| Foto:

O designer gráfico Fernando Degrossi, 37 anos, venceu o concurso para fazer o cartaz do campeonato de Wimbledon, entre mais de mil inscritos, sua peça foi escolhida para estampar o material de divulgação do Grand Slam britânico de 2016. Formado pela FAAP em Desenho Industrial. Degrossi é um dos donos da agência Unitri, fundada em 2003, e especializada e construção de marcas e respondeu a algumas perguntas do Design de Papel na última semana. Veja as principais abaixo.

CARREGANDO :)

Você ganhou importantes concursos ao longo de sua carreira. Para citar dois, a criação do rótulo comemorativo para os 140 anos  da cerveja Heineken e esse ano,  o concurso para desenvolver o cartaz oficial para a competição de Wimbledon, a mais importante e charmosa competição de tênis do mundo. O que isso mudou na sua rotina profissional?

Publicidade

Degrossi  – Participar de concursos com exposição mundial é uma grande oportunidade do meu design aparecer e estar associado a “marcas” importantes. Depois das conquistas, o meu conceito criativo não mudou, mas o fato dessas marcas acreditarem na minha idéia e consequentemente na solução gráfica adotada, aumentou a visibilidade do meu nome e portfólio, passei a ser procurado quando o assunto é criatividade e hoje ministro workshops e palestras sobre o assunto!

A mistura de significados e signos pode ser considerada uma marca do seu trabalho? Como você definiria seu estilo?

Degrossi  – Misturar é uma característica do meu trabalho. Acredito que uma idéia só será entendida se os elementos que a compõe forem reconhecidos.

Diferente de um artista, um designer não pode ter estilo próprio. O Designer está sempre obedecendo briefings e seu trabalho precisa variar para conectar com diferentes objetivos.

Publicidade

Como surgiu a ideia do #Blendday?

Degrossi – Eu passo dia observando tudo ao meu redor e isso me gera ideias, as vezes memorizadas e as vezes anotadas. Resolvi catalogar essas ideias em um projeto anual. BlendDay é um projeto que mostra uma mistura por dia . São desenhos simples que se conectam pela mesma forma, cor, função, ou seja, coisas que fazem sentido. Elementos bem encaixados, geram algo novo, visto de uma perspectiva diferente. Um acontecimento importante no dia é inspiração para a mistura (ex. Morte do David Bowie, Muhammad Ali,  Separação da Inglaterra da União Europeia, etc…). Algumas vezes tenho uma ideia e quando pesquiso, já tiveram a mesma ideia (pela obviedade), então abandono e parto para outra.

Gosto do minimalismo do seu trabalho. Você realmente leva a sério a frase “menos é mais”. Que dica você daria para um designer?

Publicidade

Eu tento adotar o minimalismo onde acredito que ele seja relevante. Na maioria dos casos, quanto menos elementos forem necessários para expressar uma ideia, mais impactante essa ela será!

Os designers que estão começando precisam AMAR o design. É uma profissão abastecida pelo TESÃO. Só com o tanque cheio é que teremos energia para alcançar tudo aquilo que sonhamos. Reconhecimento é consequência!

Publicidade

 

Confira a entrevista com Fernando Degrossi falando sobre a logo comemorativa que ele criou para a Heineken