• Carregando...
Feira em Londres reúne as principais novidades em Tecnologia Educacional
| Foto:
Patrícia Melo
Crianças também conhecem as novidades da Bett 2013 (Londres)

Amanhã, 2 de fevereiro, é o último dia da Bett Powering Learning. Realizada em Londres (Inglaterra), a feira na área de tecnologia educacional, que começou dia 30 de janeiro, reúne empresas e profissionais da educação, professores, diretores e mantenedores de escolas de todos os continentes. São mais de 700 expositores de 20 diferentes nacionalidades na 29ª edição, que espera receber aproximadamente 40 mil visitantes até o final do evento.

O grande diferencial da feira, considerada por muitos como a maior e a melhor do mundo na área de tecnologia educacional, é a quantidade e a qualidade das novidades para a educação. São tantas inovações que fica até difícil escolher qual o primeiro expositor a visitar.

Muitos brasileiros embarcaram para a Inglaterra buscando informações e inspiração para transformar cada vez mais a aprendizagem em suas escolas. É o caso de Hozana Cavalcanti Meirelles, gerente de Educação Básica do SESI/RJ, que pela segunda vez marca presença neste evento. Para a educadora, é preciso que os recursos tecnológicos sejam usados a favor dos alunos. “Não adianta investir neste diferencial se o professor não está preparado. Além de saber o que a tecnologia oferece é preciso ter ciência de como ela pode ser útil em sala de aula. Por isso, a capacitação é fundamental”. Hozana contou, em um bate-papo que tivemos recentemente, que o SESI e o SENAI do estado fluminense colocaram em prática um programa que conecta diferentes recursos, desde a lousa digital, a rede social até games. Mas para esta iniciativa dar certo, os professores das instituições passaram por uma preparação. “Depois da capacitação, que ocorreu de março a dezembro do ano passado, a interação entre professor e aluno mudou completamente. As crianças também utilizam os recursos. Assim, tudo fica extensivo ao aluno e a aulas ficam muito mais interessantes”.

Empresas como o Google e a Microsoft também estão na Bett 2013, levando ao público muito além dos seus produtos e serviços, mas também discussões sobre o uso da tecnologia a favor da educação. Na programação do Google, os visitantes podem participar de debates como “Aprender na Web”, “Usando o Youtube para inspirar a escrever”, “Explorar o uso do Google em Escolas Primárias”, “Usando as Ferramentas do Google para promover a Alfabetização” e muito mais. Já a Microsoft levou para a Bett palestras que têm como base a temática “Nova Era para a Aprendizagem Digital”, com assuntos como “Cabeça na Nuvem, pés no chão”, “Dicas para abraçar a nuvem em sala de aula”, “Uso de dispositivos para capacitar os alunos”, entre outras.

Patrícia Melo é jornalista desde 2001 e há oito anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Hoje, também é empreendedora, com a Presença – Comunicação Educacional, que tem como objetivo a produção de textos, entrevistas, reportagens e projetos comunicacionais direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]