• Carregando...
Gestão e tecnologias digitais: duas dicas infalíveis para alavancar seus resultados
| Foto:

Trabalhar como gestor na educação demanda atenção e cuidados específicos, já que temos a responsabilidade com a formação de pessoas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Mas, já sabemos da importância do planejamento, da relação com a comunidade escolar, do estreitamento das relações com a equipe, de delegar e monitorar atividades operacionais entre outros fatores, por isso, trouxe neste texto, uma perspectiva tecnológica digital, contemplando duas dicas que o gestor escolar pode utilizar a seu favor, otimizando seu processo de gestão.

Quando falamos de tecnologia, não estamos nos referindo apenas a equipamentos e softwares ultramodernos, por vezes, novos métodos de trabalho empregados da forma correta, sem o recurso de tecnologias digitais, já são recursos tecnológicos inovadores. O próprio giz e o quadro negro já constituem um recurso tecnológico, por exemplo. Porém, vamos abordar a perspectiva das tecnologias digitais, que afinal de contas, hoje, são recursos abundantes e muitas vezes gratuitos.

1 - Abra espaço para as tecnologias digitais dentro da sala de aula

As tecnologias digitais avançam em nossa sociedade em uma velocidade incrível, mudando comportamentos, forma de relacionamentos, encurtando distâncias e ditando um novo ritmo para as pessoas e, nossos alunos, membros desta sociedade, acompanham esse ritmo igualmente. Os processos de aprendizagem estão cada vez mais independentes, pessoas aprendem a concertar objetos ou a fazer sites, por exemplo, pela internet, lendo e assistindo a tutoriais, participando de fóruns. Portanto, não adianta ignorar a existência disto e permanecer com o modelo de aula de sempre. O perfil dos nossos alunos e a forma como aprendem mudou, é necessário que o perfil de ensinar acompanhe esse ritmo. Converse com a sua equipe, promova um debate, uma formação nos seus momentos de reuniões, estimule que eles abram cada vez mais o espaço para absorver, filtrar e implementar o que vem de fora.

2 – Abra espaço para as tecnologias digitais dentro da sua gestão

Para pedirmos que nossa equipe utilize tecnologias digitais na sua rotina, é preciso que a gente também a utilize, nada de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. O bom gestor precisa ser líder, ser o exemplo e ser seguido. Adotar softwares de gestão para controlar seus processos, nem sempre é tarefa fácil, principalmente nas instituições em que não se tem verba destinada para isso, e quando tem, ela é escassa, e existem outras prioridades. Porém, muitos programas e aplicativos são gratuitos, acessíveis do computador e de smartphones e podem auxiliar tanto na gestão administrativa, quanto na organização das suas reuniões com sua equipe. O Evernote, é um aplicativo que auxilia na hora de organizar e lembrar das suas tarefas, bem como o Google agenda. O Trello é um gerenciador de projetos, também gratuito, que pode auxiliar na execução de projetos maiores, que envolvam mais pessoas. O Google Drive, é outra ferramenta gratuita, que pode otimizar o tempo de todos, ao invés de trazer assuntos menos emergenciais para reuniões, um documento aberto e colaborativo pode ser usado para que cada um possa contribuir no seu momento de hora atividade, e receber o feedback da mesma forma, sem que tenha que mobilizar toda sua equipe para discutir determinado tema.  A interação da equipe pedagógica com os professores, pode ocorrer da mesma forma, planejamentos, avaliações, feedbacks e ações corriqueiras, podem ser tratados a distância, poupando o precioso tempo do gestor, do momento de hora atividade da sua equipe e assim focando a atenção onde realmente precisa.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre educação, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]