• Carregando...
Divulgação Gente de Bem
Divulgação Gente de Bem| Foto:
Divulgação Gente de Bem

Divulgação Gente de Bem

Diante de tantos desafios em trabalhar com o adolescente, desenvolver projetos para eles é, acima de tudo, estimulante. Eles possuem em sua essência a motivação de realizar e acreditar em seus sonhos. Por isso, auxiliá-los a encontrar caminhos e alternativas que facilitem sua trajetória pessoal e profissional tem sido um motivo de grande orgulho e satisfação para toda a equipe que atua na Associação Gente de Bem.

Dessa vez, queremos compartilhar com os leitores do blog Educação e Mídia, o Projeto Trabalhar & Crê-SER. Entre os principais resultados obtidos nas edições anteriores, destacamos a inserção dos adolescentes no mundo do trabalho, a abertura de possibilidades para continuidade dos seus estudos em faculdades e cursos profissionalizantes e o envolvimento dos jovens em suas escolas e comunidades.

Recebemos, frequentemente, retornos positivos como de uma aluna que se sentiu, ao final da etapa do trabalho, com mais persistência, confiança, responsabilidade e força de vontade. Hoje ela ocupa um cargo em uma grande empresa automobilística. Outra jovem, que no início do curso, não via muitas perspectivas para a sua vida, hoje trabalha no setor financeiro de uma multinacional.

São feedbacks como esse que nos fazem pensar o quanto nosso trabalho é gratificante. O alcance desta iniciativa atinge 1.600 jovens de ensino médio de colégios públicos e envolve 150 professores e 600 familiares de três escolas, vizinhas da Refinaria de Araucária e da Usina de São Mateus do Sul.

Para alcançar resultados satisfatórios, dividimos o projeto em duas fases. A primeira, “Conversando na Escola”, promove diálogos sobre drogas, sexualidade, gravidez, DST’s, superação de desafios e escolhas pessoais e profissionais. Além de receber orientação de profissionais da área da saúde, os jovens têm contato direto com pessoas que sofreram as consequências do problema que está sendo discutido.

Na segunda fase são formados oito grupos, com cerca de 40 adolescentes cada, totalizando 320 participantes. As 144 horas do programa são divididas em quatro fases: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal; Desenvolvimento Profissional; Encaminhamentos para Parceiros (vagas de emprego, orientação FIES/PROUNI, atividades culturais e esportivas gratuitas) e Cidadania e Sustentabilidade. O programa é encerrado com um Festival que reúne os grupos para diversas atividades e palestras.

Dados fornecidos pelo IBGE à UNICEF indicam que 10,7% da população paranaense, o equivalente a 1.117.938 adolescentes, tem entre 12 e 17 anos. Desses, 2,5% já tiveram filhos e 6,9% dos integrantes dessa faixa etária não trabalham e não estudam.

Diante desses números, percebemos o quanto é complicado a situação do adolescente na atualidade, e muitos podem pensar que não há alternativas de mudança. No entanto, nossa experiência tem mostrado o contrário. Vemos o quanto eles podem ser agentes transformadores, potentes e criativos.

>>Artigo foi escrito pela equipe da Associação Gente de Bem, instituição que desenvolve programas de educação integral transformadora para adolescentes, professores e famílias.

>>Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]