                                                      20/02/2021 15:45:46

                                                      Numa democracia qualquer um pode enaltecer regimes ditadoriais como muitos deputados fazem em relação a Cuba e Venezuela, da mesma forma pode enaltecer o período 64/84. Esses deputados só estão impedidos de formar grupos armados para tomar o poder e implantar sua ditadura preferida. Falar pode, agir não pode. A democracia brasileira está na UTI, nas mãos do senado da república

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CRISTINA GRAEML

                                                      20/02/2021 13:33:56

                                                      Sim. O texto fala de ataques à liberdade de expressão, que é cláusula constitucional e deveria ser respeitada. Não existe crime de opinião no Brasil. Isso não significa que quem fala demais não possa ser processado (e condenado) por injúria, calúnia, difamação, até ameaças. Mas a punição prevista não é prisão. Passar por cima da Constituição é opção de tiranos. Aplaude quem apoia ditaduras (estranhamente se vendem como defensores da democracia).

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    FlavinCadena

                                                    20/02/2021 12:29:09

                                                    Cristina, só de ler a chamada do artigo já me deixou feliz. Vc salvou meu sábado.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Felipe

                                                      20/02/2021 12:26:44

                                                      Brilhante matéria. Não concordo com as declarações do Deputado mas muito menos com os arroubos autoritários do Ministro Alexandre Morais que já censurou a imprensa, instaurou de maneira atabalhoada o inquérito das "fake news" e mais parece um poste para executar o serviço sujo n defesa de qualquer crítica aos Ministros do STF. O poder legislativo que devia punir o Deputado pelas declarações impróprias apequenou-se e virou um apêndice da ditatura do STF. Em 2022 os deputados que votaram a favor da prisão arbitrária serão julgados pelas urnas.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luciano

                                                        20/02/2021 12:16:33

                                                        Ditadura também pode começar com ataque às instituições.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        2 Respostas
                                                        • P

                                                          pedro cruz

                                                          20/02/2021 15:52:10

                                                          Ataques às instituições com bravatas e palavras de baixo calão? Até a cleptocracia comandada pelo PT que corrompeu muitas instituições não conseguiu atingir a democracia, como um deputado mequetrefe, obscuro, estagiário em política iria conseguir tal feito? O objetivo da prisão do deputado é desgastar o presidente. Já estamos em campanha para 2022.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          JF

                                                          20/02/2021 14:45:49

                                                          What?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Aromero

                                                        20/02/2021 11:42:41

                                                        Achei o texto grande e incompleto, faltou uma parte. A jornalista deveria ter dito que queria se juntar ao deputado, e bater na porta da casa de cada ministro do STF, arrastá-los até a rua e espancar e bater neles"até o gato miar". Depois dizer que tudo isso é "democracia" para os liberais, conservadores e defensores dos valores cristãos brasileiros.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        2 Respostas
                                                        • J

                                                          JF

                                                          20/02/2021 14:56:01

                                                          A questão não foi o que o deputado falou, até porque ele não teria condições de cumprir nenhuma da suas infelizes bravatas! A questão é que o STF deveria ter notificado a Câmara dos Deputados para tomar providências disciplinares no tocante à conduta do deputado, que aí sim, seria processado e punido internamente com as devidas penas previstas no regimento interno da casa, como acontece num regime democrático. Mas ao contrário disso, o STF ao mandar prender o deputado, invadiu o poder legislativo coagindo-o a fazer a sua vontade, de que a prisão outrora decretada, fosse mantida por meio da votação parlamentar. Creio que foi isso que a Cristina quis dizer na reportagem!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          FlavinCadena

                                                          20/02/2021 12:27:39

                                                          O que tu achas dos movimentos que jogam partidas de futebol, inclusive com crianças no meio, nas quais as bolas são as cabeças decepadas de alguns governantes, dentre eles Bolsonaro. Isso é não é ataque as instituições? Se for porque o STF não interveio?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        joão José Augusto Mendes

                                                        20/02/2021 11:28:37

                                                        Pura covardia, continuam trocando prescrição das investigações com a omissão de atitudes contra a ditadura da toga

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Arthur Ant

                                                          20/02/2021 11:19:26

                                                          Escrever é um dom, escolher um lado é uma opção. Dizer que foi mais uma vez ótima é chover no molhado Hoje é o “ day after” de uma data cinzenta para o Brasil. Contamos contigo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • C

                                                            CRISTINA GRAEML

                                                            20/02/2021 12:38:57

                                                            E precisamos guardar a lista dos deputados que votaram contra a Constituição para ficar do lado do STF que vota contra a Constituição. Não reeleger nenhum. O voto popular precisa dar a resposta ao Congresso. A Constituição precisa ser respeitada. Ou mudem a Constituição. Para o deputado que se exacerbou na opinião há o Código Penal. Os ofendidos que processem por calúnia, difamação, injúria, ameaça, o que for. Prisão arbitrária e ataques à liberdade de expressão é tirania. E se há gente apoiando o AI 5 são os deputados que votaram contra a imunidade parlamentar e os 11 Supremos, que não seguem a lei máxima do país.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          RPM

                                                          20/02/2021 11:09:58

                                                          O texto excelente como sempre Cristina! As pessoas de bem ficaram horrorizadas em ver um congresso acovardado.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            CLOVIS MARTINS

                                                            20/02/2021 10:58:01

                                                            Texto tosco para convencer néscios, desrespeitoso para quem tem pelo menos um pouco de inteligência e de conhecimentos. A liberdade de expressão tem limites em qualquer lugar do Mundo, não podendo se converter em ferramenta de ameaças à democracia e suas instituições.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • J

                                                              JF

                                                              20/02/2021 14:58:47

                                                              Como é que um vídeo tosco feito por um deputado grosso e do baixo clero pode ameaçar a democracia hein ô cara pálida? Quem tem raciocínio raso aqui é você meu caro, vai estudar!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            ANTONIO

                                                            20/02/2021 10:47:13

                                                            Quem confessou gostar e achar que Chaves era solução para a América Latina foi o presidente (sic) de plantão.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • I

                                                              IvoHM

                                                              20/02/2021 12:57:47

                                                              Quem confessou que teve a iniciação sexual com cabritas, e que quando preso no DOPS, tentou estuprar um seminarista companheiro de cela, foi o Carniça.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • I

                                                              IvoHM

                                                              20/02/2021 12:57:47

                                                              Quem confessou que teve a iniciação sexual com cabritas, e que quando preso no DOPS, tentou estuprar um seminarista companheiro de cela, foi o Carniça.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            eneida

                                                            20/02/2021 10:45:23

                                                            Dia muito triste para o Brasil. Quando um ministro do STF se sente confortável, como fez Marco Aurélio, para ameaçar o congresso e este se curva, não há mais o que fazer. Se ainda houvesse mobilização popular...mas podemos esquecer. O povo está apavorado com a covid e os que poderiam liberar amedrontados com os togados. O STF calou toda a oposição.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • S

                                                              Sávio Rodrigues

                                                              20/02/2021 10:37:19

                                                              Excelente texto. Uma radiografia atual do Brasil, que se deixa levar pelo espírito da corrupção, da bandidolatria, do favoritismo etc. Enfim, nosso povo deveria sofrer um ataque de consciência e tomar vergonha, afinal as Instituições existem para e pelo povo ou é o contrário?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                PT NUNCA MAIS

                                                                20/02/2021 10:21:25

                                                                Excelente!! E tem muita gente que critica nos comentários. O socialismo faz uma lavagem cerebral, o indivíduo deixa de ser racional e não enxerga o óbvio. Quem não concorda com os doutrinados vira gado ou fascista, acusam os outros do que são.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • Z

                                                                  Zé Costa.

                                                                  20/02/2021 9:30:50

                                                                  Considero , hoje o primeiro dia da nova ditadura e o pior uma ditadura não virada para o Brasil e o brasileiro, mas sim uma ditadura de medíocres, uma ditadura suja aonde vale tudo para se proteger, não existe mais constituição, não existe mais lei , não existe mais bom senso , o sujeito acusa , prende , julga e sentencia ele mesmo ao bel prazer . Direito à publicar a sua opinião não existe mais , agora começa a caça as bruxas , qualquer um pode ser intimidado e preso sem defesa e sem razão, começou hoje a nova DITADURA .

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    J. Neto

                                                                    20/02/2021 9:26:35

                                                                    Para um Congresso ACOVARDADO a solução é a renovação de, no mínimo 95% da Câmara Federal, e 27 novos senadores(1 por cada unidade da federação), nas eleições de 2.022. Essa COVARDIA é por causa da grande quantidade de “parlamentares “ que respondem a processos no STF. Renovação total do Congresso em 2.022.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • C

                                                                      CRISTINA GRAEML

                                                                      20/02/2021 12:42:46

                                                                      Perfeito! Precisamos guardar a lista dos que votaram contra a Constituição para agradar o STF, que também vota contra a Constituição. Só resta o nosso voto.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Felipe

                                                                      20/02/2021 12:21:00

                                                                      J. Neto, concordo contigo, esse é o caminho.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    J. Neto

                                                                    20/02/2021 9:26:35

                                                                    Para um Congresso ACOVARDADO a solução é a renovação de, no mínimo 95% da Câmara Federal, e 27 novos senadores(1 por cada unidade da federação), nas eleições de 2.022. Essa COVARDIA é por causa da grande quantidade de “parlamentares “ que respondem a processos no STF. Renovação total do Congresso em 2.022.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • S

                                                                      SALADINO

                                                                      20/02/2021 12:56:13

                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      3 Respostas
                                                                      • I

                                                                        IvoHM

                                                                        20/02/2021 12:53:29

                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • I

                                                                        IvoHM

                                                                        20/02/2021 12:53:34

                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • I

                                                                        IvoHM

                                                                        20/02/2021 12:53:19

                                                                        E qual medida autoritária tomou o presidente, Saladinha? Você nem disfarça os balidos de cabrita. Pare de mentir.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Carlos Pereira

                                                                      20/02/2021 8:16:05

                                                                      Parabéns! Excelente texto.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        A. Lima

                                                                        20/02/2021 7:30:30

                                                                        Artigo da jornalista é um lixo sem fundamento algum. Um bandido miliciano travestido de deputado federal sem a mínima decência e ética sendo defendido por jornalistas. Realmente triste a situação brasileira.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        4 Respostas
                                                                        • I

                                                                          IvoHM

                                                                          20/02/2021 12:49:57

                                                                          A. Lima: Pare de mentir.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • C

                                                                          CRISTINA GRAEML

                                                                          20/02/2021 12:49:13

                                                                          Obrigada, Thiago. Eu ia pedir p o RPM reler o texto e apontar em que trecho eu defendi o que o deputado Daniel Silveira falou, mas vc disse tudo. Quem apoia prisão por "crime de opinião" ainda não entendeu que são eles que apóiam o que disse o deputado sem papas na língua (traduzindo: apoiar prisão arbitrária, desrespeitando a Constituição; apoiar que a Suprema Corte e o Congresso desrespeitem a Constituição é apoiar a volta do AI 5 e aplaudir ditadura).

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • T

                                                                          Thiago

                                                                          20/02/2021 12:00:29

                                                                          O homem ñ está preso por ser miliciano, nem por abuso de esteróides, nem por ñ trocar a roupa de baixo depois do banho. Ele está preso por dizer coisas muito ruíns a respeito do STF, em tom muito contundente. Talvez ele seja um miliciano, que abusa de esteróides e só troca de cueca em anos bissextos, talvez ñ. Tanto faz, pois nenhuma dessas coisa é pertinente no caso. Ele foi preso por alguém que se diz vítima e ao mesmo tempo juiz, e que tmb é a última autoridade entre o céu e a terra para julgar seus próprios atos de juiz do processo. O "crime" é manifestar uma opinião. E cada garantia legal que existe no Direito Penal brasileiro foi violada pelo STF nesse caso.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • R

                                                                          RPM

                                                                          20/02/2021 10:53:39

                                                                          Vai puxar o **** do STF e logo vc estará refém deles.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Mônica

                                                                        20/02/2021 7:24:06

                                                                        Cristina, estou com muito medo, principalmente depois da votação de hoje na Câmara. Antes, a votação no STF pela prisão do deputado Daniel Silveira foi bem chocante por ter sido a toque de caixa. E o ministro Fux nem sabia o nome do parlamentar!!! Hoje, tenho mais medo do STF do que do coronavírus.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • Z

                                                                          Zequinha

                                                                          20/02/2021 5:12:48

                                                                          Já faz muito tempo que venho falando que não existe mais liberdade de expressão no Brasil, ou no mundo mesmo, pois quando não é tolhida pela justiça, é suprimida pela turminha progressista ou do políticamente correto

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • K

                                                                            KINCAS PALITOT

                                                                            20/02/2021 3:36:41

                                                                            A ditadura não vem apenas da força... Vem também do STF... E lamento informar, a imprensa já está acovardada... Fiz um comentário a pouco, e já cm"cortaram" palavra minha, que não era chula. APENAS verdadeira... Afinal, canalha é o que são...

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LSB

                                                                              20/02/2021 3:35:00

                                                                              Cristina, o impeachment da Dilma foi em 2016. O texto menciona 2014.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • C

                                                                                CRISTINA GRAEML

                                                                                20/02/2021 6:32:42

                                                                                Obrigada. Foi distração minha. Já corrigi.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              Carbonatto

                                                                              20/02/2021 3:15:48

                                                                              Brilhante explanação, nosso país corre um sério risco.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                Célio Toni

                                                                                20/02/2021 3:14:54

                                                                                Excelente artigo começa bem assim mesmo a tirania no caso do nosso país tá começando pelo STF

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • D

                                                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                  20/02/2021 2:35:11

                                                                                  Cristina, sejamos sinceros. Foram maquiavélicos e competentes, os ex-governantes que colocaram os atuais ministros desta STF. Mesmo que exceptuemos o ministro nomeado por Bolsonaro. Tal como se disseminaram nas universidades, as ideias enobrecidas por uma abordagem pseudocientifica do marxismo, teremos muito trabalho para derrotá-los. Em uma nova eleição de Bolsonaro, podem se chegar a quantos novos ministros? Somente com uma sólida educação filosófica, sociológica e antropológica desmistificando as ideias marxistas, avançaremos. Bolsonaro não dispõe de um verniz intelectual para empreender essa obra. Quem seria? Se aquele Merquior não tivesse morrido tão cedo!!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  1 Respostas
                                                                                  • L

                                                                                    LSB

                                                                                    20/02/2021 3:33:36

                                                                                    Até o Enéas está fazendo falta...

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Alisson da Silva Souza

                                                                                  20/02/2021 2:26:45

                                                                                  Excelente explanação. A Venezuela é um caso concreto da falência moral da esquerda.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • T

                                                                                    Tatiane doro

                                                                                    20/02/2021 2:04:49

                                                                                    Causam medo, espanto e revolta as decisões emanadas pelos ministros do STF! Nossas liberdades em jogo e não temos à quem recorrer!! Triste Brasil, tristes brasileiros!

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • F

                                                                                      Fernando Fernandes

                                                                                      20/02/2021 2:00:47

                                                                                      A ardente defensora da cloroquina agora quer indiretamente defender o deputado miliciano que ameaçou o STF. Estes jornalistas bolsonaristas disfarçados são piores que os bolsominions assumidos.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      7 Respostas
                                                                                      • I

                                                                                        IvoHM

                                                                                        20/02/2021 12:47:34

                                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • I

                                                                                        IvoHM

                                                                                        20/02/2021 12:47:39

                                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • I

                                                                                        IvoHM

                                                                                        20/02/2021 12:47:26

                                                                                        Pare de mentir, Ferdinandes!!!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • R

                                                                                        RPM

                                                                                        20/02/2021 10:58:07

                                                                                        Esse FF é um daqueles que não sabe interpretar texto. Logo é um esquerdalha.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • M

                                                                                        Marcos Citeli

                                                                                        20/02/2021 7:14:47

                                                                                        Leia o artigo, opinião sem sentido

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • C

                                                                                        Carbonatto

                                                                                        20/02/2021 3:31:22

                                                                                        Creio que o Sr. não leu o artigo ou não entendeu.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                      • R

                                                                                        Roberto Silva Cruz

                                                                                        20/02/2021 11:15:39

                                                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                    • I

                                                                                      Itamar Piffer

                                                                                      20/02/2021 1:59:51

                                                                                      Legislativo brasileiro abriu mão de sua independência como poder mantendo deputado preso. Vergonha. Não voto nunca mais em quem votou sim. Já compilei o nome dos mesmos do meu estado SC e vou repassar aos meus contatos.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • M

                                                                                        Marçal

                                                                                        20/02/2021 1:56:15

                                                                                        Realmente estamos num momento crítico. Presidente verbaliza ideia de fechar principais veículos de mídia. Um extremista amalucado q verbaliza e sugere violências contra juízes do supremo permanece preso pelos seus próprios pares. Onde isto vai parar?

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        2 Respostas
                                                                                        • C

                                                                                          Christina

                                                                                          20/02/2021 12:49:56

                                                                                          Vc Tb desvirtuou fatos, como vem fazendo repetidamente em seus artigos. Uma jornalista, outrora brilhante, hj enxergando com um olho só.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          CRISTINA GRAEML

                                                                                          20/02/2021 6:18:26

                                                                                          Desculpe, Marçal, mas vc omite fatos importantes e desvirtua outros. Quem tentou controlar a imprensa foi o Lula qdo era presidente. E retirou o visto de trabalho no país do jornalista do New York Times que escreveu que ele gostava de cachaça. O Bolsonaro esbraveja contra a imprensa, mas nunca tomou qualquer iniciativa para calar jornalistas, nem mesmo os que escrevem artigos pregando que ele morra.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • E

                                                                                        emanoel domingues

                                                                                        20/02/2021 1:48:07

                                                                                        Exatamente nobre jornalista, é por ai. Essa onda de perseguição do STF aos conservadores já está mais do que notória (inquérito do fim do mundo). Lembro que existe a terceira Lei de Newton, que diz que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção, porém em sentido contrário. Aguardemos!!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • R

                                                                                          ROGÉRIO J. BORGES

                                                                                          20/02/2021 1:37:32

                                                                                          Essa jornalista só escreve o que interessa a extrema direita. Ou seja besteiras.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          3 Respostas
                                                                                          • R

                                                                                            RPM

                                                                                            20/02/2021 11:01:13

                                                                                            E os comedores de capim aplaudem a câmara acovardada.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • S

                                                                                            Sergio

                                                                                            20/02/2021 5:23:09

                                                                                            Não possui caráter de esquerda ou direita. É apenas uma expressão da realidade que está ocorrendo.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • Z

                                                                                            Zequinha

                                                                                            20/02/2021 5:14:43

                                                                                            E alguém está interessado no que esquerdista pensa??

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • L

                                                                                          Luiz Antonio Halmenschlager

                                                                                          20/02/2021 1:07:50

                                                                                          Ditadura porque, para que, por quem, com que objetivo, quem a declara? Normalmente só se imagina uma ditadura por Forças Armadas, seja no País que for. Mas afinal é apenas elas que declaram a ditadura? A principal razão alegada são por desvios no Executivo, seja por fraudes ou implantação de regimes totalitários e assim mesmo necessitam de apoio popular e de Instituições dos 3 poderes. Mas e se a ditadura for implantada por PARTE DE UM PODER, que não o Executivo, bastam 11 votos e o País se curva a isso? No caso atual, alguém questiona o PORQUE o parlamentar usou as expressões que usou? No Brasil não há grupo mais REJEITADO do que o STF, isso demonstrado por pesquisas!! E aí??!!!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          Fim dos comentários.