• Carregando...

Há uma coisa curiosa na história da música erudita. Nem tudo soa bem a um ouvinte do século 20. Pense bem: embora tudo vá sob o mesmo nome, às vezes, como “música clássica” ou “música erudita”, por exemplo, há várias sonoridades que para nós parecem normais nessas músicas, e outras, não.

Na verdade, o que parece mais familiar para nós é a música dos séculos 18 e 19. A música do século 20 (de Stravinsky para frente) parece exótica para a maioria dos ouvintes. E a de antes do barroco, também.

Na verdade, toda a música medieval, para nós, parece soar como uma música “em formação”. E a do Renascimento, também. como se aqueles músicos, embora tivessem estilos fixos, “prontos”, estivessem, sem saber, preparando algo maior, que nós conhecemos hoje.

Isso se deve principalmente à harmonia diferente. E, eis o ponto do post, boa parte do que nós achávamos estranho foi “corrigido” pelos… holandeses.

Sim, a sonoridade que parece confortável para nós foi em boa parte criada pelos compositores flamengos durante os séculos 15 e 16.

Enquanto boa parte da Europa estava em guerra (como na Guerra dos 100 anos), os povos que viviam na região onde hoje é a Holanda estavam razoavelmente bem. E prósperos.

Isso permitiu que eles tivessem pintores maravilhosos (como van Eick) e músicos incríveis, que são menos conhecidos.

Parte do que esse pessoal fez foi estabelecer uma nova harmonia, diferente da medieval. Agora, era “malvisto” tocar quintas e oitavas paralelas. E era benvisto tocar com harmonia baseada em terças e sextas.

A mesma harmonia que criou os acordes que aprendemos nas primeiras aulas de músicas até hoje. E que são usadas até no punk rock…

Entre os compositores mais importantes dessa época estão Dufay, Ockeghem e Orlando di Lassus. Pus aí um trecho de Josquin.

Quem quiser pode ver bem mais no YouTube.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]