| Foto:
CARREGANDO :)

Um dos papéis do Nobel tem sido o de revelar escritores importantes para o mundo. Com a bielorrussa Svetlana Alexeivich, vencedora deste ano, começa a funcionar. Ela, que nunca tinha sido publicada no Brasil antes, terá quatro livros editados de uma só vez.

A Companhia das Letras anunciou nesta quinta-feira que comprou os direitos dos livros de Svetlana. Os lançamentos ainda não têm data para acontecer.

Publicidade

Um dos livros a ser lançados é “Voices from Chernobyl” (Vozes de Chernobyl), em que ela ouve as histórias de pessoas que viveram o drama do pior acidente com energia nuclear ocorrido no mundo até hoje.

“Time second hand”, o mais recente livro dela, de 2013, e ainda inédito em boa parte do mundo, fala sobre a população atual das antigas repúblicas soviéticas e da sobrevivência do “espírito soviético” dentro das pessoas.

“War’s Unwomanly Face” traz depoimentos de mulheres que combateram na Segunda Guerra Mundial e que, apesar de terem passado basicamente pelo mesmo sofrimentos que os homens, não tiveram nenhum reconhecimento por seu esforço.

“Last witnesses” fala das memórias das crianças da região durante a Segunda Guerra Mundial.

Pelo pouco que está disponível on-line em inglês da obra dela, os livros parecem absolutamente fascinantes. Agora é esperar para ver como ficam em português.

Publicidade

Siga o blog no Twitter.