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Qual o Ensino Médio que queremos?
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A polêmica reforma do ensino médio trouxe, em suas proposições, o objetivo principal de tornar esse período mais flexível e atraente para o aluno. Mas, como é possível chamar a atenção dos adolescentes em sala de aula e fazer com que se sintam motivados? O que a juventude atual deseja?

A grande preocupação dos educadores é como motivar, ensinar, interagir com os jovens de hoje em dia. Esses jovens vão para a escola esperando encontrar um mundo como o seu, conectado, aberto, veloz, global. Estão acostumados a passar horas na internet e fazem várias coisas ao mesmo tempo. Eles têm uma abundância de informações e a velocidade com que estão acostumados a recebe-las é muito grande e natural. Mas eles precisam aprender a selecionar e discernir essas informações. E é aqui que entra a necessidade de receber auxílio dos pais e educadores para que consigam diminuir a ansiedade pela velocidade, pelas respostas imediatas, pelo tédio de estudar e aprender algo que, muitas vezes, julgam não lhes interessar.

Se formos pensar num sentido mais amplo, em termos de sala de aula, podemos considerar que é um espaço de micro sociedade. Então, muitas das situações de aprendizagem e de desafios vividos pelos alunos em sala de aula podem ser generalizados posteriormente para um contexto maior. Por isso é importante incitar e estimular os alunos a buscar informações com pesquisas, seminários e debates, proporcionando uma construção coletiva de saberes.  O professor ensina o aluno a aprender e o aprendizado ocorre por meio de ações continuadas.  Aulas de oficinas, laboratórios, produção de texto e oratória, ministradas em salas ambientadas para isso também são importantes. Os alunos vão até os professores de acordo com a matéria que irão ter naquele horário.

Outras práticas na escola, capazes de auxiliar os alunos a refletirem sobre seus erros, trabalham a coordenação e a concentração são muito importantes. Isso os ajuda a interagir positivamente com a sociedade, trabalha aspectos relacionados à frustração, superação de desafios e maturidade.

Sabemos que a vaga na tão sonhada universidade é um alvo. Mas o trabalho deve ser para que essa juventude seja formada por pessoas que fazem a diferença na sociedade, para que sejam pessoas sensíveis, questionadoras, atuantes na vida e na profissão que escolheram, e que trabalham para uma sociedade melhor. O principal objetivo deve fazer o aluno pensar por meio de uma educação ativa, tendo em vista a formação do cidadão consciente.

Acredito que uma sociedade melhor passa por educar a juventude em valores e auxiliar a construir personalidades flexíveis e éticas. Os alunos precisam de uma formação integral.  A ideia é que, além de saber conteúdos, os jovens saibam pensar e sejam críticos, que tomem decisões adequadas. Outra tarefa fundamental que nos compete é proporcionar aos alunos desenvolver suas capacidades e habilidades. Esse é o Ensino Médio que queremos.

*Artigo escrito por Cinthia Zaniolo Renaux, coordenadora de Ensino Médio no Colégio Sion. O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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