i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Coronavírus

Ar rarefeito na política nacional leva brasileiros à morte por asfixia

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 17/01/2021 18:00
morte por asfixia
Falta de oxigênio tem comprometido tratamento de pacientes internados com Covid-19 em Manaus.| Foto: Michael Dantas/AFP

A sensação é bem conhecida por alpinistas de alta montanha: o raciocínio fica confuso, há dificuldade de reconhecer o que é real e o que não é, a cabeça dói, perde-se o equilíbrio nos movimentos e a fadiga se abate sobre o indivíduo. São os efeitos da hipóxia, a falta de oxigênio nas células do corpo, causada pela baixa concentração de gases na atmosfera em altitudes elevadas. Os pulmões não conseguem captar a quantidade de oxigênio necessária para fazer o organismo funcionar. Acima de 8.000 metros de altitude, na chamada zona da morte, as células começam a definhar. Ficar muito tempo lá leva à morte por asfixia.

A asfixia é lenta quando se escala uma montanha gradualmente, com as próprias pernas e mãos. Se uma pessoa fosse levada diretamente ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, na fronteira com o Nepal e a China, porém, perderia a consciência em menos de três minutos e morreria em questão de horas. O organismo não tem sequer tempo de tentar se adaptar.

O ar rarefeito da política nacional provocou uma hipóxia crônica da sociedade brasileira. Em nosso país, como ocorre com os gases na alta montanha, a concentração dos elementos básicos para o funcionamento do tecido social e do organismo público é baixíssima.

Na composição desse ar, o oxigênio é o consenso político mínimo para priorizar o bem estar da população. Mas a polarização ideológica, fenômeno que vem se intensificando há anos no país, torna esse elemento cada vez mais escasso. E leva a sociedade brasileira, lentamente, à morte por asfixia.

Em Manaus, isso não é uma figura de linguagem. A morte na capital do Amazonas por asfixia é real, e rápida, nos alas dos hospitais dedicados a pacientes com covid-19.

Mas a origem é a mesma. A desagregação política fez com que o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) ficassem cultivando desentendimentos ao longo de todo o ano passado, enquanto Manaus protagonizava as piores cenas nacionais da pandemia do novo coronavírus.

Não foi por falta de aviso que o colapso do sistema de saúde do estado e de Manaus se repetiu, na semana passada, com o fim dos estoques de oxigênio nos hospitais. A curva de mortes por covid-19 era ascendente desde meados de dezembro e, conforme alertaram inúmeros especialistas, agravou-se por causa das aglomerações no comércio e nas festas de final de ano.

Aqui, novamente, o ar rarefeito se impõe, mas em nível federal. Tornou-se uma questão de identidade ideológica defender que aglomerações e o contato social intenso não têm nada a ver com taxas maiores de contaminação ou que usar máscaras é inútil. Do outro lado do espectro político, insiste-se em dizer que o único culpado por tudo, até o fim do oxigênio em Manaus, é o governo federal. Há quem afirma isso, mas lota os barzinhos da moda com os amigos ou faz o mesmo tipo de aglomeração que critica o presidente por fazer.

É verdade que o governo federal, em especial o Ministério da Saúde, não tem sido eficiente em lidar com a pandemia. O ministro Eduardo Pazuello esteve em Manaus na segunda-feira passada e foi informado sobre a falta de oxigênio. Nada fez a respeito. Em vez disso, insistiu na promoção do chamado "tratamento precoce", uma ilusão que a Sociedade Brasileira de Infectologia (alinhada com o que recomendam também entidades especializadas nos Estados Unidos e na Europa) afirma não ter eficácia contra covid-19.

Até nisso percebe-se o ar rarefeito da política nacional. Para o presidente Jair Bolsonaro, colocar-se contra o que diz a ciência tornou-se uma questão identitária (os defensores do "tratamento precoce" são uma minoria, de baixa credibilidade, na comunidade médica especializada).

Com isso, inverteu-se a prioridade: em vez de garantir a vacina e uma estrutura hospitalar decente (incluindo oxigênio para quem precisa), incentiva-se medicamentos sem comprovação científica. Para lembrar: vacina e oxigênio têm comprovação científica e podem salvar vidas; "kit covid", não. Tanto é assim que a prefeitura de Porto Alegre (RS) distribui os medicamentos mediante a assinatura de um termo de isenção de responsabilidade, com o aviso: não há comprovação de que funcione.

O ar é tão rarefeito que ciência tornou-se coisa de esquerdista, de comunista. Mas ciência é apartidária. Pergunte a infectologistas sérios que votaram em Bolsonaro, mas se escandalizam com a promoção irracional da hidroxicloroquina.

O vice-presidente Hamilton Mourão tem uma boa dose de razão quando disse que parte do problema está na "indisciplina" do povo — e isso, acrescento, em todas as classes sociais. "A questão é que nós aqui não fechamos nunca, né? Essa é a realidade", disse Mourão, referindo-se às medidas para restringir a circulação e o contato social. Mourão está certo, ainda que tenha falado de maneira cifrada para não parecer uma crítica ao maior incentivador de aglomerações do país e o maior opositor do isolamento social, o presidente Bolsonaro.

Sim, as restrições reduzem o contágio e desafogam o sistema de saúde. E se tivessem sido bem feitas pelos estados e municípios, como fizeram outros países, não precisariam ter durado tanto tempo.

Em condições normais, apoiadores e opositores de Bolsonaro poderiam discordar de quase tudo (nos costumes, na economia, na segurança pública, etc.), mas concordar em adotar medidas técnicas, baseadas na ciência, e não ideológicas contra a pandemia.

A recusa em encontrar consensos está nos levando à morte por asfixia.

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    24/01/2021 14:41:17

    Lendo os comentários, acabo mantendo uma opinião que formei desde o início desse forfé: inútil e inócuo procurar um único culpado ou aliviar para esse ou aquele. É como acidente de avião, vários fatores se conjugam: governos federais e estaduais, municípios, população, incompetência, inoperância, desorganização, corrupção e indisciplina generalizadas. Todos, sem distinção, estão dando suas contribuições para a tragédia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      ADILSON BENEDITO DA ROCHA BORNANCIN

      18/01/2021 18:12:14

      Prezado colunista Diogo.O que anda "rarefeito!" como vc postou,e´a grana que o governo enviou para tds os estados para tratar da Covid-19 e agora parece que sumiram com ela..aí fica difícil,ne´?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Roberto Fakir

        18/01/2021 18:01:46

        Diogo nunca fala das mais de 50.000 mortes no Estado de São Paulo. O modelo para se chegar a essa incompetência desse governo paulista para lidar com essa pandemia ultrapassou os limites da irresponsabilidade. Modelo baseado em castigo para aqueles prefeitos que ousaram administrar suas cidades. Nao estao preocupados nem com saúde nem com vidas. Estão preocupados com 2022. João Agripino se tornou o maior perigo para a política brasileira. Ele e seus "médicos " de araque no Butantan e saude são apenas genocidas(talvez sem querer) apoiados pela Globo e CNN. Médico que não aceita tratamento precoce para qualquer doença é GENOCIDA. Não basta dizer "não funciona". Então "o que funciona"?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          André Sena Pereira

          18/01/2021 15:41:51

          É o primeiro artigo que leio desse articulista na Gazeta. Desapaixonado e imparcial, felizmente. Porém carente de alguns dados médicos. O ministro nada fez em relação ao oxigênio pois isso é problema municipal e estadual. Ele propõe o tratamento precoce pois não é uma MINORIA que aceita tal propedêutica, e os artigos científicos são interessantes e desapaixonados. Vacina funciona, claro, mas tem efeitos colaterais que devem ser revistos com carinho e ciência, logo a atitude do ministério foi clara: quando o benefício é maior que o risco, aprova-se o benefício e se prepara para as complicações. Após a lambança de Mandetta, o general tem se saído muito bem.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcio Da Silva lima

            18/01/2021 14:02:57

            O que vem salvando vidas desde o começo é p tratamento preconhece, seu lixo. Vc culpar o governo federal pelas mortes e ineficiência dos planos de contenção dos Estados e municípios é falta de caráter

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              18/01/2021 13:08:56

              E mais, o tratamento precoce salvou e salva sim muitas vidas. Sou testemunha de quantos foram curados por terem feito o tratamento preventivo ou por se tratarem logo no inicio da contaminação com o protocolo de medicamentos receitado por milhares de médicos pelo Brasil afora. Eu disse, Shelp, por milhares médicos pelo Brasil afora, certo? São tão bobinhos esses médicos. São negacionistas, anti ciência, né? Vai ver pra vc, delinquente, como é para a imprensa lixo -mais internamentos, mais mortes é interessante, assim tem como culpar o "Bozo". Cabra safado!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                18/01/2021 13:28:48

                O delinquente aí faz perorações sobre falta de oxigênio. Para ao fim e ao cabo tentar imputar responsabilidades ao governo federal, e, claro, como não poderia deixar de ser, ao "Bozo", o bode expiatório pra tudo, né Shelp? Bilhões são enviados aos estados e municípios, aí falta oxigênio em Manaus, culpa de quem?, do Bolsonaro. A delinquência intelectual de certos jornalistas - fazendo malabarismos retóricos - pra imputar danos ao presidente da república - é orquestrada e asquerosa. O Shelp, quantos bilhões mesmo o governo federal mandou p/ os estados exatamente p/ que não acontecesse esse tipo de problema? Diz aí valente...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Ariadne Vinha Seixas

                  18/01/2021 12:27:56

                  Tava indo bem, até dizer que a vacina tem comprovação científica e que quem defende o tratamento precoce é a comunidade médica de baixa credibilidade. Com certeza o autor do texto sabe mais do que os médicos de “baixa credibilidade”.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Prestes

                    18/01/2021 12:20:42

                    Um pouco de "ciêncoa" então... Máscaras em pessoas saudáveis não tem qualquer impacto no controle da propagação do vírus. Quarentena de pessoas saudáveis nunca foi feito na história e não tem qualquer benefício na contenção do vírus. Afinal, quem está saudável NÃO CONTAMINA. Os PIORES resultados mundiais foram obtidos com máscaras e quarentena, além da destruição da economia. Remédios contra doenças autoimunes e anti-alérgicos travam respostas inflamatórias do corpo, foram amplamente testados e são usados há décadas com esse objetivo. O COVID é um vírus contagioso mas de risco desprezível para crianças, jovens e pessoas com saúde. Berram"ciência" para impor maluquices sem amparo científico.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • F

                      Freitas

                      18/01/2021 13:26:55

                      Eduardo, você já ouviu falar dos ASSINTOMÁTICOS? Eles transmitem o vírus. E os "saudáveis" que não se protegem têm mais probabilidade de se infectar... Portanto, usar máscara é uma proteção para os dois lados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Mauricio Conde

                    18/01/2021 11:35:25

                    Muito bom texto. Nem a pandemia serviu para arrefecer a polarização política. Lamentável.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Curitibano

                      18/01/2021 11:10:49

                      Não há melhor exemplo para o descaso com a população do que a insistência em se realizar eleições em plena pandemia. Basta ver que os casos cresceram em todo o país no período eleitoral.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • N

                        Nm

                        18/01/2021 10:53:58

                        Questiono o critério de escolha da GP. Jornalismo sério não distorce fatos e informações para justificar o que alguns "jornalistas" escrevem tipo MVR. Distorcer fatos e informações para justificar ataques a quem quer que seja é DESONESTIDADE. LAMENTO MAS ESTOU A PONTO DE CANCELAR MINHA ASSINATURA.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Jaime Junior

                          18/01/2021 10:09:25

                          Acho que o incidente de Manaus quem tem menos culpa é o É o governo federal. Quanto ao tratamento precoce parece que o jornalista esquece de mencionar os estudos feitos por comprovação clínica na Australia, Africa etc. Se não faz bem, mal também não faz.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            18/01/2021 11:33:08

                            'É falso que o governo da Austrália recomendou à toda população que tomasse a ivermectina como medida preventiva contra a covid-19 e que, depois disso, o número de casos no país caiu. A afirmação foi feita em um vídeo viral pela médica Cecília Pimenta. O único tratamento contra a doença aprovado pela Austrália foi o remdesivir, que só deve ser prescrito para pacientes graves. Antes disso, o país adotou medidas como distanciamento social, higienização das mãos, restrição de viagens e lockdown. A Universidade de Monash, que lidera a pesquisa australiana sobre o uso da ivermectina para tratar o novo coronavírus, afirmou ao Comprova que nem sequer iniciou o teste em humanos."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sartan

                            18/01/2021 10:42:57

                            Ministro sabia da situação e não fez nada , mas a culpa e de tudo menos do governo imaculado , imagina se que tivesse no governo tomando as mesmas atitudes, fosse do lado que vocês não gostam , já estariam raivosos e gritando e esperneando mas como é a favor do seu lado passam o pano

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Silvio Eugênio Carvalho de Paula

                          18/01/2021 4:22:35

                          Vacina devem ser levados em conta para o combate à pandemia. O restante em relação a Manaus é resultado, como tudo de ruim de no Brasil, da negligência histórica dos governantes do país.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Silvio Eugênio Carvalho de Paula

                            18/01/2021 4:20:34

                            Uma vez vi um debate, muito bom inclusive, promovido por esse jornal com seis participantes, três a favor e três contra à hidroxicloroquina. Os três a favor deram dados práticos de sua atuação como médicos na linha de frente ao tratamento, inclusive um deles enviando um alerta as pesquisas mal feitas (ou mal intencionadas) divulgando o resultado do uso da cloroquina. E não somente a cloroquina, vi um médico da UFRJ demonstrando que o tratamento precoce, expondo inclusive suas limitações, também ajudou em muito no tratamento dos seus pacientes. Digo tudo isso pois pelo que me parece não é uma minoria que defende o tratamento precoce. Acho que todos os tratamentos alinhados, inclusive a

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tupinambá

                              18/01/2021 2:28:44

                              A falta de oxigênio também está afetando a memória do colunista! Primeiro, por esquecer deliberadamente da determinação do STF, delegando a condução das ações sanitárias do Covid para estados e municípios. Segundo, esquece também da liberação de R$ 2 bilhões para o estado do Amazonas e 900 milhões apenas para Manaus! Isso como se sabe resultou num dos maiores escândalos do Covidao, inclusive com a secretaria da saúde do estado que foi presa! Mas como o ar está muito rarefeito na bolha do colunista, ele concluí que o grande culpado é o povo que se aglomerou e o ministério da saúde que entrou no problema há apenas 1 semana... realmente, falta de oxigênio é um problema sério!!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • A

                                Ariadne Vinha Seixas

                                18/01/2021 12:29:55

                                Perfeito.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              TIAGO

                              18/01/2021 1:56:09

                              E é bom lembrar q a mídia e inúmeros "jornalistas", por vontade própria e contrariando a imparcialidade q exige a função, fazem parte da política nacional. São atores políticos mentirosos, que propagam pontos de vista como se fossem verdades. São do mesmo naipe dos senadores e deputados, presidentes e governadores, são políticos sujos q querem ser tratados como se estivessem limpos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Leivas Bastos

                                18/01/2021 1:28:27

                                Tratamento precoce funciona e há diversos artigos que comprovam a eficácia (por sinal, onde está o artigo do CoronaVac?). Só os incautos, os desonestos e os hipócritas negam o tratamento precoce. Porto Alegre está certíssima. Temos que liberar essa possibilidade para a população.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • L

                                  Luciano

                                  18/01/2021 4:58:08

                                  Todos os artigos sobre eficácia da cloroquina foram refutados. Todos. Todos Metodologicamente mal conduzidos. Achismo não é ciência.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Antônio Carlos

                                  18/01/2021 2:28:45

                                  Até os Diretores da Anvisa afirmaram inexistir hoje tratamento precoce nenhum!!!! Duro golpe, hein???

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  TIAGO

                                  18/01/2021 2:01:19

                                  È vdd. Bem notado. Se para provar a eficácia de medicamentos é preciso de artigo científico então para vacina está faltando o artigo. Lembrando q ser a favor da vacina sem artigo cientifico é ser negacionista e obscurantista...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Plinio

                                17/01/2021 22:36:43

                                Triste ver os governadores e prefeitos se aproveitando das verbas do tesouro para enriquecimento às custas de mortes.O Amazonas já tinha mostrado que não estava bem gerenciado desde abril de 2020.Fizeram experimentos com onze pacientes para desmoralizar o tratamento com hcq ,matando todos com doses três vezes maiores que as preconizadas. Belém tb esteve em caos e o governo federal socorreu.Parece que o norte do país ignora que os demais estados estão acompanhando os desvios.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  Antônio Carlos

                                  18/01/2021 2:25:58

                                  ?!?!?!?! Eita post confuso!!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Dilbert

                                17/01/2021 21:55:35

                                Excelente. Só lembrando que, com mais de 10% das mortes do mundo (e menos de 3% da população), a nossa desunião e falta de responsabilidade coletiva mostram o quanto regredimos como país. Triste circo de horrores capitaneado por um palhaço aloprado e uma seita de negacionistas fanatizados. Erramos em quase tudo, menos no trabalho heróico dos profissionais de saúde. E seguimos afundando, sem Saúde, sem Educação e sem direção, mas com armas nas mãos das milícias de plantão.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.