i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Recessão econômica

Discussão necessária: corte salarial para políticos e servidores públicos

  • 10/04/2020 11:31

Esses dias eu assisti a um vídeo do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) em que ele mostra a quantidade absurda de pessoas que já pediram seguro desemprego nos EUA após poucas semanas de economia parada por causa do risco de contágio do coronavírus.

No vídeo o deputado mostra um gráfico do Departamento de Trabalho do governo americano com um demonstrativo dos pedidos de seguro desemprego nos últimos 50 anos. Por décadas a linha manteve uma aparente estabilidade em níveis muito baixos, com alguns picos de cerca de 700 mil pedidos durante a crise econômica de 2008, por exemplo.

Tem ideia do que ocorreu agora por conta do fechamento de fábricas, empresas e lojas por determinação do governo federal e governos locais para conter o contágio do coronavírus? Na primeira semana de abril de 2020 os pedidos de seguro desemprego saltaram para 3 milhões 350 mil e, na segunda semana, para 6 milhões 650 mil. A linha do gráfico, de repente, deu um salto muito maior do que aquele que temos visto nas estatísticas de aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos mesmo, país com maior número de confirmações da doença até agora.

Em duas semanas 10 milhões de americanos foram atrás de seguro desemprego nos EUA.

E o deputado alerta que aqui no Brasil a recessão deve ser violenta, pelos cálculos dele talvez supere em 3 ou 4 vezes até mesmo a crise provocada pelo segundo governo Dilma, que foi a maior já registrada no país. Se a recessão econômica da era Dilma deixou mais de 12 milhões de desempregados, multiplicar por 3 ou 4 isso significa que o Brasil pode vir a ter de 36 a quase 50 milhões de desempregados por causa da suspensão de atividades e, posterior falência de indústrias, empresas, comércios e também pequenos negócios.

Redução salarial de políticos e servidores públicos

Não foi pra causar mais pânico que eu resolvi mencionar o alerta feito pelo deputado e sim pela sugestão que ele traz a partir dessa constatação de que a recessão econômica pode ser muito pior do que a já anunciada por tanta gente. No fim desse vídeo Kim Kataguiri sugere que muito em breve todo o sistema político e a administração brasileira vão precisar ser repensados.

Ele prega que os salários terão necessariamente que ser revistos e cita os do funcionalismo público em especial, sugerindo que os pagamentos de ministros, juízes, promotores, governadores, secretários de estado, senadores, deputados, vereadores sejam enquadrados no teto do INSS, que hoje paga aposentadorias máximas de R$ 6.100. Seria a única forma de o país seguir remunerando os servidores da ativa, que, por lei, não podem ser demitidos.

Imagine se aqueles onze ministros do STF vão aceitar reduzir os próprios salários de quase 40 mil reais para pouco mais de 6 mil! Eles e todos os outros milhares de servidores e políticos que têm salário atrelado aos rendimentos dos ministros do STF...

Aposto que essa ideia, se vier mesmo a ser discutida, terá enorme apoio popular, mas imaginem o vespeiro em que será preciso mexer, afinal não são só esses cargos que eu citei. Tem muita gente, muita gente mesmo, ganhando o teto do funcionalismo público, que se iguala ao salário dos ministros do STF: R$ 39.293 brutos. Sem falar na turma que ganha acima do teto graças a manobras jurídicas inacreditáveis.

E um pouco abaixo dessa casta de privilegiados, ganhando de 10 a 30 mil reais, há outros tantos milhares de consultores, assessores (no Congresso Nacional é capaz de ainda hoje haver manobristas, garçons e outros funcionários do chamado "baixo escalão" ganhando pequenas fortunas. Esse pessoal vai abrir mão do que ganha hoje para que o Estado brasileiro tenha condições de pagar todo mundo? Porque se houver 50 milhões de desempregados a arrecadação do governo cairá drasticamente e simplesmente não haverá dinheiro para cumprir a folha de pagamento.

Tamanho do Estado brasileiro

Vamos voltar ao tamanho do vespeiro. Vou pegar só os dados mais fáceis de levantar. O Brasil tem 5570 municípios, então são 5570 prefeitos prefeitos e mais 5570 vice-prefeitos (mais de 11 mil só aí). Tem também os secretários municipais... Vereadores são quase 60 mil. Nos 26 estados, mais Distrito Federal, é preciso contar 27 governadores e 27 vices, secretários de estado...

Deputados estaduais são 1.059 em todo o Brasil; deputados federais, 513; mais 81 senadores. Percebe quanta gente ganha altos salários pagos com dinheiro público? Por baixo, o Brasil tem uns 80 mil políticos ou agentes políticos, aqueles que não têm mandato, não foram eleitos, mas são nomeados pelos eleitos para cargos de confiança e também têm salários atrelados ao teto do país.

E essa é só a ponta do iceberg. Em 2018 o IPEA, que é o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou um levantamento no Atlas do Estado Brasileiro mostrando que o número total de servidores públicos do país, nas três esferas de governo, sem contar aqueles trabalhadores de empresas estatais, cresceu 83% em 20 anos. Em 1995 o Brasil tinha 6 milhões 264 mil servidores públicos e, em 2016, esse número já era de quase 11 milhões e meio.

O número certo era 11 milhões 492 mil. Tudo bem que a população brasileira aumentou, e em tese passou a demandar mais serviços públicos, mas consegue imaginar que boa parte desses servidores agora também precise abrir mão de parte dos seus salários, reduzindo a jornada, aceitando férias não remuneradas, para o Estado brasileiro não quebrar? Será que eles aceitariam isso como os profissionais da iniciativa privada estão tendo que aceitar? Percebe o tamanho da encrenca?

Urgência econômica e coragem

É dura, duríssima essa discussão. Mas imagine o tanto que o Brasil pode economizar se aprovar redução de salário para todo mundo? É bom a gente começar a falar disso, porque muito em breve os números da nova crise econômica vão começar a aparecer. E é aí que vamos poder separar os homens dos meninos, como diz o ditado.

Vamos ver quem vai ter a coragem de defender cortes na folha de pagamentos como sugeriu o deputado Kim Kataguiri. Espero que ele não fique sozinho. Essa ideia dele, aliás, já está circulando em outro vídeo no WhatsApp, que, infelizmente, não consigo trazer para cá. O o autor não se identifica e não consegui achá-lo em nenhuma plataforma rede social onde as postagens são públicas.

Fato é que o homem, vestido com camiseta verde e amarela, bandeira do Brasil no peito, põs a cara a tapa num depoimento gravado assim que começaram as notícias de aprovação de medidas do governo para reduzir jornadas de trabalho e salários com a intenção de salvar empregos. E ele diz: "Reparou que estão falando que todo mundo vai ter que dar uma cota de sacrifício se quiser manter seu emprego, mas o todo mundo não inclui os políticos?" Na sequência apresenta a lista de detentores de cargos públicos com altos salários que citei acima.

Para não dizer que todos os políticos defendem corte no salário dos outros, mas não falam de cortar os próprios salários, tem algumas poucas vozes dissonantes já falando disso, como o próprio Kim Kataguiri, que gravou esse vídeo corajoso (veja aqui), e os deputados e senadores do partido NOVO, que por filosofia já abrem mão de mordomias e estavam desde muito antes da pandemia de coronavírus querendo devolver o fundo partidário para a conta do governo.

Esta semana um juiz federal de Brasília determinou bloqueio dos fundos partidário e eleitoral, impedindo o governo de repassar mais dinheiro para os partidos e destinando a verba para a área de saúde pública usar no combate à Covid-19, mas a decisão não durou dois dias. O Senado recorreu e conseguiu derrubar a liminar. O advogado do Senado alegou que o bloqueio era uma "indevida interferência do Poder Judiciário no Poder Legislativo" e que a discussão com relação à possibilidade dessa destinação, em andamento no Congresso.

Ou seja... Como um juizinho qualquer ousa roubar os louros da nobre transferência de recursos públicos dos partidos para a saúde? Se esse ato altruísta ocorrer o mérito será do Congresso, ora bolas! E enquanto os trâmites burocráticos e as devidas discussões intermináveis não forem feitos danem-se os doentes com dificuldade para respirar sem respiradores ou os enfermeiros e médicos que estão na linha de frente, enfrentando o vírus com parcos recursos, sem máscaras e outros equipamentos de proteção. Isso pode esperar, né, Senado?!

Faço questão de frisar que a ordem do juiz de primeira instância tivesse sido mantida, o bloqueio seria daqui pra frente, o que significa que o que já estava na conta dos partidos antes ficaria lá, a menos que os dirigentes dos partidos decidissem, de bom coração, doar essas fortunas para a compra de remédios e equipamentos para os hospitais. Até hoje só o partido NOVO declarou abertamente querer devolver esse dinheiro.

Então é bom ficamos atentos às poucas iniciativas que surgem, compartilhar muito, comentar, demonstrar apoio e cutucar, ficar no pé mesmo, daqueles que se fingem preocupados com o povo, com quem vai ficar desempregado ou ter o salário reduzido, mas nada de falar em mexer no próprio bolso!

Olho aí na câmara de Vereadores da sua cidade, na Assembleia Legislativa do seu estado e também nos deputados e senadores do seu estado lá Congresso Nacional. É hora de mandar mensagem, e-mail, telefonar para os gabinetes e dizer que você espera deles o mesmo que eles estão aprovando pra nós.

72 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 72 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • Y

    Yoshio Hinata

    ± 34 dias

    Prezada Jornalista Cristina Dando seguimento ao Dep. Kim que esta dizendo que é necessario rever os ganhos do Estado em geral , Legislativo e, Executivo e Judiciario, Estados e Municipios no sentido de reduzir os ganhos mirabolantes e as ajudas, tudo por conta das arrecadações sem produzir nada, a não ser burocracias. Minha lembrança volta a Carta Magna de 88 em que o pres. da epoca falou "essa constituição deixou esse pais ingovernavel" (se não me engano). E a partir dai ate hoje o pais vem ladeira abaixo. Mas vamos ter esperança que um dia o Pais do futuro, o celeiro do mundo vai chegar para nos o povo e a prosperidade sem tantas desigualdades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario calegari

    ± 37 dias

    li o comentário do dr. Mário Kume. gostei. Um abraço, professor

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CRISTINA GRAEML

    ± 38 dias

    Um informação para quem bate na tecla do "farinha pouca meu pirão primeiro". Vejam como basta noção de coletividade e vontade política para as coisas começarem a acontecer... https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/governador-e-secretarios-parana-terao-reducao-salarios/ Mais uma iniciativa, esta vinda do exterior... https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/nova-zelandia-reduz-salario-de-ministros-coronavirus/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      EUGÊNIO

      ± 37 dias

      Ah esqueci! Cartões corporativos também!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      EUGÊNIO

      ± 37 dias

      É, parece que a Senhora não admite comentários contrários à sua opinião, adjetivando leitores de "quem bate na tecla do farinha pouca meu pirão primeiro". Dica: é perceptível o seu rancor. Agora, você já procurou saber se o governador e secretários vão abrir mão das verbas indenizatórias, carros e motoristas, residências e apartamentos oficiais e ressarcimentos de despesas? Por que "aqui embaixo as coisas são diferentes". O que disse é que existem medidas anteriores ao confisco do salários dos servidores (citadas abaixo). Mas agora tenho certeza que você é do tipo de profissionais da imprensa que têm saudades do espaço "carta do leitor". Acostume-se, esse tempo acabou!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Arnaldo Lopes

    ± 38 dias

    Excelente jornalismo!!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Serra

    ± 40 dias

    Novos tempos. Lendo comentários, estou tentando imaginar uma situação dessas... estou tentando imaginar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 38 dias

      https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/governador-e-secretarios-parana-terao-reducao-salarios/ https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/nova-zelandia-reduz-salario-de-ministros-coronavirus/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 41 dias

    Colocar tudo num ****, como se os salários dos poderes fossem equivalentes, isso é criminoso. Os funcionários dos poderes legislativo e judiciário vivem em ILHAS de prosperidade. A média dos sábios desses dois poderes é altíssima. Quanto ao executivo, exceto os acessores do governador e sua plêiade, que não são funcionários públicos, são sanguessugas, todos demais, leia-se fuc da saúde, da educação, da segurança, recém salários com médias baixíssima, sem contar que estão na ativa. Os da educação, ao pertenço, estamos debruçados para conduzir a educação a distância. RESPEITE-NOS. Chega de jornalismo agressivo, irresponsável e injusto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 38 dias

      Acho que a proposta do deputado era discutir justamente sobre os que estão no topo do "consumo de dinheiro público", ou na "ilha de privilégios", como vc prefere chamar. Por óbvio que o salário da maioria dos professores, funcionários da saúde ou da segurança já estão abaixo daquele teto do INSS (que foi só um parâmetro que ele usou para abrir uma discussão que é sim, muito necessária. Tanto é que já está acontecendo. Veja a notícia de hj aí nesse link... https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/governador-e-secretarios-parana-terao-reducao-salarios/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO BRANDALISE

    ± 41 dias

    Para falar de um assunto desses é preciso mais profundidade, saber que os salários por exemplo se diferenciam entre os poderes, e dentre estes o do executivo é o mais baixo e digo baixo é porque é baixo mesmo, mas dentro dos poderes ainda está o gasto com os parlamentares seus benefícios que levam milhões da arrecadação pública, o supremo que apesar de pequeno tem até caviar, viagens para ganhar diárias e assim vai. O engano da superficialidade das análises em pegar dados prontos sem ao menos verificar veracidades, causa mais caos. O problema é muito antigo neste país, o que foi feito pelos políticos ou pelos presidentes nós 30 anos passados? Nada além de gastar mal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 38 dias

      Já abordei tudo isso a que vc se refere em colunas anteriores. E fui alvo de críticas tão agressivas quanto as que surgiram na área de comentários deste artigo. É fácil agredir o interlocutor, acusá-lo de ter dito o que não disse, de ser mal-intencionado. Difícil é propor alguma discussão ou solução. O deputado propôs uma. Já serviu para estruturas começarem a balançar. Esta notícia foi a primeira que li. Espero ver mais... https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/governador-e-secretarios-parana-terao-reducao-salarios/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 41 dias

    OS SALÁRIOS DOS PARASITAS SÃO FEITOS POR VERMES LEGISLADORES, sempre protegidos por leis calhordas. " É SÓ QUEBRAR ISSO " ! !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 41 dias

    A conta, com certeza chegará, e para todos. Mas redução de salário, acaba com a segurança jurídica. Se perder isso, todos viveremos, sob o medo de qualquer crise perder o seu patrimonio. Essa ideia de redução de salário, já houve, no governo Dilma, um depu gado, que sugeriu a "poupança solidária" onde quem ganhava acima de 6.000, o restante iria para tal poupança. Acredito que uma discussão, para novos servidores seria mais fácil emplacar. Se mexer com o direito adquirido dos atuais servidores, acaba a segurança jurídica de todos, iniciativa privada e públicas. É o que ocorre em países totalitários, acabou a segurança jurídica, qualquer pretexto VC perde o patrimonio...uma boa discussão...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 38 dias

      https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/governador-e-secretarios-parana-terao-reducao-salarios/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANA M

    ± 41 dias

    Atrelar a aposentadoria de todos (setor público e privado) aos limites da Previdência Social seria justo. Além disso, os salários do setor público deveriam ter um fator limitador onde o maior salário deveria estar limitado ao menor. Se o menor á o salário mínimo, o maior poderia ser equivalente a quinze ou vinte vezes. E sem nenhum complemento do tipo ajuda, gratificação ou outros penduricalhos que a criatividade dos espertos injeta nos contracheques. Porém, é fundamental cuidar para não generalizar as críticas e cuidar nas comparações com o setor privado. Se no setor público existem muitos exemplos de excesso, no setor privado há muitos de abuso e exploração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 41 dias

    Não pode reduzir salário pois iniciaria o falecimento do direito adquirido e a segurança jurídica. O que significa? Que aquilo que você conquistou dentro das normas legais pode ser tomado pelo estado. Logo aparece outro "iluminado" e acha que quem tem dois apartamentos deve ceder um, fazendas devem ser divididas e por aí vai. O que foi realizado dentro das regras deve ser mantido... cautela e responsabilidade deve ser a palavra de ordem, cuidado com políticos e jornalista aventureiros com ideias e " soluções fantásticas".. cautela...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 41 dias

    Quando se fala em servidor público a maneira mais fácil de definir é colocar todos dentro de um mesmo **** e meter fogo, como dizem na gíria. Não é bem assim. Temos que separar os servidores de fato "concursados" e que trabalham corretamente dentro da lei. O que deve ser combatido são as verdadeiras mordomias dos que ocupam cargos comissionados e nomeados por políticos e governantes que foram eleitos, simplesmente. Não são concursados !!! Estas regalias é que a nova Constituição precisa acabar de vez e parar de exorcizar os verdadeiros concursados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EUGÊNIO

    ± 42 dias

    (Continuação) Porque o servidor estável que fez o concurso e seguiu as regras do jogo é demonizado? Porque ninguém se levanta contra os que, diuturnamente, sonegam imposto e têm um patrimônio completamente incompatível com sua renda? Como exemplo, conheço dentistas, médicos e advogados que mal declaram IRPF, pois auferem 1 ou 2 s.m., mas o carro, a casa, a fazenda, e o colégio que os filhos estudam demonstram que a renda é completamente sonegada. Já o servidor tudo é sabido, inclusive seu contracheque é divulgado no portal da transparência. Assim, é fácil persegui-los e crucifica-los e fechar os olhos para os outros que, inclusive, deve integrar a colunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      EUGÊNIO

      ± 41 dias

      (continuação) Ou será que você ou qualquer leitor nunca foi a um consultório e ao perguntar sobre os valores lhe foi dito: "Se for com recibo o valor é mais caro". O seu posicionamento (agressivo com o leitor) ou é ingenuidade ou má-fé. Leia um pouco sobre pejotização da mão de obra. Pergunte aos seus amigos e familiares se o que falei não é realidade. Talvez consiga uma boa matéria para pautar e se desligue (um pouco) dos servidores públicos. Por fim, sinto que colunistas/repórteres sentem falta da "Carta do leitor", pois podiam escolher as mensagens que melhor lhes interessavam para publicar e jogar o restante fora. Esses tempos se foram, acostume-se!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      EUGÊNIO

      ± 41 dias

      Oi Cristina, se se sentiu ofendida pelo meu comentário é porque ele foi na mesma medida com que ataca os servidores públicos em seu artigo. Você generalizou e eu, no meu direito, também generalizei. Ademais, sugiro que leia sobre a pejotização da força de trabalho que é muito comum em diversas empresas, inclusive no meio jornalístico (ou não se recorda da entrevista do Bolsonaro no JN com Bonner?). Então, foi uma generalização, sem maiores intenções de ofender sua honra. Além disso, observe que eu afirmei que diversos profissionais liberais e pessoas físicas (escamoteadas de PJ) sonegam flagrantemente a sua renda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 41 dias

      Oi, Eugênio. Já que você insinuou que eu esteja entre os sonegadores, acho oportuno esclarecer. Caso você realmente não saiba como funciona, informo que assalariados da iniciativa privada têm o IR retido na fonte, como o próprio nome diz IRRF, ou seja, há desconto mensal de imposto já no holerite, é impossível sonegar. Não sei quanto a seus médicos e dentistas. As declarações de renda são sigilosas, mas caso você tenha provas de sonegação mande pra mim que faço questão de apurar e publicar a denúncia do crime. É o que fazemos de rotina no jornal, portanto o "desafio", alegando qeu "ninguém se levanta contra os que sonegam" não cabe aqui na Gazeta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EUGÊNIO

    ± 42 dias

    De certa forma eu concordo com o corte nos salários dos servidores, mas entendo que devia ocorrer em fases. Primeiro exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados. Segundo, acabar com as funções remuneradas de servidores estáveis, terceiro acabar com mordomias dos mais diversas espécies e possibilidades de verbas indenizatórias. Aí, quando isso tudo for feito, passa-se a confiscar parte do salário de servidores e membros dos 3 poderes e das 3 esferas. Mas, também, sugiro acabar com a sonegação de renda que profissionais liberais como médicos, advogados e dentistas, empresários e, inclusive, pessoas físicas que prestam serviços como PJ (aí se incluem repórteres/colunistas) se deliciam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      EUGÊNIO

      ± 41 dias

      Sugiro que veja a minha resposta no outro post. Mas já percebi pela sua nova resposta que você não vai mover uma palha para averiguar o que falei. Deixou para o Dep. Kim resolver isso. É o que afirmei, todos fecham os olhos para essas sonegações! E, aproveitando que é fã do Kim, sugere a ele modificar o imposto de renda, para imposto de renda e patrimônio, aí dará para ver quem tem patrimônio incompatível com a renda. E olha, a maioria não será de servidores públicos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 41 dias

      Suas sugestões são muito pertinentes e tenho certeza que o deputado Kim Kataguiri e os outros poucos que começam a levantar a questão terão olhos para tudo isso. Aproveito para esclarecer que na Gazeta do Povo somos contratados com carteira assinada, ok. Não há PJs. Por favor não faça insinuações caluniosas apenas porque não gostou do artigo. É seu direito não concordar com as ideias do deputado, que eu trouxe nesta coluna. De resto, perde-se a razão quando se apela para ofensas, insinuações sem provas e mentiras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 42 dias

    Gazeta e seu ódio imensurável contra servidor público; continuem propagando todo esse ódio; tiro no pé: grande número de assinantes seus são servidores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 41 dias

      San, o que é publicado aqui na área de Vozes é opinião dos colunistas e não do jornal, como está explicado de forma transparente na biografia de cada colunista. Mas aproveito para esclarecer também que, assim como o jornal, não sou contra servidores, como vc insinua. Trouxe nesta coluna a sugestão já apresentada por um deputado federal. E inseri minha opinião pessoal de que, sim, diante de um possível quadro de 50 milhões de desempregados, o Brasil não terá dinheiro para cumprir a folha de pagamentos, portanto, a única saída que vejo possível é reduzir salários e jornadas tbém no serviço público, como já está ocorrendo em indústrias, empresas, comércio e serviços em geral.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 43 dias

    Temos que abraçar essa idéia , compartilhar com todos !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 43 dias

    Daí se compreende a obsessão por ser aprovado em um concurso público. o Brasil está dividido entre os que correm o risco de empreender e os chamados "chapa branca", imunes a qualquer realidade que exija algum sacrificio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    ± 43 dias

    O Estado (poder público) tem uma fábula de área de terras urbanas em todos os municípios do Estado q daria para construir inúmeros condomínios residenciais ao servidores (da saúde, da educação e da segurança pública, do judiciário dentre outros tantos. NUNCA, NUNCA, nenhum governante pensou em construir residência a eles, q mantém a todos os serviços necessários e úteis à sociedade (cujo desenvolvimento econômico e social só existe graças a eles). Se fosse disponibilizado a eles um imóvel pra residirem (com sua família), refeitório, assistência médica e tb lhes fossem destinados meio de locomoção SEM pgto PEDÁGIO). Tenho q SÓ FALTA VISÃO decente..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO

    ± 43 dias

    INFELIZMENTE A REDUÇÃO DO SALÁRIO NUNCA VAI ACONTECER !!!! ISSO É UM SONHO DE MUITOS BRASILEIROS QUE TRABALHAM PARA CONSEGUIR UM PRATO DE COMIDA !!!! VÃO DAR MILHÕES DE DESCULPAS SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS ; É UMA CLASSE SOFRIDA....ETC... VAMOS TORCER PARA QUE NÃO CONSIGAM UM NOVO AUMENTO E INFELIZMENTE ISSO É POSSÍVEL....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 43 dias

    Gande maioria do povo brasileiro concordaria com argumento apresentado pla jornalista Cristina, porem vamos encarar a realidade, alguem acreditaria se esta ideia é realizavel? é quase um sonho de verão, agora temos um meio, e a realização de nova assembleia constituinte , atual CF implantado após regime militar tem forte vies esquerdistas, mas Brasil mudou é a hora de implantarmos nova CF adequado à situação atual do nosso pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 43 dias

    Parabéns pela matéria. Só doente mental ou de caráter lesado é capaz de defender esse câncer que precisa ser extirpado. O governo petista lotou as repartições com servidores ao tempo em que retirou da mesa dos trabalhadores os recursos que poderiam ir para seus filhos. Isso é ridículo, isso é hediondo, e o povo precisa acabar com esse privilégio com foco em casta única.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Piccoli

    ± 43 dias

    Não só corte salarial. Da mesma forma, em razão de que o custo de pessoal ser o item mais significativo no orçamento público, deveria ser reduzido o quadro de pessoal e proibida novas admissões, privilegiando o remanejamento entre os mesmos, ao menos até atingir o mínimo necessário para prestação dos serviços públicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A. Lima

    ± 43 dias

    Servidor público até parece a escória da sociedade, não come, não tem família, é um marajá! Que cortar salários, que cortem, mas não corte daquele que batalhou, quebrou barreiras, consegui estudar, fazer uma faculdade, prestar um concurso dificílimo dada a concorrência, tudo para ganhar salário e ter a estabilidade para sua família. Querem cortar, corte os altos e astronômicos salários de uma casta mas não de quem realmente trabalha, não daquele que está nos bastidores lutando para os outros aparecerem. É triste ler uma matéria dessas, ridícula, revanchista e de viés ideológico ultrapassado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 43 dias

    Você, Cristina Graeml não compreendeu o que o Deputado Kim Kataguiri sugeriu. Aliás, você escreveu uma coisa e concluiu outra. A sugestão foi para que os proventos de aposentadorias não ultrapassem o teto do INSS e não os salários. Acredito que a maioria daqueles que ganham altos salários e se aposentam com os mesmos valores que recebem na ativa não terão problema em receber o teto do INSS, desde que a contribuição mensal seja proporcional, óbvio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco G. Junior

    ± 43 dias

    Isso, vamos rasgar a constituição, ninguém respeita mesmo, depois a imprensa vem pedir para que respeitem a sua liberdade constitucional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 44 dias

    Perfeito Jornalista! Estão se esquivando desse debate, querem deixar o onus só para a população. Tudo vai mudar de patamar. Então, os deuses do Olimpo não podem descer um degrau?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALMJ

    ± 44 dias

    Perfeito Cristina. Parabéns pela coragem de publicar isso. Servidor público ganhando acima de R$8.000,00 é totalmente fora da realidade brasileira. Um teto para essa turma seria bem vindo. Não precisa mexer em quem ganha 3 ou 5 mil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    julio marcos Correia

    ± 44 dias

    Tirar o couro do EXECUTIVO é fácil. Que tal algo mais'arrojado' dando nomes aos Políticos, Judiciário, MP, TCU, Legislativo, que são os verdadeiros marajás ??? O servidor público do executivo estadual está a 4 anos sem REAJUSTE salarial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Souza

    ± 44 dias

    O mundo quebrando, milhares perdendo seus negócios, milhões de desempregados, e nos comentários só se vê funcionários públicos afirmando: no meu ninguém mexe, é cláusula pétrea. Desprezo por esses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Road Warrior

    ± 44 dias

    A saudosa Lúcia Valle Figueiredo ensinava que a estabilidade é direito social, que constitui também direito adquirido que consagra a regra da irretroatividade, princípio de proteção individual. Logo se vê a larga extensão da estabilidade e a dupla ofensa da lei grega. Para o deleite dos comentaristas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 44 dias

    Parar de fantasiar seria pedir muito à jornalista? Informar e não opinar, por favor! Não existe possibilidade de redução de salário, entenda-se subsídio, de servidor no atual quadro constitucional, o que é perfeitamente realizável em termos práticos é a extinção das gratificações e diárias. O nobre deputado citado na matéria é um conhecido youtuber fanfarrão. Gostaria de vê-lo agindo em prol da destinação do fundo eleitoral para o combate ao coronavírus. Isso sim seria um excelente começo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 44 dias

    Alguem sabe quantos funcionarios "trabalham" nos Tribunais de Conta e no Tribunal de Justiça?E na Assembleia ? E qual a média salarial? Quando souber vai "cair duro"Que tal a Gazeta publicar materia sobre isso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Road Warrior

      ± 44 dias

      Hum, Dor de Cotovelo por não ter entrado em algum concurso dos acima citados??? Badep não era melhor???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 44 dias

    Claro, juízes, procuradores, auditores e desembargadores devem todos ganhar 6.100 reais por mês e já a partir do mês que vem! Que análise rasa desta jornalista, vai estudar, se aprofundar, descobrir o quanto se deve pagar para termos as melhores cabeças e os mais preparados nas carreiras típicas de Estado, o quanto servidores de gabarito dão de retorno aos cofres públicos. Uma coisa até justa, seria temporariamente termos algum tipo de redução salaeial neste momento, outra, completamente estapafúrdia é a ideia desta "sábia" jornalista de se pagar salários irrisórios para a elite do funcionalismo. Falta preparo, estudo e conhecimento de causa para a infame.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 44 dias

    Não é necessário cortar o salário dos que ganham até 5 mil, daí pra cima tem que cortar por alíquotas. Quem ganha 39 mil por exemplo corta 80% e quem ganha 10 mil corta 30%. Com a queda de receita não vai ter como pagar todos servidores como está, o único jeito se não cortar é criando moeda, mas isso vai deixar os pobres da iniciativa privada miseráveis

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Road Warrior

      ± 44 dias

      Ciro Gomes é o que vemos aqui.....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Robert Guitar

    ± 44 dias

    Como é absurdo colocar políticos junto de servidores. Servidores trabalham, atendem a população, são cumpridores da lei e pagam impostos como todo cidadão. Políticos têm apartamentos funcionais em diversas cidades, cartão corporativo, motoristas, passagens gratuítas e outras regalias. Separar quem produz e entrega para a população de quem faz pouco e ganha muito é essencial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.H.O

    ± 44 dias

    A grande ***** é que existem diversos tipos de funcionários públicos. Há os que trabalham e há os que coçam. Porém a sociedade considera todos **********. E na hora de cortar gastos não pensam naqueles que trabalham muitas vezes mais do que eles próprios, pra literalmente manter esse país em funcionamento. É uma tremenda injustiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 44 dias

    A limitação de recebimentos pelo teto do INSS seria muito justo mas, se os três poderes limitassem ao teto constitucional o pagamento dos servidores a economia já seria bem grande e os recursos resultantes, aplicados no combate ao vírus e no auxílio aos necessitados, muito bem vindos. Agora, pergunta aí se esses auto proclamados semi-deuses, neste momento de crise, aceitam emprego garantido recebendo até R$ 39.900,00 por mês ? Duvido ! Pra garantir seus imorais e vergonhosos privilégios vão espernear, se jogar no chão, choromingar, invocar direitos, fazer lockout, organizar passeatas, fazer lobby e pagar milhões pra que a imprensa marrom saia a defende-los ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 44 dias

    Corte os cargos comissionados, limita aposentaria ao INSS (obviamente será descontado o valor sobre o INSS) corta os auxílios saúde, educação, os jetons e outros. Que já dá uma melhorada. Um ponto que a jornalista falha, é o fato de nao conhecer da estrutura, assim como grande nunca conhecerá o sistema. Daqui a pouco vão querer pagar um salário ridículo a um técnico competente, um exemplo: um contador, procurador não pode ganhar menos de 15 mil mês para pegar uma roubada que é o estado brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VIVIANE MAC

    ± 44 dias

    Parabéns!!! Focar, focar e focar na parte econômica, repensar nosso sistema , especialmente o 1º escalão do setor ´publico, adequá-lo a realidade brasileira, é o primeiro passo para conseguirmos sentir que há um horizonte para todos, mas isso não só pelo Coronavírus, o Brasil faz tempo que criou dois mundos, o setor privado que está sobrecarregado com impostos, e nisso digo os PJs e os CPFs, e o setor público (lembre-se que falo do 1º escalão) que samba em cima das nossas mazelas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 44 dias

    Penso que é por aí, na opinião de Mário Kume, que o Povo sempre questionou foram os tetos salariais e enxugamento da Máquina de todos os Governos. Aliás, existem Profissões que mereceriam aumento, como Professores e Policiais, além dos serviços essenciais. Difícil, muito difícil lidar com a questão do Isolamento, mais ainda com o fechamento de empresas, cujos empregados podem sofrer cortes, quando mais necessitam. Muito complicado opinar, mas todos temos opinião, bom seria termos uma receita sem efeitos colaterais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 44 dias

    Assim, a necessidade urgente não é cortar salários de servidores mas uma reforma política que acabe com esta estrutura inchada com uma imensidade de acessores. Só este corte colocaria o nosso país nos trilhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 44 dias

    O que é muito importante é separar o joio do trigo. O que a grande totalidade da população acredita hoje porque sentiram na pele o que é essencial são todos os profissionais que nem sequer são vistos ou reconhecidos no nosso dia a dia. Não estou falando apenas de médicos, enfermeiros, bombeiros, militares... mas aqueles que fazem a nossa sociedade permanecerem de pé. São pilares de sustentação de uma nação e que mal são lembrados porque não aparecem. Quando alguem afirmou no passado que bom político era aquele que não aparecia porque as suas obras eram "enterradas" literalmente, como infraestruturas de água e esgoto que ninguem vê mas na hora que entope começa o corre corre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 44 dias

    Nesta hora, TODOS devem dar sua contribuição, sua cota de sacrifício.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 44 dias

    Quando se fala em funcionários públicos, o povo tem que separar, existe umas classes de funcionários públicos que trabalham muito e ganham pouco, mas quando se fala dos três poderes, esses defecam na cabeça dos trabalhadores que os sustentam com todas as mordomias, e os piores são o congresso senado, assembléias, estaduais e municipais, e o judiciário e esses juízes aínda pensam que são Deus. Esse corona vírus veio pra mostrar o tão quanto é insignificante o poder dos homens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 44 dias

    Notem que a jornalista fala dos altos salários. Quem é contra vai dizer que queremos reduzir salário de professores, enfermeiros, policiais, etc. Acima de um determinado valor, redução sim. Quem ganhou bem por décadas tem um enorme colchão para enfrentar essa crise. Espero que os senadores do PR encampem essa idéia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 44 dias

    Esses cidadãos se acham semi deuses . O prejuízo final vai ficar para o pobre do Bolsonaro resolver o problema. Se der certo ninguém comenta. Portanto, ser der errado o presidente está ferrado com a mídia canhota...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 44 dias

    Todos deveriam dar sua parte de sacrifício. Caso contrário, o governo terá de imprimir muito dinheiro para pagar salários e penduricalhos dos servidores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Road Warrior

    ± 44 dias

    Nossa, Uma jornalista achando que a redução salarial de servidores público, é a mesma coisa do que ir comprar pão na panificadora. Linda, antes de escrever a sua opinião, se informe sobre: Direito Administrativo, Direito Constitucional (irredutibilidade, clausula pétrea, direitos individuais) e segurança juridica. E Retroabilidade da aplicação de norma)... etc, etc Vc é uma piada Jornalista Militante...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • R

      Road Warrior

      ± 44 dias

      Diogo : A irredutibilidade de subsídios é atualmente garantia não só para os magistrados, mas também integra um rol de proteção dos servidores públicos em geral (art. 37, XV CF/88), conforme se observa em alguns dispositivos constitucionais, os membros do Ministério Público (are. 1 28, § 5°, I, "c", CF/88), os Ministros do Tribunal de Contas da União (art. 73, § 3°, CF/88), os oficiais das Forças Armadas (are. 1 42, 3°, VIII, CF/88), e os militares dos Estados e do Distrito Federal e Territórios (art. 42, § 1°, CF/88).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Road Warrior

      ± 44 dias

      CRISTINA GRAEML: A sua reflexão é teorica, e só pode servir para os que entram a partir da sua sanção. Alias se vc pesquisar um pouquinho já faz tempo que o serviço publico usa o teto da previdência para que entrou recentemente.... Reflexão utópica e oportunista.... Ou só mesmo lacração???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Road Warrior

      ± 44 dias

      CRISTINA GRAEML: Propostas absurdas e oportunista aparecem todos os dias, cabe a vc pesquisar e observar a viabilidade jurídica de uma proposição como essa. Por exemplo, alguém aposentado que recolheu ao fundo previdenciário por 40 anos sobre o valor total e não pelo teto da previdência, agora simplesmente deve segundo esse oportunista receber o teto da previdência? Ah mas para isso a Lei teria que retroceder e os valores já recolhidos e atualizados atuarialmente iriam para onde?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diogo

      ± 44 dias

      É garotinho. Todas essas leis não servir pra nada se o país entrar em colapso. Vai reduzindo seus gastos aí pq seu salário vai minguar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      marcos

      ± 44 dias

      Fio... Também sou servidor e conheço todo o "arcabouço" citado por V.Sra. Todavia, tbem "imagino" q todas essas garantias não vão de fato garantir salário integral na minha conta, em havendo uma crise de 50.000.0000 de desempregados. Excelente matéria para reflaxao. Parabéns Cristina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 44 dias

      Vc só confirma o que a jornalista está certa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 44 dias

      Road, acho que você não assistiu ao vídeo, não leu o texto até o fim ou decidiu assumir-se você como militante. O que exponho aí nessa coluna é a proposta já lançada por um deputado federal, o Kim Kataguiri (DEM-SP). É notícia, quer você goste ou não. Com todo respeito à sua opinião, em que parte do texto você me viu defender que discutir redução salarial para todos e não apenas para quem trabalha na iniciativa privada é o mesmo que comprar pão na padaria? Juro que me interesso por entender essa associação que você fez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 44 dias

    Sonhos, nada mais que sonhos..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 44 dias

      Se estamos vivendo um pesadelo, não seria a hora de sonhar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 44 dias

    Tudo isto é filosófico. Mas que as coisas estão distorcidas é fato. Nos seremos a Grécia de alguns anos atrás. É bom pensar nisso logo. Da forma que está não se irá muito longe não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.