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As redes sociais e os sites especializados em reclamações tem se tornado uma oportunidade para o desabafo de muitos consumidores insatisfeitos com produtos ou prestação de serviços. Já se torna cada vez mais comum quando se realizam buscas na internet sobre grandes empresas encontrar logo na primeira página inúmeras reclamações, mesmo que já tenham sido resolvidas.

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Isso tem se tornado um meio pelo qual outros consumidores recorrem ao buscar opiniões antes de adquirirem algum produto ou serviço.

A facilidade com que um consumidor insatisfeito pode se expressar na internet tem preocupado muitas empresas, fazendo com que monitorem a sua marca na internet, como forma de medir os índices de satisfação de seus clientes.

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Essa mesma facilidade proporciona ao consumidor a possibilidade de expor a sua insatisfação de tal forma, que em alguns casos ultrapassam a linha da reclamação/ofensa.

Já existem muitas ações judiciais de empresas que se sentiram ofendidas com as reclamações exageradas de clientes, como no caso de um aluno de uma escola, que após registrar a sua insatisfação de forma ofensiva em um site de reclamações, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios ao pagamento de R$ 9 mil de indenização para a escola.

Assim, ao expormos nossa insatisfação devemos ter cuidado para não ultrapassar os limites.