i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

Era uma vez na América: o Partido Democrata e o “negócio” da fraude eleitoral

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 18/11/2020 22:02
Barack Obama explica os métodos de Saul Alinsky em aula na Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, onde lecionou entre 1992 e 2004.
Barack Obama explica os métodos de Saul Alinsky em aula na Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, onde lecionou entre 1992 e 2004.| Foto: Obama for America

“Se os fins não justificam os meios, o que o fará?” (Saul Alinsky)

“A democracia não é um fim; é o melhor meio político disponível para a imposição desses valores [os do organizador comunitário] (Saul Alinsky)

“Nós somos aqueles por quem sempre estivemos esperando” (Barack Obama, 5 de fevereiro de 2008)

Embora possa soar escandaloso para a maioria da imprensa brasileira – que já não sabe distinguir entre o domínio subjetivo dos desejos e o mundo objetivo dos fatos –, fraudes eleitorais e contestações judiciais de votações não são novidade na história americana recente. Em 1994, por exemplo, tivemos na Pensilvânia (estado decisivo na presente corrida eleitoral) a revelação de um grande esquema fraudulento em favor do então candidato democrata ao Senado. O caso foi parar na Justiça, que, uma vez provado o crime, decidiu por invalidar a votação e ordenar que o candidato republicano lesado fosse declarado vitorioso.

A história foi contada pelo New York Times (que, na época, ainda fazia algo parecido com jornalismo, e não, como hoje, mera assessoria de imprensa para o Partido Democrata). Segue um trecho da matéria: “O juiz Clarence C. Newcomer concluiu que a campanha democrata de William G. Stinson roubou a eleição de Bruce S. Marks no Segundo Distrito senatorial do Norte da Filadélfia mediante elaborada fraude, pela qual centenas de residentes foram encorajados a votar a distância, mesmo quando não habilitados legalmente a fazê-lo… Em vários casos, segundo os republicanos que testemunharam durante o julgamento da semana passada, integrantes da campanha democrata forjaram cédulas por correio. Em muitas das cédulas, foram utilizados nomes de pessoas que vivem em Porto Rico ou estão na prisão, e num caso particular o eleitor já estava morto há algum tempo. ‘Foram apresentadas evidências substanciais de fraude maciça em cédulas por correio, mentiras, intimidação, assédio e falsificação’, escreveu o juiz Newcomer em decisão publicada no dia de hoje”.

Para quem acompanha de perto a história recente do Partido Democrata, nada disso surpreende. Desde os anos 1990, com a ascensão dos Clinton e, sobretudo, de Barack Obama, o partido do burrico passou a ser fortemente influenciado pelo estilo Saul Alinsky de fazer política, que consistia basicamente na ideia de infiltrar-se no sistema, corroê-lo por dentro e deixá-lo desabar sob o próprio peso – assim como uma fachada externa aparentemente intacta, mas estruturalmente carcomida por cupins.

Sob muitos aspectos, pode-se dizer que o negócio do “organizador comunitário” de Alinsky se assemelha ao do mafioso, também consistindo em fraude, trambique e intimidação

Também, pudera. Alinsky, o Maquiavel da esquerda revolucionária americana (como o próprio gostava de se enxergar), começou a desenvolver a sua expertise em “organização comunitária” (uma profissão praticamente criada por ele) quando em contato com alguns dos mais notórios mafiosos de Chicago. Nos anos 1930, na condição de recém-doutor em Criminologia pela Universidade de Chicago, e psicologicamente atraído por tipos humanos antissociais, Alinsky arrumou um emprego na penitenciária Joliet, onde avaliava as possibilidades de concessão de liberdade condicional aos presos.

Nas suas incursões pelo mundo do crime, conheceu Frank Nitti, braço-direito do bando de Al Capone (que Alinsky classificava como sendo “de utilidade pública”), com quem desenvolveu um forte laço de amizade. “Nitti pôs-me embaixo das asas. Eu o chamava de Professor, e tornei-me seu aluno” – declarou em famosa entrevista à revista Playboy. De acordo com o jornalista e escritor Nicholas von Hoffman – aluno de Alinsky, e autor de um livro em homenagem ao mestre –, foi com Nitti e outros criminosos de Joliet que Alinsky aprendeu “os segredos de seu negócio”. Admissão muito significativa, pois, sob muitos aspectos, pode-se dizer que o negócio do “organizador comunitário” se assemelha mesmo ao do mafioso, também consistindo em fraude, trambique e intimidação.

Dentre as muitas estratégias políticas ensinadas pelo patriarca dos “organizadores comunitários”, destaca-se justamente o projeto de subverter o sistema eleitoral do país por meio da “inclusão” de centenas de milhares de eleitores ilegais. Com esse fim, Alinsky criou diretamente, ou inspirou, dezenas de organizações destinadas a afrouxar as legislações eleitorais nos vários estados americanos, com isso registrando ilegalmente uma multidão de eleitores cativos. Foi trabalhando como advogado numa dessas organizações, a Association of Community Organizations for Reform Now (Acorn), aliás, que Barack Obama começou sua carreira de “organizador comunitário” – função que, segundo Michelle Obama, definia em essência a missão política do marido.

Na condição de jovem acólito de Alinsky, Barack Obama deu o sangue pela Acorn, instruindo os membros dessa organização, hoje famosa por sua plataforma radical e marxista, com a adoção de táticas de “ação direta” e fraude eleitoral massiva. Como representante jurídico da organização, Obama foi bem-sucedido em minar as exigências para o registro de eleitores. Como informa matéria do Wall Street Journal (WSJ), esse laxismo legal foi aproveitado pela Acorn para inundar os livros de registros como nomes falsos, no que é considerado um dos maiores escândalos eleitorais da história americana. “Em 1996” – lê-se na matéria do WSJ –, “o sr. Obama preencheu um questionário listando os principais apoiadores de sua campanha para o Senado de Illinois. A Acorn estava no topo da lista (que não era em ordem alfabética)”. Já como presidente, por sua vez, o discípulo de Alinsky liderou o departamento que reverteu drasticamente os esforços da administração Bush para coibir as fraudes eleitorais.

Ainda que possa soar estranho o desejo de um presidente de provocar o colapso de um sistema que, afinal de contas, o elegeu, tudo se esclarece sob a lógica do método alinskyano – que, convém nunca esquecer, consiste em subverter o sistema desde dentro, e usar as instituições democráticas contra si mesmas. Como bons discípulos de Alinsky, os ativistas da Acorn desprezam o processo eleitoral por não confiarem no sistema tal como existe numa democracia capitalista. Assim como, para um Proudhon, a propriedade é um roubo, para Obama e demais acornianos, as eleições já são, em si mesmas, uma fraude, mero instrumento a serviço dos interesses dos ricos e poderosos – ou, como Alinsky preferia chamá-los, os “Possuidores” (the Haves).

Se o sistema eleitoral não serve ao povo – ou aos “Despossuídos” (the Have-nots), no vocabulário alinskyano –, então a fraude eleitoral está justificada como meio de transformação (por dentro) do sistema. Change! – esse era o mote da campanha de Barack Obama. Portanto, apenas quando um representante dos Despossuídos é eleito – e a despeito dos meios pelos quais o tenha sido –, pode-se dizer que a justiça foi feita e a “democracia” (no sentido particular que a palavra tem para comunistas e revolucionários, como, por exemplo, no nome oficial da Coreia do Norte) observada.

Para Alinsky, se o sistema eleitoral não serve ao povo – ou aos “Despossuídos” (the Have-nots) –, então a fraude eleitoral está justificada como meio de transformação (por dentro) do sistema

Essa crença permite à esquerda alinskyana (hoje encarnada no Partido Democrata) racionalizar os seus esforços habituais para suprimir e cancelar a exclusividade dos votos legais. Como declarou certa vez Zach Polett, diretor nacional de operações políticas da Acorn: “Os progressistas devem se pronunciar claramente contra os esforços para manter o status quo, que exclui eleitores por meio de restrições legais… Temos de lutar por eleições justas e acessíveis, e entender que os esforços para coibir a assim chamada ‘fraude eleitoral’ são, na verdade, tentativas de privar de direitos e silenciar nossos cidadãos mais vulneráveis”. E, como disse o próprio Obama, “se todo mundo votasse, isso mudaria completamente o mapa político neste país”.

Foi essa mesma mentalidade que levou Hillary Clinton, outra notória discípula de Alinsky, a propor em 2015 que o governo federal atropelasse as leis estaduais e registrasse automaticamente todos os potenciais eleitores, além de estender para 20 dias o prazo do voto antecipado por correio, transformando o Dia da Eleição em Mês da Eleição. Ambas as iniciativas, decerto, complicariam seriamente o trabalho de fiscalizar o já inflado registro de eleitores, bem como o de desmantelar possíveis fraudes. E esse era justamente o objetivo de Hillary, alguém com um longo histórico de apoio a medidas que enfraquecem a integridade do processo eleitoral.

No começo dos anos 1990, ao lado de seu marido Bill e de seu camarada Barack Obama (então ativista da Acorn), Hillary foi uma das principais apologistas da chamada Motor Voter Law, uma criação intelectual de Richard Cloward e Frances Fox Piven, dois acadêmicos fortemente influenciados por Alinsky. Cloward e Piven – também mentores da estratégia revolucionária de colapso do sistema financeiro mediante empréstimos forçados, que esteve na origem da crise do subprime, e que foi implementada, entre outros atores, pela Acorn – acreditavam que os Despossuídos tinham o direito moral de, por assim dizer, superaquecer o sistema político e eleitoral de modo a provocar uma mudança radical.

Em 20 de maio de 1993, ao assinar a Motor Vote Law na presença dos dois acadêmicos alinskyanos, e com madame Hillary a tiracolo, o então presidente Bill Clinton reconheceu o papel de Cloward e Piven na aprovação da legislação. Três anos depois, foi com estas palavras que Cloward defendeu a lei em entrevista à CBS News: “É melhor ter um pouco de fraude do que excluir dos registros eleitorais pessoas que deveriam estar lá”.

Em suma, não há nada de particularmente novo no atual esquema fraudulento utilizado pelos democratas para derrotar Donald Trump. Talvez possamos apenas nos assombrar com a participação algo inédita da grande mídia e das Big Techs no acobertamento (e, portanto, na garantia de sucesso) da fraude. Não se pode ainda prever o resultado disso tudo na Justiça americana, sobretudo quando o caso chegar à Suprema Corte. Pode ser que mude o resultado eleitoral, como pode ser que não. O que se pode afirmar seguramente, todavia, é que, em se tratando da esquerda revolucionária americana, o presente momento é apenas uma fase de aperfeiçoamento da metodologia alinskyana adotada pelos expoentes do Partido Democrata já há 30 anos, que promoveram definitivamente uma fusão entre atividade política e prática mafiosa. Afinal, como dito anteriormente, foi com o crime organizado que o pai dos “organizadores comunitários” aprendeu a tocar “o seu negócio”. Nada mais natural, portanto, que o partido político nele inspirado tenha transformado a fraude eleitoral no seu negócio particular. Se vivo fosse neste insano 2020, é possível que, contemplando a sua obra-prima, Alinsky dissesse, como Michelangelo a Moisés: Parla!

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 0 minutos

    Agora da para entender, o esperneio do Trump. Foi Ilegal mesmo. Então nosso sistema eleitoral com as máquinas é excelente? Então o Bolsonaro com sua retórica de voto no papel é um Metacapitalista? Entendi, mas fica extremamente claro também que o poder é o mesmo na mão de qualquer um...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Eden Lopes Feldman

      21/11/2020 13:19:26

      Excelente artigo. Mas o socialismo americano sempre foi forte, e sinceramente acredito que mesmo que exista a possibilidade de fraude a reação da mídia e das entidades socialistas a atuação de Trump foi muito forte. O progressismo político encontra verbas bilionários em grandes empresas americanas, com financiamentos de ONGs, instituições e grupos para combater o que chamam de capitalismo injusto. Nunca compreendi este posicionamento, mas o fato é que existe. E quando Biden apoia o aborto e outras pautas "libertárias", podemos entender o grande apoio dos americanos. Para mim, a América como a conhecemos morreu. E a eleição de Biden comprova isto. Com ou sem fraude. Para a derrocada final.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        NILSON OCTÁVIO

        21/11/2020 9:41:53

        Dá até para fazer ilação do porquê, depois de ter chamado o corrupto mor do Brasil de "o cara", agora o senhor Obama andou condenando esse mesmo corrupto. Parece querer aparentar distância de tais atos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          PTRLC

          20/11/2020 17:03:41

          Um dos melhores textos sobre o assunto fraude eleitoral nos EUA, que li. O Obama é uma raposa felpuda que com a ajuda da mídia parceira e chapa branca, se travestiu num estadista moderno. Ele não vale um dólar furado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Carolina Crochi Menocci

            20/11/2020 14:17:46

            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Carolina Crochi Menocci

              20/11/2020 14:17:43

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carolina Crochi Menocci

                20/11/2020 14:17:39

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carolina Crochi Menocci

                  20/11/2020 13:36:29

                  Excelente artigo, esclarecedor, fundamentado em fatos. Agora entendo o que realmente está acontecendo nas eleições americanas, tudo se encaixa. Brilhante, Gordon!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Tatiana Heidrich Mendes

                    19/11/2020 21:13:21

                    Excelente artigo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      D. L. Paiva

                      19/11/2020 18:11:32

                      Olha, analisando as condições atuais, inclusive a análise do resultados das seções em SP, não acredito que as próximas eleições serão transparentes. Vão fazer o diabo para o Presidente não ser reeleito. Pode escrever.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alex

                        19/11/2020 17:23:27

                        Parabéns Gordon!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SILVIO MACIEL ROCHA

                          19/11/2020 17:13:17

                          Esclarecedor. Parabéns

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz

                            19/11/2020 17:03:01

                            Boa Gordo, é muito bom ver esses "virtuosos", entre aspas mesmo, serem desnudados por vc. Esse Obama aí é uma farsa. Considero-o o pior presidente que o EUA já tiveram. Tal qual um outro por essas bananeiras - era o cara - o Lularápio, aquele se achava um estadista. Só se era de galinheiro. É a turma do "ódio do bem". Pra conquistar ou se manterem no poder, se alinham até com o capeta. Fraudam, se preciso, até eleições majoritárias. Asquerosos!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Prestes

                              19/11/2020 16:55:28

                              Na Pennsylvania, por exemplo, foram 2.540.000 votos por correio e penas 961 foram rejeitados. Ou seja, não houve controle algum, todos os papéis enviados foram contados. Como foram enviados 3.100.000 de votos para preenchimento dos eleitores, conclui-se que uns 560.000 votos em branco estão por aí, nas ruas ou nas casas das pessoas. A diferença ficou em 37.000 votos, num total de 6,4 milhões de votos. Só esses números comprovam a completa falta de confiabilidade do processo. E estranhamente Biden tem votações acachapante nos correios, e perde nos votos presenciais. Eleição foi claramente fraudulenta.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo

                                19/11/2020 16:19:41

                                Essa história de fraude nas eleições é muita fantasia. Até agora não existe nada de concreto exceto os rompantes dos perdedores. Bidem ou Trump??? Garanto que ambos tem uma vaga lembrança de onde fica o Brasil.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Cris Passos

                                  19/11/2020 15:33:38

                                  Excelente artigo e coragem do Flávio em escrevê-lo. Quandos as denúncias começaram a sair, não me surpreendi. Já vimos de tudo: tentativas de assassinato, morte, roubo, mentira - então fraudar eleições faz parte do método.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Will

                                    19/11/2020 15:24:50

                                    Matéria impecável e brilhante que retrata de modo claro os acontecimentos atuais. Uma aula de história política! Muito obrigado Flavio Gordon.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Dimas N

                                      19/11/2020 15:23:49

                                      Quando presenciamos um comentário que inclue falta de educação, deduzimos facilmente a origem deste ser.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Dilbert

                                        19/11/2020 14:56:14

                                        Quando se dá espaço para qualquer um escrever teoria conspiratórias malucas, atendendo interesses ideológicos rasteiros, resulta mum texto confuso como esse. Talvez se o autor parasse de se espelhar no Steve Bannon e tentasse escrever algo coerente, soaria até mais convincente. O jogo das eleições é sujo dos dois lados (Bush jr, por ex, foi eleito por uma tremenda fraude na Florida), mas a realidade indica que Biden recebeu quase 6 milhões de votos a mais do que o “agente laranja”, mesmo esse contando com toda a grana e toda a estrutura governamental a seu favor. Uma derrota irrefutável. O resto é conversa para o gado se divertir...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cidadão Brasileiro

                                          19/11/2020 14:08:34

                                          Era impossível Trump perder! Logo, "comunistas" (santo anacronismo, batman!) fraudaram, sabotaram, agiram nas sombras! Só falta o inconveniente detalhe de provar como isso ocorreu, mas por enquanto qualquer hipotesezinha mixuruca tá valendo! Como é fácil manter pessoas cativas criando um cercadinho de falácias... Biden governará, não houve fraude alguma, os republicanos estão insanamente gastando milhões de dólares para recontar quantidades de votos incapazes de mudar a matemática do resultado. Quanto mais postergada for a transição, pior será para o povo norte americano, não para Trump, que viverá o resto da sua vida nababescamente...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Ricardo de Mello Araujo

                                            19/11/2020 13:30:06

                                            Excelente artigo!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • D

                                              Dylan Rees

                                              19/11/2020 13:19:20

                                              E como foram organizadas as "associações comunitárias" na cidade de São Paulo, pelo Boulos e cia, para lider com verbas recebidas do Governo Federal (Dilma) para a construção e entrega de "tetos" aos "sem teto"? Lembroa das marchas do Largo da Batata até a Avenoda Paulista de gente trazido de longe em onibus e sim com sanduiche de mortadela todos vistidos de camiseta vermalhea (que devolciam aos organizadores depois) e bandeiras vermelhas (também de volvidas). Com impeachment e fim de recursos isto tudo parou. Curioso. Merece explicação.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                IvoHM

                                                19/11/2020 12:42:21

                                                Quem é muito chegado nos métodos de Saul Alinsky, um verdadeiro entusiasta aliás, é o Luciano Ayan, guru do MBL e acusado de envolvimento com fraudes e pedofilia. Só gente boa, da melhor qualidade.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • B

                                                  Beto Moraes

                                                  19/11/2020 12:06:39

                                                  Nos Estados Unidos está cancelada a frase: "Não voto em progressista nem morto!"

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo Santos

                                                    19/11/2020 11:40:38

                                                    Pode até mudar o nome, mas máfia continua sendo máfia.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcos Ctba

                                                      19/11/2020 11:04:39

                                                      MODOS OPERANTIS ESQUEDOIDES SE APERFEIÇOANDO COM OS ANOS.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MARILIA PEREIRA LOPES

                                                        19/11/2020 10:36:23

                                                        Parabéns por esclarecer aos brasileiros a verdade sobre o Partido Democrata americano , hoje infiltrado por comunistas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Carmo Augusto Vicentini

                                                          19/11/2020 10:25:52

                                                          Excelente como sempre Flavio. Ignore o ladrar dos cães.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Jesus

                                                            19/11/2020 5:36:41

                                                            Esse senhor diz que Trump foi roubado. Porque a justiça americana, até agora, pensa o contrário, bem como 77 milhões de americanos e praticamente toda a imprensa de lá? Contudo, o fato de ser um colunista desta Gazeta do Povo deve merecer ampla credibilidade. Acho até que ele esteve lá nos EUA, acompanhando a votação e apuração e viu como Donald Trump, o inocente, foi estupidamente roubado.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • T

                                                              Taiguara

                                                              20/11/2020 10:28:07

                                                              Mais um excelente texto. Parabéns Gordon! Os métodos criminosos da esquerda são explícitos em qualquer lugar.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carmo Augusto Vicentini

                                                              19/11/2020 10:24:56

                                                              Senta lá!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.