| Foto:

Regra de ouro, risco fiscal, desequilíbrio orçamentário. A lista de problemas financeiros estende-se e cresce a cada dia. Benesses que impactam contas públicas são aprovadas pelo Congresso Nacional. E a lista aumenta a medida que o tempo passa.

CARREGANDO :)

Uma das causas para a dificuldade na gestão dos recursos públicos está na própria legislação arcaica. Sem considerar os conhecidos defeitos nas contratações públicas – que levam à ineficiência e ao risco de corrupção –, as contas públicas são regidas por normas que não mais se encaixam na realidade atual.

Como exceção, há a Lei de Responsabilidade Fiscal (que, infelizmente, sofre com algumas disparidades de interpretação e por confusões de redação). Mas a principal lei que trata das normas gerais de direitos financeiro é de 1964: a Lei 4320/64. Está Lei regula a técnica orçamentária, bem como a contabilidade estatal.

Publicidade

A Lei é antiga. E redigida em meados da década de 1960, quando ainda não se falava em sistemas eletrônicos integrados. Ainda se falava em estampilhas coloridas, parafraseado Alfredo Augusto Becker. Pois bem: para resolver esse curioso anacronismo, vem tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei 295/2016, da Câmara, já aprovado no Senado (o projeto original, no Senado, é de 2009) – apelidado de Projeto da Lei de Qualidade Fiscal.

Essa é a primeira de várias grandes medidas legislativas que visam ao aprimoramento das finanças públicas e está sob regime de Prioridade (conforme o art. 151, II, RICD). Espera-se tramitação célere para a tão aguardada norma geral, que pode trazer bons resultados para as finanças públicas brasileiras.

***

*O blog esteve parado nos últimos meses, mas são tantos e tão variados os assuntos sobre finanças públicas que se torna impossível mantê-lo ignorado.

 

Publicidade

Leituras recomendadas: 

Governo terá dificuldades para cumprir regra de ouro até 2025, prevê IFI” (Senado Federal)

“Municípios montam fundos para poupar royalty” (Valor Econômico)

How to cut the murder rate” (The Economist)

 

Publicidade