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Muitos músicos eruditos brasileiros se vêem forçados a morar ou fazer carreira fora do país. O Brasil, num misto de desprezo e indiferença, não reconhece feitos grandiosos daqueles compatriotas que, com enorme sucesso e esforço, continuam sua batalha para conseguir um lugar ao sol numa linguagem alheia à atenção local. Exemplo disso vem de dois jovens pianistas brasileiros que acabam de conseguir algo raro entre os mais exigentes críticos musicais europeus: a unanimidade. Dois pianistas que seguem a trilha de Guiomar Novaes, Magdalena Tagliaferro, Roberto Szidon e Nelson Freire, entre outros. Grandes pianistas brasileiros com imenso reconhecimento internacional.

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Sonata Brasileira: admiração europeia

Outro sucesso incontestável é o CD chamado “Sonata Brasileira”, lançado pelo selo norte-americano Odradek Records. Quem toca é o pianista paulista Antonio Vaz Lemes, nascido em 1977, discípulo de Gilberto Tinetti. Neste CD aparecem quatro sonatas escritas por compositores brasileiros. A única mais conhecida é a Sonata de Camargo Guarnieri, escrita em 1972, que já foi gravada de forma notável por Max Barros (Naxos) e Belkiss Carneiro de Mendonça (Paulus). Mas as outras três sonatas são maravilhosas revelações. Não sei qual é a melhor, mas todas me impressionaram. A Sonata Nº 1 de Edmundo Villani-Côrtes, compositor paulista com 85 anos de idade, que tem fama de possuir que um bom gosto ímpar. Esta sonata é uma obra linda que nos oferece ao mesmo tempo uma escrita pianística de grande beleza e eficácia. Há também mais uma demonstração deste músico multi- facetado chamado André Mehmari através de sua Sonata em lá onde há uma mistura de sabores brasileiros e jazzísticos. Foi através deste CD que conheci a arte do artista multi-performático (ele compõe, canta e toca) Marcelo Amazonas através de uma bela Sonata – Homenagem a Poulenc composta em 2011. Pois bem, este CD foi elogiadíssimo na Revista Gramophone do mês de setembro (elas saem sempre no meio do mês anterior). Surpreendente feito: uma grande foto do pianista vem com a seguinte legenda: “um Pollini latino americano” (referindo-se ao grande pianista italiano). O que me deu imensa alegria na crítica de Jed Distler foi o elogio que fez das quatro composições, analisadas detalhadamente, demonstrando familiaridade com a linguagem da nossa música. Ficou claro que não foi apenas a atuação impecável de Antonio Vaz Lemes que chamou a atenção, mas também as quatro obras brasileiras enfocadas. A crítica termina com uma forte palavra: “Recomendado”. Vindo da mais sisuda e exigente revista sobre música clássica da atualidade esta palavra equivale mesmo a uma “medalha de ouro”.

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