O ex-ministro do Turismo e candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL-PE), inicia sua campanha eleitoral com a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco nesta quarta-feira (7). Bolsonaro estará no estado até o dia 10 de agosto, com uma agenda repleta de compromissos em diferentes cidades, fortalecendo a aliança política com Machado.
A disputa eleitoral promete ser acirrada. Machado concorrerá com o atual prefeito João Campos (PSB-PE), aliado de Lula, e com Daniel Coelho (PSD-PE), candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB-PE). Na última eleição, Machado quase conquistou uma cadeira no Senado. Durante o discurso na convenção que homologou sua candidatura no domingo (4), ele relembrou: “Na minha campanha para senador, um dia antes da eleição eu estava com 9% dos votos, em quarto lugar, e quando abriram as urnas, eu tive 32% dos votos e fui eleito em segundo lugar com 1.325.000 votos”.
Para vice, Gilson Machado escolheu Leninha Dias (PL-PE). A convenção do partido contou com a presença de importantes figuras do PL, como o presidente estadual Anderson Ferreira, os deputados federais do PL Coronel Meira, Pastor Eurico e Fernando Rodolfo, este também candidato a prefeito em Caruaru. Também participaram a candidata à prefeitura de Olinda e líder do PL Mulher no Estado, Izabel Urquiza, e o Padre Kelmon. Machado enfatizou, na ocasião, a importância da visita do ex-presidente para sua campanha. “A vinda do presidente Bolsonaro evidenciará ainda mais a força daqueles que defendem a liberdade de religião, econômica e o respeito aos valores da família”, declarou.
Quem é Gilson Machado?
Nascido no Recife, Gilson Machado Neto, 55 anos, é produtor rural, músico e foi ministro do Turismo durante o governo Bolsonaro. Conhecido por tocar sanfona em lives do ex-presidente, ele também presidiu a Embratur e foi secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Após a tentativa frustrada de se eleger senador pelo PL em 2022, assumiu a liderança do partido na capital pernambucana em dezembro de 2023 e foi confirmado como pré-candidato à prefeitura do Recife nas eleições municipais de 2024.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”