i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Kassio Nunes Marques

Kassio Nunes Marques é mesmo conservador?

  • 07/10/2020 18:41

Kassio Nunes Marques continua dando o que falar, por um único motivo: há mesmo muito o que falar. E esse é o momento de falar, afinal o presidente Bolsonaro diz que está seguro de que escolheu um bom nome para o STF (e que não volta atrás), mas o país quer entender o porquê da escolha. É importante que todos saibam o que pensa e como age esse desembargador, até porque ele ainda vai passar por uma sabatina no Senado, como manda a lei. E podemos cobrar dos senadores que ao menos façam as perguntas que nós queremos ver respondidas.

Não foi à toa a enxurrada de críticas ao nome escolhido pelo presidente. De cara desagradou o fato de ele ser ligado a políticos do Centrão e de ser mais um que não é juiz de carreira. Kassio Nunes Marques não fez concurso para entrar para a magistratura. Virou desembargador de uma corte superior de Justiça por indicação da ex-presidente Dilma Rousseff, através do chamado quinto constitucional, que garante a presença de advogados e membros do Ministério Público entre os juízes de tribunais de Justiça.

Foi por causa dela que esse advogado do Piauí assumiu uma vaga no TRF1 – o Tribunal Regional Federal da 1ª região, que tem sede em Brasília e analisa processos do Distrito Federal, de alguns estados do Centro-Oeste, da Bahia e do Maranhão, no Nordeste, e de todos os estados do Norte do país. E a possível gratidão ao PT de Dilma Rousseff pela promoção também gerou apreensão.

Decisões de Kassio Nunes Marques no TRF1

Na segunda leva de críticas apontaram algumas decisões de Kassio Nunes Marques como juiz no TRF1, como aquela das lagostas, em que ele derrubou a determinação de uma juíza de 1ª instância de proibindo a compra de lagostas e bebidas caras para os banquetes do STF.

Ao julgar o caso, em maio do ano passado, o desembargador considerou que a licitação não seria "lesiva à moralidade administrativa" e argumentou que as lagostas e os vinhos caros que o STF queria comprar não eram para as refeições rotineiras dos ministros, mas para serem servidas em eventos realizados pelo tribunal com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras em que “a própria dignidade da Instituição, obviamente, é exposta”.

Isso é algo que a imensa maioria dos brasileiros, os pagadores dos impostos que bancam esses luxos todos, não aceita. E não é "só" porque não tem as mesmas iguarias na própria mesa, mas também por saber que em momentos de aperto não se faz festa cara com cardápio de luxo. E todos sabem que desde 2014 o país está em profunda recessão.

Mas digamos que a opção fosse por deixar isso de lado e creditar a decisão ao corporativismo do Judiciário, às excelências acostumadas aos palácios de mármore e a privilégios de todo tipo. Podíamos até engolir em seco e desconsiderar o repúdio a outra decisão de Kassio Nunes Marques no passado recente: a de manter o terrorista italiano Cesare Batisti no Brasil. Por incrível que pareça, há preocupações maiores do que essas.

Antes de falar de outros pontos, porém, faço um parênteses aqui, porque acho importante destacar os detalhes que vieram à tona depois da divulgação de que foi ele, desembargador Kassio Nunes Marques, o responsável pela permanência do terrorista italiano no Brasil por tanto tempo. Não foi. Justiça seja feita.

Cesare Batisti só recebeu asilo no Brasil, por ordem do então presidente Lula, apoiado por decisão do STF, que considerou como ponto passivo que era do presidente da República o poder de decisão nesse caso. Como juiz do TRF1, Kassio Nunes Marques julgou um processo de apelação que questionava a decisão de Lula, pedindo que o terrorista fosse deportado. E negou o recurso, dizendo que a decisão era mesmo do presidente, porque isso já tinha sido julgado numa corte superior, o STF. Então, acho plausível dar um desconto também nesse caso.

Pauta conservadora: de transparência a aborto

Agora vêm as questões mais preocupantes: Kassio Nunes Marques é realmente alguém alinhado com a pauta conservadora como prometeu o presidente Bolsonaro ainda na campanha, ao dizer que buscaria indicar para o STF nomes que equilibrassem as votações lá, quase sempre pendentes para um lado só? Ou é mais um que vai chegar ao Supremo e virar as costas para valores tão importantes para os brasileiros como a defesa da vida, do casamento, da família, da propriedade, do trabalho honesto, da punição a criminosos, do fim aos privilégios?

Verdade e transparência são valores que todo mundo preza ou deveria prezar. E os questionamentos sobre a veracidade do currículo de Kassio Nunes Marques não pontuam a seu favor. Como o Brasil viveu recentemente o caso do professor Carlos Decotelli, aquele outro indicado do presidente Bolsonaro (para o Ministério da Educação), que nem assumiu por ter mencionado que era doutor sem ter apresentado tese e garantido o título, foram olhar o currículo do indicado para o STF.

Um professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), prof. Joaquim Falcão, em entrevista à Globo News, destacou que o doutorado de Kassio Nunes Marques na Universidade de Salamanca na Espanha, que consta no currículo divulgado pelo site do TRF1, foi obtido agora no fim de setembro, poucos dias antes da indicação do nome dele para o STF.

Esse professor, então, questiona os dois pós-doutorados informados no currículo, um supostamente obtido na mesma Universidade de Salamanca onde ele fez o doutorado e outro, na Universidade de Messina, no sul da Itália. O questionamento do professor é pertinente: como pode alguém que acabou de obter o título de doutor, já ter terminado dois pós-doutorados em poucos dias?

Parece uma coisa menor, mas não é. Se foi um erro, isso precisa ser esclarecido o quanto antes (e ainda não foi). As explicações do desembargador podem ajudar a saber o quanto ele é apegado à verdade. Por enquanto o que surgiu foram esclarecimentos por parte de duas das universidades estrangeiras onde ele diz ter estudado.

Procurada pelo jornal O Globo a Universidade de Messina informou que o curso que Kassio Nunes Marques fez lá não foi pós-doutorado. Ele apenas participou de um ciclo de seminários, que não corresponde a nenhum grau acadêmico.

Outra universidade espanhola citada no currículo, Universidade de La Coruña, onde ele teria feito um curso de pós-graduação esclareceu que também não é pós-graduação o que ele fez e sim "curso de extensão, com duração de cinco dias e carga horária de 40 horas."

Outra dúvida que envolve uma questão moral de extrema importância foi levantada pela deputada Janaína Paschoal. Ela leu a dissertação de mestrado do desembargador Kássio Nunes Marques, sobre a Concretização Judicial do Direito à Saúde. Elogiou o trabalho, apresentado em Lisboa, disse que tem qualidade técnica e valor acadêmico, mas destacou como preocupantes algumas citações que ele faz.

“No Capítulo que trata da Divisão Funcional dos Poderes do Estado, o candidato, citando Dworkin, diz que o Judiciário pode ser acionado para fazer frente à maioria conservadora. Ilustra com o caso do aborto (página 24). Mais adiante, no Capítulo que trata dos Custos do Direito à Saúde, o magistrado traz como exemplo justamente o caso Roe v. Wade, aduzindo que o direito ao aborto foi garantido nos EUA, mas somente depois tomaram o cuidado de debater de onde sairiam os recursos (página 42)", diz Janaína em uma postagem no Facebook.

A deputada reconhece que, nesses dois trechos do trabalho o desembargador refere-se a outros autores, mas aponta como intrigante o fato de ele tratar de aborto em um trabalho sobre o direito à saúde, reproduzindo um pensamento progressista recorrente: o de que o abroto é uma mera questão de saúde feminina ou um direito reprodutivo da mulher, sem considerar que há em jogo a vida de um ser absolutamente frágil e sem voz.

A deputada ainda destaca que, como estudou na USP, universidade dominada pelo pensamento progressista, conhece bem essa linha de raciocínio defendida até por muitos juristas respeitáveis. Mas faz questão de frisar que não esperava encontrar esse posicionamento em um jurista indicado por um Presidente eleito como conservador.

“Seria importante saber o que, afinal, Dr. Kassio Nunes Marques pensa sobre o tema [aborto]. Como pondera a liberdade da mulher e o direito de um outro ser humano nascer.”

Janaína Paschoal, professora de Direito Penal e deputada estadual em São Paulo

Janaína Paschoal lembra que está em tramitação no STF, sob a relatoria da Ministra Rosa Weber, uma ação do PSOL (ADPF 442) que pede a legalização do aborto. Pela proposta ele passaria a ser ofertado, de maneira ampla e irrestrita, pelo SUS. A própria deputada, que é conservadora, já esteve numa audiência pública sobre o tema no STF para defender a lei atual, que proíbe o aborto, apenas tolera em algumas situações bem específicas.

Como a esmagadora maioria dos eleitores de Bolsonaro (quase 58 milhões, nunca é demais lembrar), a deputada é contrária à legalização do aborto, defendida pelo PSOL e demais partidos da esquerda radical. Por isso Janaína Paschoal faz uma observação mais contundente: essa maioria que é contra o aborto é “Justamente a maioria "conservadora", que o Judiciário não deve ouvir”, nas palavras de Dworkin, o autor citado pelo desembargador Kassio Nunes Marques na dissertação de mestrado.

“Como Professora da USP, estou acostumada a avaliar teses com as quais não concordo, totalmente ou em parte. Jamais deixei de reconhecer a seriedade de um trabalho em razão de divergências. Reitero que o Mestrado [de Kassio Nunes Marques] tem qualidade de Doutoramento. Não obstante, não estamos falando da atribuição de um título. Estamos falando da aprovação de alguém para decidir os rumos do país nas próximas décadas", escreveu a deputada em sua conta no Facebook.

"Os eleitores de Bolsonaro não votaram nele para ter decisões típicas de um governo Haddad. O Direito à vida, ou o direito a nascer, foi um dos pilares que elegeu Bolsonaro. Temos o direito de saber o que o indicado ao STF pensa sobre o tema.”

Janaína Paschoal, professora de Direito Penal e deputada estadual em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro, também através de redes sociais, disse que o desembargador Kassio Nunes Marques está "100% alinhado" com ele, é contra o aborto e votará contra o pedido do PSOL caso seja pautado no STF.

E ainda disse que ele é a favor das armas, nos limites da lei, que defende a família e as pautas econômicas. “Quem duvida que aguarde as votações”, disse o presidente no Twitter, enfatizando que a indicação dele para o STF é "completamente sem volta". Então, o que nos resta é continuarmos atentos às informações que surgem e de olho nos senadores na hora da sabatina, marcada para o dia 21 de outubro.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    Giovanna Chiodi

    ± 4 dias

    Este Kassio Nunes é o famoso 171 da esquina dos aflitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLO MELONI

    ± 5 dias

    SOBRE O ABORTO---Nunca vi alguem falar numa terceira via sobre esse assunto----A populaçao do planeta esta' crescendo de forma exponencial, isso gera invasao do meio ambiente---A tecnologia esta' reduzindo a necessidade do ser humano ser indispensavel nos processos de produçao---Porque que ao invez de legalizar o aborto, legalizamos todas as outras medidas de PREVENÇAO de crescimento populacional---Especialmente dos irresponsaveis que nao tem condiçoes financeiras de criar muitos filhos ??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 5 dias

    conserva o cinismo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 5 dias

    Já é parecido com o Zacarias, e pelo jeito também é trapalhão. .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    osvaldo americo

    ± 5 dias

    Mais um *********. O Brasil cansa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JC Rocha

    ± 5 dias

    Como chama o sujeito que mente no currículo? Uma empresa privada contrataria uma pessoa que mentisse no currículo ? Um hospital contrataria um médico que inventasse cursos para “turbinar” o currículo? Só curiosidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Giovanna Chiodi

      ± 4 dias

      São de chamados de 171

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 5 dias

    É conservador da gatunagem. Vai ser mais um para manter a impunidade dos nossos políticos ladrões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo DSR

    ± 5 dias

    Conservador com a lava jato, liberal com crimes do colarinho branco

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WesFig

    ± 5 dias

    Essa indicação é BRINCADEIRA com a base que apoiou Bolsonaro, e como no meu caso, eleitor do Novo, mas conservador nos costumes e membro de uma imensa maioria (não apenas 58 milhões, tenho certeza), um acinte. Entendo que Bolsonaro está escolhendo alguém com uma moral dúbia, e que não hesitará, no STF, em julgar de acordo com situações "Celso-de-Mellísticas", que levaram um ex-ministro dessa corte a chama-lo de Juiz de "M". Kassio não parece ter estofo moral para resistir nem a meia hora de "conversa de pé de ouvido" com um Renan Calheiros da vida... Que Deus ajude este país!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 5 dias

    Ou o Bolsonaro continua sendo o estrategista militar que sabe muito bem o que está fazendo, ou foi totalmente ludibriado pelo tal de Kassio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 5 dias

    Cristina: e também ele precisa esclarecer - se possível e parece que não é - a notícia aventada que ele também praticou plágio. Ora, plágio é muito mais grave que um fajuto título de pós ou doutorado em universidades estrangeiras. Em suma: será que sai um Ministro alcunhado de juiz de m*rda e entra um enganador. Em outros termos: troca-se 6 por meia dúzia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adenilson

    ± 5 dias

    Votei em Bolsonaro, mas ele tem demonstrado mais temor aos homens do que a Deus! Cada dia me convenço que não passa de um populista salvando a própria pele (que inclui os filhos)! A afirmação dele de que "estava acabando com a lava-jato, pois não havia corrupção em seu governo", mesmo irônica, é de uma arrogância sem igual e traduz uma mentalidade maliciosa, pois quem vai dizer acerca da probidade de seu governo são deveras a garantia e o incentivo de que a justiça investigue sem interferências, aliás quem não deve não teme!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RENATO FERNANDES ARAUJO

    ± 5 dias

    Gosto muito dos seus artigos... sempre esclarecedores. Votei em um presidente que tá caminhando nos mesmos passos que o Lula, e com uma direita que tá cega por ele como a esquerda é cega pelo Lula. Eu votei e tenho direito de cobrar fidelidade a agenda acordada em campanha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 5 dias

    A escolha desse candidato ao STF foi elogiada por ninguém mais, ninguém menos que Renan Calheiros. Isso diz tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Giba12

      ± 5 dias

      Renan Calheiros elogia porque sabe que isto tira pontos do Pr, inocentes!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Pois é, Maurício. E Felipe Santa Cruz, Ciro Nogueira, Gilmar Mendes, Toffolli. O fato de ser elogiada por inimigos da Lava Jato é mais um ponto de preocupação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 5 dias

    Kassio é do balacobaco!! Suspeito até dizer chega! Porém o mito precisa manter a indicação uma vez que os 3 pilantrinhas já estão a caminho do xilindró...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 5 dias

    É isso, Cristina, o Brasil é conservador. Parabéns a vc e a deputada Janaína pela defesa da vida e de tantos valores sagrados, como a família, não ao aborto e a religiosidade. Cabe aos digníssimos senadores cobrarem abertamente do indicado essas questões levantadas por vc. Afinal, elegemos o "Bozo" para que as pautas conservadoras fossem sempre prioritárias. Não serão os Petistas/Psolistas da vida com suas taras ideológicas que ditarão suas regras imorais. Fiquemos de olhos bem abertos. Certo senadores?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 5 dias

    Excelente artigo, existem sim muitas perguntas a serem respondidas pelo indicado ao STF através dos "representantes" do povo no Senado, se estes souberem ou quiserem fazerem as perguntas certas. Sobre a jornalista Cristina Graeml eu não tinha lido nada escrito por ela, ainda, depois do vídeo que ela fala das tentativas de mudança da língua portuguesa pelos "progressistas" e deste artigo, irei acompanhá-la mais nas redes sociais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi, Luciano. Tenho usado as redes sociais mais para divulgar os artigos que publico aqui (e para medir a temperatura, claro, de como as pessoas reagem às notícias), Mas agradeço o interesse em me seguir lá também. Aqui na Gazeta faço lives às segundas, às 19h, sempre entrevistando alguém que possa trazer informações novas sobre temas que nos interessam. As lives ficam publicadas aqui na coluna Falando Abertamente. E publico vídeos e textos de opinião às quartas e sextas, normalmente no fim da tarde ;)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Suzana

    ± 5 dias

    Obrigado, você sintetizou varias informações dispersas em um texto analítico claro e definitivo. Os comentários, como sempre, completam a informação de forma apaixonada. Legal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 5 dias

    Vitoria da velha politica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Jose Rebello

    ± 5 dias

    Tudo o que está sendo dito sobre ele nao passa de un exercicio de QUIROMANCIA. Vejamos a historia recente: um dos ministros mais aguerridos na luta contra a corrupção e q da suporte total a lavajato e condena todas as vagabundagens que a esquerda maluca promoveu no Brasil foi INDICADO PELO pt, advogou pro pt e fez campanha pra Dilma, a mulher mais estupida que Deus colocou no planeta e o ladrao do lula "transformou " em gestora: EDSON FACHIN. Ninguem sabe ou pode preve o q sai da cabeça de um juiz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 5 dias

    Não existe ninguém que verifique e certifique o curriculum? Toda vez os mandriões fazem seu curriculum, e ninguém liga para os locais para verificar? Bom o senado é covarde e vai aprovar o mandrião.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 5 dias

    Essa sabatina do Senado não vale absolutamente nada. Fosse séria e não teríamos tantos rábulas engajados no STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 5 dias

    Olá, CRISTINA. Sobre essa turbinada artificial no currículo, além dos questionamentos já levantados na sua excelente matéria, eu fiquei pensando se tais cursos (pós-doutorados inexistentes) teriam sido utilizados para obter promoções na carreira no TRF1. —— Concordo 100% c/ as observações da J.Paschoal q vc trouxe. Mas até onde sei ela preferiria a indicação do Moro, o q me faz desconfiar profundamente das intenções dela, pois não faz sentido q alguém realmente preocupado com a pauta conservadora veja alguma vantagem em substituir um conservador de araque por um progressista de verdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 5 dias

    Até quem não sabe onde fica Brasília sabe q o Governo, no atual estado de coisas precisa se compor com o centrão. E sabe o q isso implica. A finalidade do Gov. - não tenho razão p/ duvidar - é a consecução dos objetivos p/ os quais foi eleito. Nesse xadrez, porém, o PR entregou uma peça inestimável, uma cadeira no STF (pq este ministro é do centrão, na melhor das hipóteses). E p/ piorar o Bolsonaro parece chafurdar no erro ao se comprometer dizendo q o ministro votará assim e assado neste e naquele tema. Isso até me lembrou o Maluf garantindo o Pitta ("se não for um gde prefeito, nunca mais votem em mim"). Resta torcer p/ q o PR não tenha o mm fim, pq o país vai junto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 5 dias

    Excelente o artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Por que existe este quinto constitucional, Cristina. Que aberração essa. Então posso ser nomeado general de exercito, 4 estrelas, sem ter feito academia, escola de aperfeiçoamento, escola de comando e estado maior, escola superior de guerra, e nem ter pelo menos 30 anos de carreira? É uma sequencia de erros inimaginável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi, Denisson. Está na Constituição. Mais um daqueles artigos pensados para atender interesses especificos.. Até hoje nenhum.parlamentar propôs PEC para mudar isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 5 dias

    Que conservador dona Cristina, que conservador?? Não existe nem comunista, nem conservador no Brasil! Acorda! Existem sim um montão de oportunista usando religião e pseudo-política para engambelar o povo. Conservador .... Ai ai. Na era do PT era o comunismo! Quem quera que o comunismo do PT funcionasse até hoje; ao contrário, o capital externo sai do Brasil aos bilhões. Saudades do "comunismo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aruan Baccaro de Freitas

    ± 5 dias

    Lamento q a decisão do presidente seja tão alheia aos interesses da população nacional. A maioria conservadora está ao relento com um juiz dessa ordem - cuja moralidade é questionável. Sinto muito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    d'Amortan

    ± 5 dias

    Bolsonaro está destruindo o incerto futuro que o país ainda tem. Espero que a acusação de fraude seja verdadeira e este sujeito - magistrado que não é juiz - seja impedido de subir ao poder por décadas. Mas ainda não há tranquilidade, acaso de a hipótese de não aprovação por parte do senado; Bolsonaro indicaria outro nome, e esse pode ser ainda pior que o atual. Não dá para acreditar nem um pouco nas ações do horroroso presidente que temos, não mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 6 dias

    E segundo a Crusoé, o sujeito plagiou boa parte da tese de Mestrado em na Univ. de Lisboa. Ou seja , mais um engodo. Por aí já da pra julgar o caráter dele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • G

      Giba12

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Edson Jose Rebello

      ± 5 dias

      NH4NO3: onde vc tomou o cha de Santo Daime? Foinforte, hein!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 5 dias

      A direita tosca tem ódio da escola. Vivem em comunas que chamam de templo religioso. Se reúnem em nome de Jesus! A direita copia, reinventa, clona, plageia. Não sabem de nada. Quem sabe é o pessoalzinho da esquerda, que abre o livro, pesquisa, troca idéias. Aí fazem um TCC de verdade. E essa gente da direita é tão depravada, que não acredita que alguém irá investigar o passado deles, tirando da cova as mentiras, os engodos, as cópias mal feitas. É graças ao pessoal da esquerda que a Cultura e as Ciências existem. Porque se fossem conservadores, nem a anestesia existiria. A direita é burra; falta só o certificado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 6 dias

    Pois é, tá difícil engolir essa. Apoiadores do PR estão criticando a escolha. Gilmar, OAB, centrão, etc., elogiando. Acho que não precisamos de muita inteligência para entender. Infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    SERÁ QUE ENLOUQUECEU? >>> “Queria dizer a essa imprensa maravilhosa nossa que eu não quero acabar com a Lava Jato… eu acabei com a Lava Jato”. (Jair Bolsonaro).Segundo ele, “porque não tem mais corrupção no governo”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 5 dias

      Edson Jose Rebello: E desde quando a Lava Jato investiga o atual governo? Eita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Edson Jose Rebello

      ± 5 dias

      Tem alguma q vc conheça no Gov. Federal?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 6 dias

    Bye bye Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 5 dias

      So long, good bye. E o Bozo americano está com os dias contados, porque as artimanhas dele já caíram no ridículo. O povo pescou a falastrice dele. Doente que sai do hospital fazer charme na rua. Aí se vê que até nos EUA, uma democracia sob sólidas bases, aparecem estes ditadores travestidos de republicanos. O povo americano está caindo rápido na real. Bye bye Brazil. O papagaio americano caindo, o periquito brasileiro (Bozo) vai ficar órfão e dialogando com o pseudo presidente americano (Trump), que vai continuar atormentando a democracia americana até alguem mandar ele calar a boca.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.