i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Educação e Mídia

Foto de perfil de Educação e Mídia
Ver perfil

ONU declara acesso à internet como direito humano básico. E a escola com isso?

  • PorInstitutoGRPCOM
  • 08/08/2014 14:33
(Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)
(Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)| Foto:
(Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)

(Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)

O acesso à internet, assim como o acesso à água, à luz foi declarado direito humano básico pela ONU este ano. Fato que foi reforçado pelo relator dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, no dia 17 de julho de 2014, em San Salvador, El Salvador, durante a Sétima Reunião Regional Preparatória para o Fórum de Governança da Internet.

Uma das reflexões em destaque nesta reunião foi sobre o papel da internet como apoio ao crescimento econômico local. A conclusão é de que nos locais onde é disponibilizado mais acesso à rede, maior é a possibilidade de alfabetização para as crianças, assim como o acesso ao ensino superior para os jovens, além de maior desenvolvimento econômico para as mulheres e suas famílias.

E o que a ESCOLA tem que ver com isso? E a EDUCAÇÃO no meio destes movimentos? Por que esses temas nos interessam? 

Primeiramente, porque como grupo de pesquisa, o Gepete (Grupo de Estudos, Professor, Escola e Tecnologias), da UFPR, possui como foco a formação de professores e sua inclusão digital e também porque somos professores e professoras do nosso tempo, e se nossos alunos hoje leem e escrevem em suportes digitalizados, se é na e a partir da internet que também se dá a sua leitura e interpretação do mundo, é na INTERNET que como professores, também devemos estar com eles.

A “alfabetização digital” é fator e processo que deverá ser levado em conta em todos os níveis pelos sistemas de governança da rede e também pela escola. Devemos garantir o acesso, mas tendo a consciência formal de que o acesso por si só não garante os processos de alfabetização, são necessárias as mediações sociais para que haja a efetiva transformação da informação em conhecimento.

A rede se tornou uma ferramenta indispensável para a realização de uma série de direitos humanos, combatendo a desigualdade e acelerando o desenvolvimento e progresso, por isso garantir o acesso universal à internet deve ser uma prioridade em todos os estados e níveis de governança de rede. Temos países de exemplo que já possuem essa determinação como lei: México, França, Finlândia, Estônia e, recentemente, o Brasil com o Marco Civil da Internet.

A escola, portanto, não pode ignorar que a competência para se utilizar os recursos da internet traz ao usuário contemporâneo a possibilidade de reinventar seu cotidiano, bem como estabelece novas formas de ação na e para a sociedade em rede. 

*Escrito por Ariana Chagas Gerzson Knoll e Glaucia da Silva Brito. Ariana é doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Glaucia é professora do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, pesquisadora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. As profissionais colaboram voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia. 

**Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.