• Carregando...
Desafios da educação contemporânea: a atualidade da metodologia Montessori
| Foto:

Os desafios da vida pós-moderna vêm levando os pais a valorizar de forma crescente linhas pedagógicas voltadas a uma formação humanista de crianças e adolescentes.  Neste contexto, metodologias como a Montessori, criada há mais de 110 anos, se evidenciam e entram com naturalidade no bate-papo entre mães, na conversa à mesa da família e no dia a dia das pessoas. A famosa Tabela Montessori, por exemplo, que traz diretrizes de forma simples e clara de tarefas que os filhos podem fazer sozinhos, contemplando diferentes faixas etárias, dos 2 aos 14 anos de idade, vem sendo adotada de forma crescente pelos pais, para estimular o desenvolvimento de características como responsabilidade e comprometimento em seus filhos. Na decoração do quarto da criança, a cama Montessori, próxima do chão e com elementos lúdicos, também é um item que vem se destacando.

Qual o segredo para neste momentoo Método Montessori se mostrar tão atual?

Hoje vivemos em uma sociedade digital, uma sociedade das informações. Não podemos ir contra, mas agregar novas formas de educar e de agir. Se, de um lado, a sociedade está tão focada na era digital, de outro, há uma preocupação muito grande em relação às emoções e aos aspectos interpessoais. E cabe também à escola fazer este papel, de trabalhar os valores junto com a família, porque a educação é a união das instituições familiares, escolares, de todas as instituições. O foco é este: educar o aluno para a vida, para que tenha os instrumentos básicos para poder entrar nesta sociedade.

O foco na educação para a vida está no centro da metodologia montessoriana. O Método Montessori foca na autonomia, na liberdade, na tomada de decisão, para que a criança e o adolescente tenham resiliência e desenvoltura para saber lidar com situação diversas. Junto com isso, transmite os conhecimentos fundamentais contemplados no currículo escolar.

Atributos como estes é que vêm levando os pais a buscar escolas que tragam aos filhos uma formação humanista, dentro das diferentes linhas pedagógicas que se direcionam para este enfoque.

É importante que os pais percebam a educação dos filhos como um movimento constante, que se dá na sociedade como um todo e, em especial na dinâmica entre a escola e o lar.

Quanto mais alinhados os valores da família com aqueles da instituição de ensino escolhida, mais forte será o ambiente propício ao desenvolvimento pleno do aluno.

 

Conheça a Tabela Montessori

 

 

TABELA MONTESSORI

 

As tarefas, por faixa etária, que crianças e jovens podem fazer sozinhos para ajudar em casa, desenvolvendo atributos como independência, autonomia, iniciativa, responsabilidade, atenção, concentração, raciocínio, organização, senso de compartilhamento, noção espacial, sociabilidade e habilidades técnicas e estéticas

 

2 a 3 anos 4 a 5 anos 6 a 8 anos 9 a 11 anos 12 a 14 anos
Guardar sapatos Guardar roupas Tirar o lixo da casa Limpar espelhos Passar pano no chão
Guardar brinquedos Arrumar a cama Lavar louça Preparar lanches rápidos Limpar banheiros
Tirar a própria roupa Separar o lixo Pendurar roupa no varal de chão Fazer lista do mercado Separar contas a pagar
Colocar roupa suja no cesto Guardar parte da louça Varrer Trocar roupa de cama Cuidar das plantas
Limpar pequenas superfícies Ajudar a pôr a mesa Passar aspirador Cuidar de animais de estimação Cuidar de irmãos mais novos
Pegar frutas e legumes da fruteira Tirar o pó Lavar o quintal Ajudar no preparo do jantar Preparar pequenas refeições
Tirar o prato da mesa Colocar roupa na máquina Pôr e tirar a mesa Limpar móveis Lavar roupa
Colocar os guardanapos na mesa Regar plantas Guardar compras Guardar louça Fazer compras rápidas

 

 

*Texto escrito por Juliana Pedroso – Coordenadora de comunicação e marketing do Colégio Sion Curitiba. O  Colégio Sion faz parte do SINEPE, parceiro do Instituto GRPCOM. A profissional colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagr-am.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]