Imagem: Revista Crescer - Globo.com| Foto:
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No momento da escolha de uma escola, os pais devem ter clareza na forma como concebem a educação de seus filhos, quais suas convicções, crenças e expectativas. A partir dessa análise, podem procurar escolas que reflitam, por meio de sua proposta pedagógica, a proximidade com a concepção familiar. Além disso, o espaço físico da escola também conta muito. A aprendizagem acontece em diversos ambientes, não somente nas salas de aula. Escolas com infraestrutura diversificada (parques, laboratórios, bibliotecas, áreas para prática esportiva, horta, ateliês da arte, música…) mobilizam a construção da aprendizagem por meio de diversas linguagens e promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas (sócio emocionais).

Outros fatores importantes também devem ser considerados. São aqueles de ordem prática: distância entre escola e a residência ou o trabalho dos pais, possibilidade de frequência da criança em período integral, flexibilidade no horário de saída, oferta de atividades extracurriculares (esportivas e/ou culturais).

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A confiança na opção feita é imprescindível. É importante que as famílias estejam convictas e seguras da escola que escolheram. Essa segurança será transmitida à criança e o processo de adaptação tenderá a ser tranquilo. A criança lê os pais com muita facilidade e percebe quando há insegurança, receio ou medo de deixá-la no novo espaço.

Por outro lado, uma atitude positiva dos pais e familiares em relação à escola, suscitará uma tranquilidade e segurança maior na criança durante os primeiros dias de aula, favorecendo a integração ao grupo, à professora, aos espaços da escola e aos procedimentos escolares.

A transparência nas relações escola x família também é imprescindível. Ambas têm como maior bem a educação das crianças, cada uma dentro das suas especificidades, por isso, a parceria e a transparência nas relações é fundamental. A comunicação família – escola deve ser feita de maneira clara, direta, com as pessoas responsáveis e capazes de fornecer informações seguras e verdadeiras, evitando interpretações equivocadas e ampliações desnecessárias. A menor distância entre dois pontos é uma linha reta, assim se precisa compreender e realizar a comunicação entre esses dois núcleos essenciais na formação das crianças.

O processo de adaptação escolar envolve a todos: pais, familiares, professores, gestores. Cabe à escola estar preparada para acolher os alunos na sua diversidade, alguns mais seguros, outros receosos, temerosos; com profissionais disponíveis e atentos para acalmar os choros das crianças (que surgirão, é normal) e a ansiedade das famílias. É um momento delicado na rotina escolar e que pode ser favorecido por uma flexibilidade no tempo de permanência da criança na escola nos primeiros diais, pela abertura para um familiar permanecer na escola e, se necessário, na sala de aula, considerando que cada criança tem seu tempo e que merece ser acolhida nesse processo com paciência e carinho.

Quanto à família, é possível ajudar a criança nesse processo, tratando-o da forma mais normal e verdadeira possível. É um passo importante, necessário, bom. Ir para escola é bom! É uma etapa fundamental do crescimento. A ida à escola é um acontecimento que faz parte da vida de todos, portanto deve ser encarada como uma etapa sequencial da vida. A própria relação entre as pessoas no ambiente escolar deverá ser, quando bem conduzida, o melhor estímulo para a criança querer ir para a escola.  Nesse ambiente ela conhece e convive com seus pares, brinca, aprende, aprende brincando, recebe afeto, orientações, acolhimento, amplia seu mundo e suas relações com a segurança de poder errar, repensar, corrigir, pois tem a mediação dos professores como suporte e referência.

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Ser verdadeiro com a criança por menor que ela seja, sinalizando todas as ações que acontecerão.  Evitar as mentiras com relação à permanência na escola. A ida à escola será uma rotina diária, não é “só uma vez”. A frequência e a pontualidade no horário da saída são essenciais para a criação da rotina e, por consequência, da segurança frente ao distanciamento – pais x filhos – desse período. Distanciamento saudável e mobilizador de reencontros animados e cheios de novidades!

*Artigo escrito por Cláudia Ayres Paschoalin, Coordenadora Psicopedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Marista Glória, do Grupo Marista. o Grupo Marista é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia. 

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