• Carregando...
Os Muppets – Conheça as séries de tevê criadas por Jim Henson
| Foto:
Reprodução
Jim Henson, o criador dos Muppets


A estreia de Os Muppets nesta sexta-feira (02) coloca em pauta a obra de Jim Henson (1936 – 1990), um dos nomes mais importantes de todos os tempos quando se fala de marionetes. Isso mesmo, bonecos!

Henson foi um visionário na indústria televisiva e cinematográfica mundial porque projetou fantoches como Caco, o Sapo, Garibaldo, Gonzo e Elmo – entre dezenas de outros – ao status de humanos. Seus personagens ficaram famosos porque pensavam e interagiam com atores de verdade. Tinham personalidade.

Para lembrar um pouco do trabalho de Henson, o Descontrole resolveu lembrar algumas das obras mais bacanas produzidas por ele para televisão. Provavelmente, você já deve ter visto alguma delas…

1 – Muppet Show (1976 – 1981)

Apesar de muito pouco visto na televisão nas últimas duas décadas, o programa que foi um marco nos anos 1970 ainda diverte muito. Cada episódio de meia-hora é repleto de piadas nonsenses (que contrastam muito com o tom educativo infantil d’A Vila Sésamo – outra produção de Henson). Como esquecer as piadas frustradas de Fozzie, ridicularizadas pelos velhos Statler e Waldorf? Ou do assédio público da Piggy ao Caco?

Para sorte do público brasileiro, a Disney disponibilizou no Brasil a primeira temporada da série em DVD. É pouco, mas dá para curtir um pouco do humor maluco de Henson.

Veja a abertura original de Muppet Show:

2 – Família Dinossauros (1991 – 1995)

Muito mais próximo do público nacional, a série contava a história de uma típica família americana… de dinossauros! Baseada em uma ideia de Henson, que morreu antes de ver a atração ir ao ar, a narrativa acompanhava o casal Dino e Fran, em suas aventuras diárias com Bobby, Charlene e Baby.

Cheia de bordões inesquecíveis (“não é a mamãe!”), o grande destaque da série eram as críticas bem humoradas ao American Way Of Life. Nunca me esqueço do episódio da sogra: o que devemos fazer com os idosos de nossa sociedade? Jogar num penhasco, é claro…

Veja a abertura original de Família Dinossauros:

3 – Jim Henson’s The Storyteller

Mais sombrio que outras produções de Henson, The Storyteller narrava contos de fadas da cultura europeia utilizando bonecos horríveis e quase nunca simpáticos. As histórias eram sempre apresentadas por atores consagrados como John Hurt (o Sr. Olivaras dos filmes do Harry Potter) na primeira temporada e Michael Gambon (o Dumbledore dos filmes do Harry Potter) na segunda.

Alguns episódios são muito memoráveis, como o do cavaleiro que faz um pacto com demônios para prender a morte num saco. Só a sinopse já dá vontade de assistir…

Veja a abertura original de Jim Henson’s The Storyteller:

4 – Muppet Babies (1984 – 1991)

Baseado em uma cena musical do filme Os Muppets Conquistam Nova York (1984), Jim Henson criou essa animação com os personagens da série Muppet Show. O programa, que basicamente transportava as piadas nonsenses do seriado para crianças, usava e abusava de referências de filmes famosos – utilizando inclusive cenas de produções como Star Trek e Indiana Jones. Era divertido, especialmente porque resgatava um humor no estilo das animações da Hanna Barbera (não acho que seja por acaso que nunca vemos a Babá no desenho – o que também ocorria com a dona do Tom, no desenho Tom & Jerry).

Veja a abertura original de Muppet Babies:

E aí? Lembra de algum desses programas?

Quer saber mais sobre a obra de Jim Henson e o novo filme dos Muppets? Leia o caderno Gaz + deste sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]