Neste ano de celebração de “O poderoso chefão”, o clássico absoluto de Coppola que chega aos seus 40 anos, o blog aproveita uma paradinha para fazer uma homenagem ao grande John Cazale. O “chefão” foi seu primeiro filme. E, no total, ele só teve tempo de aparecer em cinco filmes. Morreu cedo, aos 42 anos.
No papel de Fredo, o irmão tolo e desprezado pelos Corleone, fez algumas cenas clássicas. Por exemplo, quando Pacino ensina a ele o lugar dele ao lado da família, depois de Fredo tomar partido de Moe Green, o dono de cassinos que o havia empregado. A cena final de Fredo no segundo filme é um dos momentos mais marcantes do cinema.
Fora os dois primeiros filmes da saga dos Corleone, apareceu, também ao lado de Pacino, em “Um dia de cão”, de Sidney Lumet. Também nesse é assassinado. Fez ainda outro filme com Coppola, “A conversação”. E, já doente, fez “O franco atirador”. Estava moribundo e só porque sua noiva, Meryl Streep, ameaçou abandonar o papel, não o tiraram do filme.
Deixou uma bela carreira e cinco grandes filmes. Todos são grande cinema. Quantos atores fizeram cinco obras-primas em sua carreira?
Siga o blog no Twitter.
Tirania do crime: até 61 milhões de brasileiros vivem sob o domínio do crime
China, Rússia, Brasil: quem são os parceiros comerciais do Irã que entraram na mira da nova tarifa de Trump
Lula ignora repressão no Irã enquanto celebra prêmio de cinema; acompanhe o Café com a Gazeta
Deputado governista é alvo de operação da PF por desvio de emendas