i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Educação e Mídia

Foto de perfil de Educação e Mídia
Ver perfil

Qual é o papel do conhecimento em nossas vidas?

  • PorInstitutoGRPCOM
  • 26/02/2015 16:09
(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)
(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)| Foto:
(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

(Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

Para alguns posts que escrevo ao blog gosto de trazer situações que acontecem na relação que tenho com meu filho. Acredito que, assim, posso contribuir de alguma forma, despertando ou fortalecendo o interesse dos pais e/ou professores para que também provoquem diálogos e estimulem a prática de ações por parte das crianças.

Meu filho, de quase 13 anos, é aluno do 8º ano do Ensino Fundamental. Ele estuda em uma instituição de ensino privada, o que não é motivo para ficar distante ou por fora do que acontece no âmbito da rede pública de ensino. Por isso, ao conversarmos sobre uma de suas tarefas de casa, a questão sobre a greve e as reinvindicações dos educadores e de todos os servidores do Paraná logo foi cogitada como um assunto importante a ser dito nesta demanda da escola. A lição era de Filosofia e uma das perguntas era: “qual é o papel do conhecimento em nossas vidas”?

Sua ideia foi citar situações que viveu na prática e que se transformaram em conhecimento no seu dia a dia. Temas como viagens, cenas de desigualdade social, diferentes paisagens geográficas vieram à tona. No entanto, um fato que o inquietava, e ainda o inquieta, é a greve dos professores – acompanhada do acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, da lista das reinvindicações, postura do governo, papel dos parlamentares etc. E foi sobre isto que ele escolheu escrever para responder à questão da tarefa de casa.

O exemplo que ele citou e a forma como este foi relacionado com a lição de Filosofia mostraram o quanto é importante incentivar as crianças pela busca da inquietação, pela crítica, por novas informações e reflexões. E isso só foi possível porque fomos até o local ver a História acontecer bem em frente aos nossos olhos – momentos estes que instigaram meu filho ao pensamento, à criticidade e a vários questionamentos (muitos respondidos, outros lançados como novas perguntas e alguns ainda sem respostas…).

>>Patricia Goedert Melo é jornalista desde 2001 e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha “Comunicação, Educação e Formações Socioculturais”. Há dez anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação, desenvolvendo projetos para escolas, secretarias de educação e empresas ligadas ao segmento. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 >>Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.