i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Educação e Mídia

Foto de perfil de Educação e Mídia
Ver perfil
LIDERANÇA

Aspectos primordiais para o gestor escolar na atualidade

  • Por Educação e Mídia
  • 07/04/2020 15:42
Aspectos primordiais para o gestor escolar na atualidade
| Foto: jcomp - br.freepik.com

Estamos vivendo atualmente um momento ímpar e extremamente novo. A crise causada no mundo pela pandemia, pelo corona vírus tem nos obrigado a mudar nosso cotidiano, hábitos, relacionamentos, formas de socialização e/ou como lidar com a falta de socialização. Na minha opinião, nunca mais seremos os mesmos após esse período, a forma de “viver a vida” será diferente. Com a gestão escolar não será diferente. Mas com certeza o “olhar” atento do gestor estará sempre voltado a três grandes: pessoas, processos e tempo. Por isso, em qualquer contexto e realidade, é fundamental que o gestor aprenda a liderar pessoas, dominar processos e planejar o tempo.

Liderar Pessoas

Vamos começar abordando o aspecto mais importante de todos, liderar pessoas. Todo gestor precisa compreender a liderança, quais os melhores caminhos, técnicas e recursos para dominar a gestão de pessoas. É sabido por todos que ter uma construir e manter uma boa equipe é fundamental para o bom andamento da escola e, consequentemente da gestão escolar. Assim, o gestor precisa conhecer e compreender pessoas, conhecer profundamente a sua equipe, seus talentos, e como utilizá-los a seu favor. Só assim, poderá exercer com excelência a liderança, sempre buscando novos conhecimentos e novas formas de desenvolvimento.

Dominar Processos

Aqui, vou usar o termo “Coisas” para definir a execução de processos e o controle de materiais. Mas, o gestor escolar, na maioria dos casos, acaba focado apenas na execução dos processos.  Desta forma, se você dominar estas “Coisas”, você aumenta e muito as suas chances de ser um gestor de sucesso. Mas, entender  processos e como inseri-los  no cotidiano da escola, exige conhecimento e esforço, principalmente na área educacional, já que, usualmente a formação inicial dos gestores escolares provem dos cursos de licenciaturas, que na sua grande maioria, não contemplam os fundamentos da administração e a discussão dos processos em sua estrutura. Isso demanda dos gestores um desenvolvimento contínuo e externo a sua área de formação inicial, ou seja, sair do conforto, sair da “casinha” para buscar tais elementos em outras áreas.

Planejar o tempo

E, o último, mas não menos importante dos três, é planejar o tempo. Quando falo em planejar o tempo, falo em planejar o futuro, traçar estratégias, organizar tudo o que vai ser feito.  Para aprender os processos de planejamento, planos estratégicos e outras ferramentas que nos auxiliam a estruturar melhor nosso tempo, muitas vezes é necessário aprender a beber de outras fontes, principalmente da administração. Afinal, de nada adianta termos uma equipe excelente, dominarmos os processos e não sabermos planejar o que fazer com estes recursos.

Portanto, o gestor escolar precisa compreender e dominar estas três importantes habilidades e, todas têm em comum a incessante busca pelo conhecimento. Então, caros colegas educadores e gestores, para desempenhar um bom trabalho, é fundamental estar constantemente estudando, se aprimorando e se desenvolvendo para desempenhar seu papel com maestria.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre educação, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.