Os apresentadores do programa Entrelinhas conversam com o advogado Emerson Grigollette sobre o comentarista político Rodrigo Constantino, que está em tratamento contra um câncer nos Estados Unidos (EUA) e integra a lista de exilados brasileiros que deixaram o país para fugir de perseguições judiciais. Alexandre de Moraes autorizou o desbloqueio das contas bancárias do jornalista.
"Abril Vermelho"
O Entrelinhas recebe também o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) para discutir o alerta da oposição sobre o risco de um aumento significativo nas invasões de terras em abril. Com críticas à falta de ações efetivas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus acenos constantes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), há preocupação de que este ano registre um número recorde de invasões durante o chamado “Abril Vermelho”, período considerado crítico por agricultores e representantes do setor produtivo.
Para aumentar a popularidade, Lula critica até roubos de celulares
Parece mentira, mas, em meio à queda de popularidade, Lula passou a adotar um novo discurso sobre segurança pública para tentar recuperar apoio eleitoral. Além de intensificar a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que amplia os poderes da União nessa área, o governo aposta na criação de um aplicativo para reduzir os roubos de celulares.
Programa Pé-de-Meia tem irregularidades e beneficia mais pessoas do que alunos matriculados
Lançado pelo governo Lula para apoiar alunos de baixa renda do ensino médio público, o programa Pé-de-Meia já enfrenta suspeitas de fraudes. Segundo levantamento do Estadão, em pelo menos três cidades da Bahia, Pará e Minas Gerais, há mais beneficiários do que estudantes matriculados. Além disso, em 15 cidades de cinco estados, o benefício foi pago a 90% dos alunos, e até mesmo a pessoas que não atendem aos critérios de renda mínima.
"Taxa das Blusinhas" entra em vigor – e não é pegadinha de 1º de abril
A partir desta terça-feira (1), consumidores de 10 estados pagarão mais caro por compras em sites como Shein, Shopee e AliExpress. O ICMS sobre importados subiu de 17% para 20%, após aprovação do Comsefaz no fim de 2024. A medida já vale para Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Roraima e Acre. Nos demais estados, dependerá de decretos ou leis estaduais e pode entrar em vigor apenas em 2026.
Acompanhe essa e outras notícias no Entrelinhas, ao vivo de segunda a sexta-feira, às 15h30, no canal do YouTube da Gazeta do Povo. O programa é apresentado por Mariana Braga e Frederico Junkert, com análises e comentários de Desirée Peñalba, Victor Luchesi e Gabriel César. Não perca!
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Frases da Semana: “Pela primeira vez, os brasileiros estão com inveja da Venezuela”
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA