Um levantamento encomendado pelos deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), e realizado por assessores parlamentares e jurídicos da Câmara Federal, aponta que a maioria dos processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) contra deputados federais tem como alvo parlamentares da direita ou de partidos de centro-direita.
Os dados são a base do comentário desta edição do programa Falando Abertamente, com Cristina Graeml, e indicam a perseguição política que membros da oposição sofrem por parte da Suprema Corte.
No total, foram identificados 61 inquéritos, ações, processos e investigações no STF contra deputados federais. Desses, uma porcentagem alarmante de 64% é direcionada única e exclusivamente contra o Partido Liberal (PL), com 39 processos envolvendo deputados da legenda.
Em contraste, o Partido dos Trabalhadores (PT) é alvo de apenas dois processos, representando 2% do total, com apenas um deputado sendo investigado ou processado no STF. Outros partidos, como o Novo (com 3 processos), MDB (1) e PP (1), também têm deputados de direita entre os investigados.
A análise aprofundada dos casos demonstra que a maioria dos processos não se refere a crimes comuns ou de corrupção, mas sim a falas e postagens nas redes sociais. Dos 61 processos, 41 – quase 70% – são baseados em declarações ou publicações. Apenas 20 deles dizem respeito a outros crimes. E mesmo nesses casos, a disparidade é notável: 70% dos processos por "outros crimes" também são contra o PL, e não há nem sequer um deputado do PT processado por motivos semelhantes.
Os deputados envolvidos argumentam que essas acusações carecem de base legal, uma vez que a Constituição Federal garante imunidade parlamentar aos representantes eleitos, justamente para que possam se expressar.
Assista à análise de Cristina Graeml para entender os detalhes da pesquisa, as conclusões a que os parlamentares de oposição chegaram com estes números e a ameaça que um Judiciário alinhado aos interesses do partido no poder representa à democracia brasileira.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho