• Carregando...
(Foto: Felipe Rosa)
(Foto: Felipe Rosa)| Foto:
(Foto: Felipe Rosa)

(Foto: Felipe Rosa)

Faltando pouco para o fim do ano letivo, durante as provas finais, se torna mais difícil os estudantes recuperarem todos os conteúdos, principalmente se o rendimento está comprometido desde o início do ano. Porém, ainda há tempo para aqueles que precisam aumentar seus resultados nas avaliações.

A orientação é focar nos conteúdos mais recentes e nas disciplinas que apresentam notas mais baixas, com o objetivo de alcançar os resultados suficientes para uma aprovação. O tempo de estudo também deve ser maior, visando o aprofundamento dos conhecimentos e, consequentemente, uma aprendizagem efetiva, não se preocupando somente com a nota para passar de ano.

Os alunos devem manter um hábito de estudo diário, fazendo uma manutenção dos conteúdos e não estudar somente na véspera de provas, além de realizar todas as tarefas e trabalhos, pois desta forma irão verificar o que compreenderam a partir da mediação dos professores, internalizando os conhecimentos. As atividades em que apresentarem dificuldades são importantes para retomar com o professor, fazendo o tratamento do erro e esclarecendo as dúvidas para superá-las.

Os professores precisam estar em plena comunicação com os alunos, além de uma observação e escuta atenta em relação às dificuldades apresentadas pela turma. Tirar dúvidas específicas de um grupo ou aluno também é necessário para intervir no processo de ensino e de aprendizagem de forma efetiva, respeitando o modo de aprender e o tempo de cada um. Nesta perspectiva, variar a metodologia e os recursos utilizados para mediar os conhecimentos é importante para a aprendizagem plena e significativa.

Eles também devem orientar os alunos sobre a melhor forma de estudar para a sua disciplina, destacando os conteúdos primordiais para recuperação nesse momento, principalmente aqueles que são pré-requisitos para o próximo ano letivo.

A recuperação ocorre num tempo menor do que o período regular, portanto, é necessário retomar os conteúdos primordiais à aprendizagem dos alunos, que, caso não sejam compreendidos e internalizados, prejudicarão o próximo bimestre/trimestre ou ano letivo, causando uma defasagem que pode se tornar difícil de superar. É importante que seja realizada uma aula para revisar estes conteúdos e orientar o estudo dos alunos para a prova de recuperação.

No Colégio Marista Cascavel a recuperação é realizada periodicamente, ao término de cada trimestre. Todas as disciplinas têm aulas de revisão no contraturno, nas quais os professores retomam os conteúdos necessários. Os alunos recebem um roteiro de estudo com exercícios, que servem de preparação para a prova, aplicada fora do período regular. A nota da recuperação é substitutiva, caso seja superior à alcançada no período normal.

Já para os pais, sugerimos que não pressionem negativamente os filhos, ao contrário, é incentivando de forma motivadora que eles se sentirão mais seguros para realizarem as avaliações e concluírem o ano mais preparados para as próximas etapas.

*Artigo escrito por Luciana Faria, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista Cascavel. O Grupo Marista é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia. 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]