• Carregando...
Design brasileiro vai a Cannes com incentivo
| Foto:
Divulgação
Luciano Deos, presidente da Abedesign e do júri de design

Das mais de 2,6 mil peças brasileiras inscritas para a edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, 105 participam do evento com o subsídio da Agência Brasileira de Promo­ção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), ligada ao governo federal. O apoio é resultado de uma parceria da entidade com a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), e uma forma de promover o design brasileiro no mercado internacional.

Além das peças inscritas para concorrer ao Leões no maior festival do segmento no mundo, a Abedesign e a Apex estão subsidiando a participação de vinte delegados brasileiros ao evento e a ida de outros 20 empresários de diversos segmentos – como produtores de calçados, vinho, vestuário e construção, entre outros. “Esperamos um excelente retorno no festival deste ano. Temos uma grande expectativa para o setor entre as peças que estão concorrendo e os empresários poderão conhecer e discutir as novas tendências mundiais do design”, diz o presidente da Abedesign, Luciano Deos.

Além de representante da entidade, Deos será o presidente do júri que escolherá os melhores trabalhos na categoria design – um reconhecimento ao crescimento do Brasil no cenário mundial. O país é o segundo com maior número de inscrições na categoria (212), atrás apenas da Alemanha (236). A agência curitibana Brainbox inscreveu três trabalhos com o subsídio da Apex: os materiais enviados à imprensa sobre o perfume ZaadAmber, de O Boticário, e da Torneira ResidencialMatic, da Docol, e uma ação criada para a fabricante de metrais sanitários.

“Este ano, mostraremos definitivamente a força do design brasileiro”, aposta o diretor da Abe­design, Gian Franco Rocchiccioli, coordenador-geral da missão empresarial. A entidade também vai promover encontros e outras ações durante o festival, como objetivo de divulgar a produção brasileira.

Criatividade

O festival começa no próximo domingo. No total, os júris das 13 áreas do Festival de Cannes vão analisar nada menos que 28.828 trabalhos – número que representa um novo recorde para o evento. Empresas de 90 países estão na disputa por Leões. O número de concorrentes de 2011 é 19% maior que o do ano passado.

O Brasil é o segundo com mais peças inscritas no ranking de países, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que participa com 4.045 peças. Em terceiro lugar aparece a Alemanha, seguida por Reino Unido e França. Ao todo o país inscreveu 2.647 peças para a disputa dos Leões – um pouco menos que o seu recorde histórico de inscrições, de 2.686 peças, registrado em 2001. Apesar disso, o total de inscrições do Brasil em 2011 representa alta de 25% em relação às 2.115 de 2010.

Novamente a área que mais atraiu participação brasileira em 2011 foi a de Press, com 662 peças, seguida por Outdoor (625), Media (233), Promo (216), Design (212), Cyber (172), Film (168), Direct (149), Radio (88), PR (58), Film Craft (29), Titanium (28) e Creative Effectiveness (7).

A agência Master, que tem sede em Curitiba, inscreveu 15 trabalhos nas categorias Press (6 inscrições), Radio (3), Outdoor (2), Film (1), Media (1), Design (1) e PR (1). O Arte na Faixa, projeto realizado para a Prefeitura Municipal de Curitiba e recentemente premiado com uma medalha de Bronze no concurso da Clube de Criação de São Paulo (CCSP), concorre em quatro categorias.

Enviados especiais

Gazeta terá cobertura exclusiva

Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Edson Ferreira, Fhabyo Matesick, Thiago Biazetto e Ericson Straub: conteúdo especial para a coluna Em Cannes

A Gazeta do Povo fará, pela primeira vez, uma cobertura exclusiva do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Posts diários no blog chamado Em Cannes serão publicados no canal de Economia do site. O material será produzido com o apoio de quatro profissionais de agências do Paraná que estarão no evento. Vão participar os publicitários da Tif Comunicação – Fhabyo Matesick, diretor de planejamento, e Thiago Biazetto, diretor de criação – e os profissionais da Straub Design – Edson Ferreira, diretor de criação, e Ericson Straub, head de design e editor da revista ABC Design. O material também estará disponível também em um blog no site do jornal (https://www.gazetadopovo.com.br/blog/emcannes). O festival francês ocorre entre os dias 19 e 26 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]