i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Análise política

Populistas de Esquerda e de Direita não prezam pelo Estado Democrático de Direito

  • 01/05/2020 08:30

Os episódios que culminaram com o pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e a nova polarização que surgiu entre os brasileiros (aqueles que defendem pessoas e aqueles que defendem ideias) é uma excelente oportunidade para falar de conceitos que hoje são jogados ao vento nas discussões políticas causando uma enorme confusão.

É inacreditável, por exemplo, que o maior pilar da Democracia, o Estado Democrático de Direito, acabe se perdendo no vazio de xingamentos em meio a defesas apaixonadas pelos políticos de estimação. Como ele foi citado em pronunciamentos públicos recentes por Sérgio Moro e André Mendonça, o ex e o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, acho pertinente uma reflexão sobre o significado e a importância deste e de alguns outros termos políticos.

Estado Democrático de Direito X Populismo

Proponho um exercício mental simples para começar a clarear ideias hoje envoltas numa nuvem de desinformação. Trace uma linha imaginária horizontal e coloque os dois conceitos político-econômicos antagônicos nas pontas: Esquerda e Direita.

Não vou me estender falando sobre eles, até porque eu já publiquei uma coluna só sobre esse tema, que você pode ler clicando aqui. Mas vale lembrar de algumas características atreladas ao conceito que está em cada uma dessas pontas para não haver dúvidas de que os ideais de país são mesmo bem diferentes conforme a visão política.

A visão de esquerda prega um Estado mais intervencionista, o que significa um Estado cheio de empresas estatais, que empregam muita gente e atuam em todas as áreas. O Brasil, depois de quase duas décadas de governos de centro esquerda e esquerda chegou a um nível de intervencionismo que tem estatal até para fabricar preservativos.

Já a visão de direita prega um Estado de economia liberal, um Estado mínimo, dono de apenas algumas poucas empresas de serviços essenciais para fomentar o desenvolvimento. Nesse modelo o Estado pode, por exemplo, levar energia para áreas rurais, que não atraem empresas e, assim, estimular a iniciativa privada a gerar e distribuir riquezas naquela região.

São ideias diferentes para se administrar um país, ambas buscando o bem estar social. Há exemplos de sucesso no mundo inteiro tanto de liberalismo econômico quanto de intervencionismo estatal, mas os modelos só são bem sucedidos quando estão atrelados a um pilar chamado Estado Democrático de Direito e não ao seu extremo oposto, que é o populismo, o personalismo, a pessoa acima da lei. E aqui a gente precisa traçar outra linha imaginária, agora vertical.

Imagine, então, que cruzando aquela linha horizontal, com Direita e Esquerda nos extremos, há uma linha vertical, com Estado Democrático de Direito e populismo em pontos opostos. Por que são opostos? Simples: porque, de novo, são conceitos antagônicos. Mas aqui há uma separação muito importante, porque, ao contrário de Direita e Esquerda, que buscam, através de caminhos diferentes, o bem estar social, populistas não têm o mesmo objetivo de quem preza pela segurança jurídica embasada em leis.

Em um Estado de Direito as liberdades civis são respeitadas, assim como os direitos humanos e as garantias fundamentais estabelecidas na Constituição. População e autoridades políticas estão sujeitas às mesmas leis e respeitam as regras jurídicas.

Quem respeita o Estado Democrático de Direito, respeita, portanto, o equilíbrio fiscal e a propriedade privada, entre tantas outras regras. Há uma clara separação entre o que é público e o que é privado. Não se admite invadir, apropriar-se ou roubar o que não lhe pertence. Respeita-se também as instituições, os prédios, os cargos públicos e as leis. Todas elas. Ninguém está acima da lei.

Não é porque um governante foi eleito pela maioria dos eleitores que ele pode sair gastando dinheiro que não tem no orçamento, remanejando verbas entre bancos públicos a seu bel prazer para acobertar desvios de recursos de empresas estatais – como as famosas pedaladas fiscais que derrubaram Dilma -, ou interferir no trabalho de uma instituição como a polícia federal, como é o caso da denúncia contra o presidente Bolsonaro.

O populismo está no extremo, porque o governante imagina estar acima da lei e age buscando benefício próprio ou do seu grupo político. É importante lembrar que isso acontecia nas monarquias absolutistas do passado, em estados totalitários, onde a nobreza podia tudo e o homem comum era obrigado a aceitar os privilégios dos nobres e até a pagar por eles. Foi justamente para combater isso que surgiram as leis e o conceito do Estado Democrático de Direito.

O populismo, praticado por governantes que desrespeitam as normas vigentes no país, é uma releitura do absolutismo.

Conhecimento liberta

Ter em mente a imagem dessa cruz, separando os conceitos de Direita e Esquerda e contrapondo populismo a Estado Democrático de Direito é de extrema importância para não cair na armadilha de associar necessariamente Esquerda a populismo e Direita a Estado Democrático de Direito. Até porque está claro que, no Brasil, o emaranhado é grande.

E antes de finalizar este artigo quero lembrar que há mais uma grande confusão conceitual a ser desfeita: entre liberalismo econômico e conservadorismo nos costumes. Um conservador, que valorize a família e a vida, pode achar que o melhor caminho para o bem estar social seja através de políticas de um Estado intervencionista, dono de muitas estatais. Por que não?

E quem acredita nesse modelo de Estado não precisa necessariamente ser progressista pró-aborto, favorável à liberação das drogas, ou seja, liberal nos costumes. Não há relação direta entre liberalismo econômico e a pauta conservadora nos costumes ou entre intervencionismo estatal e progressismo.

Cada um é livre para ser do jeito que quiser. Pode pensar e se expressar como quiser, desde que haja respeito aos outros e às leis. O Estado Democrático de Direito é o norte de toda a sociedade desenvolvida e é esta a ideia que deve ser defendida de forma conjunta por todos que querem um país melhor. Defenda políticos que não deem as costas para as leis nem para as instituições que garantem o respeito a elas. Não se apegue a pessoas e sim, a ideias.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paul Gachet

    ± 3 minutos

    São treze inserções da fantasmagórica figura ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Parece um mantra, um canto hipnótico. E quando você acha que ela vai explicar o que esse tal ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ela dá beijinho, beijinho e tchau, tchau. E afirma categórica: é preciso ler, é preciso ler; é preciso respeitar A LEI. Moça é preciso justiça e liberdade para defender a pessoas. É preciso bondade, beleza, boa vontade e coisas assim não podem estar na LEI. GOVERNO e SOCIEDADE não formam junto com esse todo poderoso ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO uma Trindade Legal que vai nos reger. Agora, por gentileza explique o que é ou vem a ser estado democrático de direito. Obrigado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Pires

    ± 22 horas

    Nada a comentar. O vídeo já disse tudo. Parabéns Cristina por sua costumeira clareza e objetividade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAMC

    ± 2 dias

    ToperaSONARO = Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO MOURA

    ± 2 dias

    Cristina, pelo seu artigo, não devemos apoiar nenhum parlamentar porque todos eles sustentam, de forma monopolista, absolutista, eterna e ilimitada a atual CF (Art. 60 § 2º), que, desrespeita a liberdade, agride a propriedade, dá prioridade a coisas em detrimento do indivíduo, despreza a vida, deturpa o conceito de um homem um voto e menospreza a maioria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 3 dias

    Esse seu artigo está parecendo o programa do Partido NOVO. Prudência e sofisticação. Para entender o que é Direita Conservadora, só lendo OS LIVROS de Olavo de Carvalho. Se for jornalista de verdade, lerá todos, e não tirará conclusões apressadas sobre comentários aleatoriamente pinçados do Facebook. Ou assistir aos vídeos dos Brasileirinhos (Atenção: não é Brasileirinhas, a preferência do Frota) e do Kodhak, no Youtube. Se quiser ficar com raiva, assista também o Canal Hipócritas. Isto é conservadorismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lino Carvalho

    ± 3 dias

    Texto bem esclarecedor. Excelente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Muller

    ± 4 dias

    O jornalismo brasileiro quer ensacar os erros da Esquerda junto coma Direita! Quais mandatários de Direita tivemos? Na Monarquia Dom Pedro II e na República Bolsonaro. Qual outro, Sra Cristina? Vai dizer os militares? É melhor estudar o assunto primeiro. Estamos sofrendo as consequências dos governos de Esquerda, principalmente nos últimos 26 anos. E fim. Quantos Partidos de Esquerda temos? 18, 20? E de Direita? ZERO. Aliança Pelo Brasil será o primeiro. Colocar Esquerda e Direita com o mesmo peso na balança é no mínimo leviandade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 4 dias

    Deve ser muito ruim ser apenas Jornalista. Vocês deveriam fazer obrigatoriamente um curso superior em outra área e trabalhar nela antes de opinar. Sem o ônus da decisão é fácil colocar a boca no trombone!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 4 dias

    Jornalista sempre foi desconectado ou é impressão minha. O que vocês estudam na Universidade? Eu acho que Jornalismo não é um curso superior apena uma técnica de comunicação. Jornalismo não é ciência. Triste!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 4 dias

    Acredito que não exista populismo. Existem Políticos mais populares que outros. Neste momento a agenda é de Direita e me parece que a maioria da População acredita nela pois votou em sua maioria em um Governo de Direita. Se a Direita voltou a ser pop, ai nada se tem a fazer pois o poder emanado do povo e para ele deve ser exercido e neste caso o Executivo Federal tem a chancela para toca a sua agenda e para casos que têm de have decisão da População, usa-se o Congresso para os que não precisam, usa-se a caneta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      Sra. Jornalista, a Gloria Alvarez é liberal, e o liberalismo está situado no máximo, no centro. Ela seria aqui algo como MBL e NOVO, ou seja, ligada aos globalistas. Acho que a senhora deveria pesquisar um pouco mais de Olavo de Carvalho. Mas por favor, não limite-se aos comentários de Facebook. Ali ele só expõe opiniões do momento, como qualquer pessoa. Leia os seus livros. Sugiro começar pelo Mínimo e depois, O ******* Coletivo. Tem também as Cartas de Um Terráqueo ao Planeta Brasil, coletânea dos artigos por ele escritos publicados na imprensa. Isto se você estiver disposta a por em risco esse seu emprego, não é mesmo? Acho que o Lacombe já leu alguma coisa dele...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 4 dias

      Populismo não tem qualquer relação com "ser pop". Sugiro uma breve pesquisa sobre o que é populismo, talvez começando pela entrevista com a deputada de Direita da Guatemala, Glória Alvarez, que traz luz sobre o tema com toda a propriedade. Indiquei essa entrevista no fim do artigo. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 4 dias

    Taxar os apoiadores de um líder como "aqueles que defendem pessoas" e não idéias, que não respeitam a propriedade nem o Estado Democrático de Direito é simplório, pueril e desonesto! Se o líder prega a manutenção do Estado D. de Direito, onde está o populismo? O EDD é o garantidor das liberdades individuais, Valor intrínseco ao pensamento Democrático de Direita! Radicalismo é estigmatizar os diferentes para subjugá-los! Radicalismo é usar sofismas para impor narrativas sem argumentos e isso tem a ver com moral e ética, não com posição política! Não adianta embrulhar esterco em papel de presente! De longe é bonito, de perto cheira mal e ao abrir é decepcionante! Pobres dos hipermetropes!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Beto

    ± 4 dias

    Muito legal. Com clareza e simplicidade proporcionou a todos uma lição sobre o valor do Estado Democrático de Direito. Essencial para a convivência de pensamentos diferentes.Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wellington Lopes de Souza

    ± 4 dias

    Muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristina

    ± 4 dias

    Excelente!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Muttley

    ± 4 dias

    Ótimo artigo. O populismo sempre esteve muito presente. Gostamos de idolatrar um "salvador dos pobres" ou um "mito", que criam uma disputa dos "bons" contra os "maus", sempre culpando todos os outros pelos erros e problemas. Ainda, sempre focamos nos chefes do executivo, cobrando e debatendo (mesmo que com extremismos) e nos esquecemos do legislativo. Nas próximas eleições, vamos votar para deputados e senadores com consciência, estudando as propostas e o histórico dos candidatos. E depois, devemos cobrar que o trabalho deles seja bem feito e coerente com o que propuseram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 4 dias

    Gostei de seu artigo, otima conceitualizacao, mas ao observarmos o "Estado Democratico de Direito" atual em varios paises (nao e' exclusividade brasileira) percebemos que este foi gradativamente deturpado para beneficio das elites do funcionalismo publico, no qual o Estado ideal nao mais serve a populacao que o financia, mas a garantia de cada vez mais privilegios e a manutencao do status quo da casta tecnocratica. Leis de mutua protecao corporativista, aumento cada vez maior do peso fiscal (hj temos o dobro de 2000) e o exemplo expoente de alguem como Renan Callheiros, recorde de inqueritos no STF ter o codinome "Senhor Justica". E' desse distanciamento que nasce o populismo,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcos eisenschlag

      ± 4 dias

      E e' melhor que nasça na forma de um populismo eleito, democratico e que se guia pelas regras constitucionais mas que deve SIM combater a trama juridica/administrativa armada para manutencao do poder do "deep state" do que se transforme em um poder revolucionario que pode vir a findar a democracia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 4 dias

    Comparar a pedalada de Dilma a hipotética interferênciaa na PF por Bolsonaro, foi exagerado. E sobre as intereferências totalmente politicads do STF como a do Morais agora? Nada? Não gostei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 4 dias

    Para que ideias apareçam precisam-se de pessoas, sem Einstein não teríamos a teoria da relatividade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    ± 4 dias

    A America Latina é pródiga em eleger presidentes desqualificados, que não respeitem o Estado Democrático de Direito, haja vista que o populismo caminha ao lado do instituto da reeleição. É neste momento conseguimos diferenciar o estadista do populista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio Luis Dutra de Souza

    ± 4 dias

    Ótimo artigo parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Rodrigues de Moraes

    ± 4 dias

    Perfeito o texto! De muita lucidez! Porém, penso ser delicado afirmar que o presidente tentou interferir na PF, pura e simplesmente porque esta investiga sua família. Ao menos seu argumento de não poder saber das operações por falta de feedback do Ministro é plausível. Acredito que deve-se, antes de tudo, ter a isenção total para que todos sejam tratados da mesma maneira e sob a mesma lei o que no Brasil sabemos não acontecer!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 4 dias

    Jornalismo de UFPR e pra acbar..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIA RIBEIRO LACERDA

    ± 4 dias

    Iluminada sua coluna... respeite ideias... ideias

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felício Turrão

    ± 4 dias

    Concordo... Algumas instituições estão invadindo competências alheias e outras emitindo decisões antes de julgamentos baseando-se apenas em oratórias midiáticas. Como bem disse, Estado Democrático de Direito deve ser defendido seguindo-se rituais que devem ser respeitados. Atualmente os pré-julgamentos estão se acelerando dando tom cinza escuro e alimentando ódio inoportuno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIGUEL VALERIANO DA CRUZ MORAES

    ± 4 dias

    Artigo bastante esclarecedor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto Brasil de Souza

    ± 4 dias

    Excelente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 4 dias

    Muito bom o artigo . Um desenho. Só esqueceu do centrão fisiologico e o do judiciário ativista como exemplos de pragas contra o estado democrático de direito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 4 dias

      Sim, há muitos pontos importantes no meio dessas linhas. A ideia era dar um traçado geral e desmisturar conceitos, mas obrigada por acrescentar detalhes aos quais devemos sempre dar atenção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teixeira

    ± 4 dias

    Parabéns, excelente artigo, muito lúcido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Creio que é um processo politico que estamos vivendo. Como somos um povo uma capacidade reduzida de entendimento, isto levará tempo. Em todas áreas, do judiciário, legislativo e executivo, ressentem-se de um melhor entedimento de quais ideias o país precisa. Uma vez, em uma simples aula de inglês, o professor apresentou um livrinho americano de como havia sido a ocupação do velho oeste. Obrigatoriamente, uma igreja, escola, prefeitura e delegacia. Diz muito sobre a perspectiva de um povo. Respeito às leis, religião e educação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Jose de Almeida

    ± 5 dias

    Alô Cristina, pela 2a. vez tenho prazer em ouvi-la. De fato, temas que no espectro político, excluem e/ou enquadram devidamente os pólos nefastos mutuamente excludentes e extremosos da direita X esquerda, permitindo a evolução do pensamento, nos são muitíssimo inspiradores. Gostaria de manter vínculos com este blog e conteúdos afins, e até colaborar. Antecipo agradecimentos p/atenção. Disponham e até. Em tempo.. a Nação em estado de direito existe para se submeter ao Direito! Algo mais?.. muito mais, com certeza. Forte abraço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 5 dias

      Oi, Marcos. Obrigada pelo comentário. Estou aberta às sugestões dos leitores. Vc pode se comunicar comigo aqui pela área de comentários ou escrevendo para o e-mail informado junto à minha biografia no roda-pé dos artigos. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bastos

    ± 5 dias

    A melhor colunista da Gazeta. Sempre vale a pena parar para ler.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    ± 5 dias

    Muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    ± 5 dias

    Muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jackson Alves Lessa

    ± 5 dias

    Bom dia Cristina. Conceituaçao fundamental para formação de juízo crítico. Um abç.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Agnes Dagmar Bullentini Barbeito Vasconcellos

    ± 5 dias

    Beleza de artigo! Parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.