i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Coronavírus

Por que é tão difícil acreditar nos fatos da pandemia

  • Por Diogo Schelp
  • 14/06/2020 18:00
Por que é tão difícil acreditar nos fatos da pandemia
| Foto: Evaristo Sá/AFP

Para algumas pessoas, é muito difícil se conformar com o ritmo alucinante com que os fatos mudam no mundo contemporâneo. Vivemos uma era disruptiva, repetia-se à exaustão em palestras de autoajuda corporativa antes mesmo de chegar essa nova e terrível doença respiratória. O novo coronavírus aumentou a percepção de incertezas — científicas, sociais, econômicas e, no caso do Brasil, políticas — e de quebra acelerada de paradigmas. Mudam muito rápido, esses fatos da pandemia.

Em sua live semanal no Facebook, na última quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro estimulou os cidadãos brasileiros a entrar nos hospitais dedicados ao tratamento de pacientes com covid-19 para colher provas em vídeo de que não estão tão cheios como indicam as estatísticas que vêm sendo divulgadas. Bolsonaro considera que os números de mortos e infectados pelo novo coronavírus são superdimensionados — e chegou a acusar seu ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), de ter contribuído para "inflar" os dados. Não foi a primeira vez que o presidente colocou em dúvida os fatos da pandemia.

Bolsonaro estava convencido, no início da pandemia, de que a covid-19 não passava de uma "gripezinha" e confiava na previsão de seu ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), de que os óbitos pela doença no Brasil não passariam de 2.100. Naquele momento, havia previsões para todos os gostos; das mais otimistas, como a de Terra, até as mais pessimistas (apocalípticas, como preferem alguns), como a do Imperial College de Londres. Menos de dois meses depois, os fatos vão se consolidando e provando que de inofensivo o novo vírus não tem nada.

Mas por que é tão difícil aceitar que as estimativas otimistas estavam equivocadas e que os fatos são outros? Como justificar uma desconfiança tão grande a ponto de arriscar a própria saúde e a de pacientes e funcionários de hospitais para invadir enfermarias e filmar leitos supostamente vazios?

O biólogo computacional e matemático americano Samuel Arbesman publicou um livro, em 2012, que procura compreender a durabilidade dos fatos e por que as pessoas têm mais facilidade para aceitar as mudanças de alguns deles em detrimento de outros. Em The Half-Life of Facts: Why Everything We Know Has an Expiration Date ("A Meia-Vida dos Fatos: Por Que Tudo Que Nós Sabemos Tem uma Data de Expiração", sem publicação em português), Arbesman identifica três categorias de fatos, de acordo com o tempo que eles levam para mudar.

Há os fatos que mudam muito rapidamente, ou seja, que estão em constante transformação. Entre eles estão, por exemplo, as oscilações na bolsa de valores e as variações climáticas. As pessoas se conformam mais facilmente com fatos que mudam constantemente. Aceita-se com naturalidade que uma manhã fria e cinzenta dê lugar a uma tarde de sol ou que, após um dia de alta na bolsa, o mercado abra com queda nos negócios.

No outro extremo estão os fatos que mudam muito lentamente, depois de vários séculos ou milênios, ou que nunca mudam. Entre eles estão o número de continentes no Planeta ou a quantidade de dedos que os seres humanos têm nas mãos e nos pés. São fatos tão duradouros e consolidados que tornam-se inquestionáveis.

Entre essas duas categorias estão os fatos que mudam nem tão rápido, nem tão devagar. São aqueles que modificam-se ao longo das décadas (a exemplo dos costumes sociais), dos anos (se comer ovo faz mal ou não para a saúde) ou de meses (como os conhecimentos a respeito do novo coronavírus). Fatos assim são mais difíceis de assimilar.

Conflitos de gerações encaixam-se nessa categoria, que Arbesman chama de "mesofatos". Por exemplo, costuma ser mais difícil para alguém que se tornou adulto em uma época em que as pessoas quase não se divorciavam aceitar e entender as novas configurações familiares da atualidade. A sensação que se tem quando os "mesofatos" mudam — quando há modificações na sociedade em que vivemos, por exemplo — é de que perdemos um pouco o controle sobre a nossa vida.

A pandemia do novo coronavírus provocou grandes mudanças em fatos consolidados ao longo de décadas e acelerou outras, já em curso. São transformações nas relações pessoais e de trabalho, nos cuidados de higiene, nos paradigmas econômicos e do papel do Estado, nos métodos de ensino e até na forma de fazer ciência, pela primeira vez sendo obrigada a produzir conhecimento em tempo real e sob escrutínio constante do público não acadêmico.

A adaptação é difícil para todos, mas, para alguns, aceitar os novos fatos é mais desafiador. Para quem desconfia até mesmo de fatos consolidados há séculos, como o de que a Terra é esférica e não plana, é praticamente impossível.

A boa notícia é que as pessoas com dificuldade de aceitar os fatos da pandemia são uma minoria. Em média, oito em cada dez brasileiros confiam nas informações sobre a pandemia veiculadas por jornais televisivos (a proporção é de sete em cada dez no caso dos sites de notícias), segundo pesquisa Datafolha de abril.

Os desconfiados parecem se concentrar no núcleo de cerca de 30% dos brasileiros que aprovam a gestão de Bolsonaro. Por conveniência política ou por sua própria dificuldade em se adaptar à mudança dos fatos, é a eles que o presidente apela para colocar suas vidas em risco ao invadir hospitais para provar uma mentira que não existe.

Siga-me no Twitter (@DiogoSchelp) e no Facebook (@ds.diogoschelp)

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 3 minutos

    Quer dizer que os " desconfiados " são o adeptos de Bolsonaro ? É mesmo.? Simples assim .. BOLSONARO 2022 !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vera Lygia Giannini

    ± 55 dias

    Bem, Diogo, pelo visto você é um opositor do Presidente Bolsonaro e um dos que acredita nas notícias dos jornais televisivos( imagino da globo)e nas pesquisas do Datafolha. E eu faço parte dessa minoria de 57 milhões de pessoas que votaram no Presidente e que apesar de suas atitudes impulsivas e muitas vezes incompreendidas.... acredito, sim, que há informações capciosas sobre o número divulgado de óbitos pelo covid. Sabe por quê? Porque ningu Guerrém mais morre por outras doenças. Ou será que subestimam a inteligência de alguns brasileiros??? A doença aí está, tão danosa quanto o foi a H1N1. E na época a vida continuou sem que ninguém questionasse o número de mortes. A guerra é política!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 55 dias

    Ate quando a Gazeta do Povo vai dar espCo para esse jumento vermelho. Que ****. Mande ele para a Foice de São Paulo. Lá ele estará em casa. Fora Diego, pare de nos encher o ****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MILTON DE JESUS VELANI

    ± 55 dias

    Sr. Diogo, ninguém desconfia dos números do Corona, mas graças a mídia tipo a revista que o sr. trabalhou durante 18 anos, só se morre de Corona. Sobre a gripizinha que tanto o sr. debocha, quem primeiro usou esta expressão foi o gov de São Paulo e o prefeito da maior cidade do país, junto com a secretária de saúde da época, mas isto antes do carnaval, onde se faturou muita grana, isto que os "30" não entendem. Para de escrever idiotice e escreva coisa séria, principalmente sobre os roubos que estão fazendo em nome do virus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FANAIA

    ± 55 dias

    SR DIOGO NÃO VOTEI NO BOLSONARO, MAS ERRAR É HUMANO. TRUMP E SEUS ACESSORES ERRARAM, A ITÁLIA,A FRANÇA , ALEMANHA, REINO UNIDO E A ESPANHA, TAMBÉM ERRARAM, ISSO INFELIZMENTE É COMPREENSÍVEL. ASSIM É A VIDA, TEMOS QUE ENTENDER E COMPREENDER E PERDOAR.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex

    ± 56 dias

    "Os desconfiados parecem se concentrar no núcleo de cerca de 30% dos brasileiros que aprovam a gestão de Bolsonaro. " Parece que esse cara tá viajando na maionese. Parece que esse escrevinhador quer adivinhar a opinião das pessoas que discordam dele. Parece..., parece..., parece...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 56 dias

    Quem falou, além do Bolsonaro, que era uma gripezinha foram Dr. Drauzio e o Governador Doria , isto antes do carnaval, porque eles precisavam agradar seus senhores e faturar na festa para o povo, embora naquele momento eles não estavam preocupados com o povo Agora colocar o Datafolha como algo confiavel é menosprezar a inteligencia alheia Quanto ao total de mortes devido só ao corona virus ,nós só saberemos após tudo isto passar Senhor jornalista, voce dai terá uma imensa supresa quando for confrotado com a verdade.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON

      ± 56 dias

      Concordo totalmente com o fato dos jornalistas e outros ditos peritos de todas as espécies ( estatísticos ,fazedores de programas de simulação ,politicos ,médicos enfatuados , "cientistas" de todos os naipes , e toda a fauna humana movida à maldade..) serem surpeendidos pelos números que virão . Mas fico triste porque eles nem vão enrubescer ,não faz parte dos espíritos dessa gente se auto analisar .Vão se preparar para a próxima ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 56 dias

    Existem FATOS a respeito , ou apenas achismos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Rodrigues da Silva

    ± 56 dias

    Outro esquerdista que não aceitou a derrota, quem confia em "DATA FOLHA", a gazeta tá a pé de colunista...................

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 56 dias

    O Covid19 no Brasil contaminou especialmente a verdade. Não há no que acreditar, a realidade dos fatos nos está sendo negada, a rigor estamos perdidos. Do outro lado temos a ignorância, tanto dos que negam a pandemia quanto dos que estão doentes de pânico em relação a ela, paralisados de corpo e alma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 56 dias

    Mas esse muar vai indicar como fornecedor de dados a datafalha? Do texto: "segundo pesquisa Datafolha de abril" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/diogo-schelp/por-que-tao-dificil-acreditar-fatos-da-pandemia/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados. O oráculo que disse que Bolsonaro perderia m todos os cenários no 2º turno! Vá pastar mais um pouco pois deve estar com fome.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nico Gavelick

    ± 56 dias

    As pessoas precisam aprender a separar as coisas. Acreditar nos dados divulgados por autoridades brasileiras (nos da China, não acredito) não significa, por exemplo, ser favorável a um isolamento que não acaba nunca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo eduardo cajazeira

    ± 56 dias

    Alguém da sua família já morreu? Espero que ainda não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vagner Adalberto Sonsin

    ± 56 dias

    Eu não confio na midia e não aprovo o governo Bolsonaro, onde me enquadro?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 56 dias

    8 em cada 10 confiam em jornais diz o DATAFOLHA. Sério ? Eleitores de Bolsonaro desconfiam de gente mentirosa e isso é ruim ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Richard Murdoch Montgomery

    ± 56 dias

    Um fato: vc não deveria estar escrevendo para esta revista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luciano

      ± 56 dias

      Bolsomínion detected!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 56 dias

    Só fanático mesmo para continuar apoiando este desgoverno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Roberto

      ± 56 dias

      Os gênios e letrados apoiavam os governos luladrão e dilmanta...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 56 dias

    De uma suposição "Os desconfiados parecem se concentrar no núcleo de cerca de 30% dos brasileiros que aprovam a gestão de Bolsonaro." você chega à brilhante conclusão de que somente quem aprova Bolsonaro possui dificuldade de se adaptar à mudança dos fatos. Mais cuidado ao escrever é necessário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JESIEL

    ± 56 dias

    O número de mortes ocorridas e registradas no Brasil, nos últimos dez anos, aumentou 21,2%, passando de 1.055.672, em 2008, para 1.279.948, em 2018. Os dados, divulgados hoje (4), fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      JESIEL

      ± 56 dias

      Fonte: agência Brasil EBC

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JESIEL

      ± 56 dias

      Se decidirem atribuir 10% disso ao covid 19, dá pra alarmar bastante a população

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 56 dias

    ESTATISTICA TEM QUE SER BEM ANALISADA: Ex: voce4 come 10 frangos eu nenhum = media de 5 por cada um??? Mas você comeu 10 eu ZERO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo OL

    ± 56 dias

    Que mundo tu vive, a OMS emite opiniões contraditórias frequentemente. A ciência ainda não tem um parecer definitivo sobre o vírus chinês. Bolsonaro foi eleito com 60 milhões de voto. O vírus chinês quebrou a economia do Ocidente, parecendo que foi usado como instrumento de engenharia social para acabar também com as liberdades individuais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Ricardo Costa Pinto

    ± 56 dias

    Quem deu espaço para esse ****** verminoso oriundo da revista mais canalha do Brasil? Assim não dá Gazeta do Porco!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 56 dias

    Convido o ativista jornalista a observar a realidade de um país continente em que há capitais com milhares de mortos aqui e dezenas acolá; além dos paises em que a população pobre teve acesso ao remédio CLOROQUINA; o que curou o povo e freou o crescimento da morte. Mas, 100 bilhões disponíveis pra Pandemia é um argumento forte demais pra quem um dia pensou ser decente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Ricardo Costa Pinto

    ± 56 dias

    Quem deu espaço para esse ****** verminoso oriundo da revista mais canalha do Brasil? Assim não dá Gazeta do Porco!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alcir Carlos Sereni

    ± 56 dias

    Um número solto, apenas, não significa muita coisa, 40.000, é muito ou pouco, depende de como é cotejado, por exemplo, nestes 3 meses morreram quantos brasileiros?, 250.000, será?, outra conotação válida, no primeiro semestre de 2018, morrerão quantos? e 2019?, e assim colocados em comparativo com 2020. Acredito que não haverá nenhuma morte a mais, e não ficará um vivo que não deveria morrer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 56 dias

    Pela alegria e a cara de vitória dos apresentadores da imprensa esquerda, é que não dá para acreditar muito nestes números e apocalipse apregoado por ela que esta botando medo na população levando a ao pânico, depressão, baixa imunidade e adoecimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 56 dias

    O que o "jornalista" vermelhinho não percebe é a fria realidade dos números, são INFELIZMENTE, pois cada morte é chocante, 40.000 mortes em 220 MILHÕES de habitantes. Com esse número não é matematicamente possível os hospitais estarem lotados, salvo alguns POUCOS focos locais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 56 dias

    Blablabla do pseudo jornalista. seu texto tem um único objetivo: enfraquecer o presidente. Dizer que é ele o responsável por tudo o que há de mal por essas bandas tupiniquins. Seu artigo é eivado de preconceito e ladismo. Sabemos nós - pelo menos os que raciocinam ´que o teu negócio Schelp, não é fazer jornalismo, é cria narrativas pra, quiça, até derrubar um presidente legitimamente eleito. Sem dinheiro e com um celular à mão. É bom que se lembre desse pequeno detalhe né Schelp? Em tempo: O presidente não mandou invadir hospitais coisa nenhuma. Fake. Filmar é pra mostrar como os hospitais - na maioria - estão ociosos - invasão é invenção da imprensa canalha, né?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 56 dias

      É mesmo, dá pra ver o nível. Eu imagino qual é, né valente? Vc não suporta é ter que admitir que o Bolsnonaro - com erros e acertos, não é perfeito , alguém aí é? - nas sua ações e falas estava certíssimo. Defendia a economia - vc tem o seu garantido? É funcionário público? É rico? - os empregos e os empreendedores. Defendia uma quarentena parcial. E isso, valente, não quer dizer não tomar cuidados, hein? Defendia o uso desde o inicio da pandemia do uso de um coquetel de medicamentos e, claro, a cloroquina. Parece que ele estava certo né inteligente?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jose

      ± 56 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Domingos Marconato

    ± 56 dias

    Acreditar em pesquisa do data folha. essa é demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 56 dias

    E para os que começarem com sintomas sugestivos de coronavirus o seu médico vai medicar com hidroxicloroquina, azitromicina, sulfato de zinco, vitamina D e a vida segue...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 56 dias

    Quem acreditar somente em informações de jornais e televisões estão no caminho da morte mesmo. Acreditem em seus medicos de confiança e sigam em frente. Que a virose é grave todos sabemos e que os cuidados de higiene são necessários tambem mas transformar tudo isso em pânico é coisa do satanás. Façam isolamentos necessários sem esquizofrenia, pratiquem exercícios, alimentem bem e cuidem-se. Tudo vai passar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 56 dias

    Outra matéria escrita com a bunda, um lixo. Ninguém duvida da pandemia, nem os "30%" (segundo o datafoice), o que se questiona é a falta de transparência de dados, a manipulação da opinião pública pela imprensa militante descarada e as medidas esdrúxulas de quarentena como proibir as pessoas de tomarem sol nos parques. Só isso. Mas vem um militante descarado escrever coluna na Gazeta tentar colar nos eleitores de Bolsonaro a pecha de loucos e desinformados. Diogo Schelp é um lixo militante descarado, se escreveu na VEJA não serve p/ Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    ± 56 dias

    Diz o ditado popular que "o pior cego é aquele que não quer ver"; posto isto, afirmo que parcela significativa da população tem a pior das cegueiras ao não aceitar que este cara não está preparado para exercer o cargo ao que foi alçado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heros Musial

    ± 56 dias

    Estou na Europa ha quase 30 anos. Estamos saindo da crise e no pais onde moro ja esta quase tudo normal. Isso porque o povo e civilizado e sabe ler e nao foi educado por partido como o PT. Sendo assim, todos respeitaram o tempo necessario o isolamento e os politicos sao pessoas educadas e aqui na Polonia, 100% dos deputados sao formados e raramente aparece casos de corrupcao. O que fizeram no Brasil foi uma imbecilidade, pois quiseram fazer como na Europa. Como todo mundo ai esta roubando aproveitando-se das compras sem licitacao, os casos de morte por covid (incluindo aqueles que chegam ao hospital com 5 tiros e dao uma tossida antes de morrer) nunca vai acabar. Sofro com isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio Lourenço Carneiro Barbosa

    ± 56 dias

    Tava indo bem. Até o último parágrafo, onde fez uma assertiva descabida, que fala muito mais sobre o autor do que sobre as pessoas descritas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Soares

    ± 56 dias

    Que gisnastica para descredenciar quem discorda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 56 dias

    Acho que deveriam perguntar aos parentes dos mais de 40 mil mortos (e aumentando) pela Covid19 se ela existe mesmo ou não. Gripezinha, bobagem....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Ricardo Costa Pinto

      ± 56 dias

      E os defensores do praga chinesa só tem isso aqui ao seu lado. Discursinho emocional. Aim, não foi parente seu; aim, tomara que você morra sufocando. Depois, vem com o popular "pesquisas mostram". Estou muito de **** cheio dessa esquizofrenia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 56 dias

    Obrigado Robson Palau (Médico) que abaixo esclareceu os fatos. Que artigo desclassiifcado. Olha isso: 70% das pessoas acreditam nas informações dadas sobre a pandemia. Nos jornais, e programas televisivos e sites de notícias. Segundo o Datafolha em Abril. Bom de lá pra cá até a OMS está desacreditada. Os 30% que não acreditam são os apoiadores de Bolsonaro. Segundo quem? Diogo o senhor pode estar com sequelas do "Correspondente de Guerra".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Robinson Palau

    ± 56 dias

    Sou médico da linha de frente no RJ! A realidade é que os plantões são mais tranquilos... Muito mais tranquilos! O número de vagas disponíveis aumenta a cada semana! O número de internações reduz e os atendimentos nas emergências é menor! Interno menos, intubo menos! Caminhamos para melhora do quadro epidemiológico apesar dos "especialistas" dizerem o contrário!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      EPM

      ± 56 dias

      Para os especialistas, quanto pior melhor. Estranho, mas eles não querem que a COVID passe, eles querem derrubar os que pensam diferente deles, mesmo para isso instaurem o caos. E boa sorte na frente de batalha. Não só do COVID, morrem milhares todos os dias por causa dos mais variados motivos e muitos na frente de vocês médicos. Profissão para poucos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Taiguara

    ± 56 dias

    Por quê os dados sobre ocupação de UTI,s e Hospitais de Campanha não são públicos e transparentes? Esse debate só existe porque essas informações estão escondidas da população, teria sido importante o colunista ter traído esses dados para comprovar sua tese.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raphael

    ± 56 dias

    Mas o Bolso não mente.. ele mandou desligar o aquecedor da piscina para economizar energia...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis_GonzagaBR

    ± 56 dias

    Articulista que usa Datafolha como referência já mostra suas credenciais, e escancara os motivos pelos quais escreve. É tão digno de confiança quanto a OMS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APARECIDO JOSE DA SILVA

    ± 56 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      EPM

      ± 56 dias

      Pelo contrário. Somente a esquerda acha que só a COVID existe e mata a população. Se fosse assim, estaríamos no lucro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Domingos Marconato

      ± 56 dias

      caro Aparecido, se vc me chama de gado, eu tenho o direito de chamá-lo de cadela, de *****, cabrito, de animal que eu quiser.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 56 dias

    Nem todas as verdades são verdadeiras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eric Araujo

    ± 57 dias

    Excelente sugestão de leitura!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Cesar Batista Martins

    ± 57 dias

    Hospital vazio de campanha sim que vi

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SUELI APARECIDA FERREIRA DE GODOY

    ± 57 dias

    Humhum.....tá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.