i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Quintela

Foto de perfil de Flavio Quintela
Ver perfil

Eita aninho difícil

  • Por Flavio Quintela
  • 31/12/2019 19:04
Trump e Bolsonaro durante coletiva de imprensa no jardim da Casa Branca, na visita do presidente do Brasil aos EUA.
Trump e Bolsonaro durante coletiva de imprensa no jardim da Casa Branca, na visita do presidente do Brasil aos EUA.| Foto: Presidência/Divulgação

Crepúsculo do ano. Daqui a poucas horas, estaremos iniciando “os anos 20” deste século (ainda falta um para a nova década, mas o calendário muda a dezena já na madrugada de hoje). Enfim, com tão pouco tempo restante em 2019, escolhi o óbvio e vou na onda das retrospectivas.

Aqui, nos Estados Unidos, o ano termina com Donald Trump em alta na popularidade, mesmo com seu processo de impeachment aprovado pelo Congresso. Politicamente, no que diz respeito à esquerda, os partidos brasileiros estão muito mais evoluídos que o Partido Democrata americano. Explico: depois de mais de 20 anos de governos PSDB e PT, nos quais caminhamos da social-democracia tucana até a cleptocracia petista, vimos praticamente de tudo em termos de estratégia no tocante ao avanço da agenda ideológica de esquerda. Cartilha de direitos humanos recheada de surpresas ruins? Tivemos. Política educacional com forte viés ideológico e fracasso retumbante em comparativos internacionais? Tivemos. Judiciário ativista trabalhando para facilitar o aborto? Tivemos. Executivo comprando o Legislativo com propina? Tivemos.

E, com tudo isso e muito mais, a esquerda perdeu o comando do país para um sujeito que apostou na onda do conservadorismo sem ser conservador, e que ganhou a aposta porque entendeu que a população queria alguém que defendesse a família, tratasse criminosos como criminosos, diminuísse o Estado e fizesse tantas outras coisas contrárias a praticamente tudo o que o PT pregava. Se o sujeito satisfez ou não os anseios da população, é cedo demais para dizer. Mas é fato que alguns partidos brasileiros de esquerda estão fazendo uso desse aprendizado importantíssimo que foi a derrota para Jair Bolsonaro, a fim de não repetir erros crassos e reequilibrar o jogo político. Obviamente, diversas agremiações continuarão a pregar e fazer as mesmas coisas em que têm insistido há décadas. Para esse pessoal, o prognóstico é de diminuição de influência e poder.

A radicalização dos democratas foi bastante acentuada neste 2019, e a chance de Donald Trump se reeleger não é pequena

Acabei abrindo um parêntese longo demais. Voltemos ao Partido Democrata americano, que tem andado desnorteado depois da derrota de Hillary Clinton para Donald Trump, dois anos atrás. A leitura que fizeram da derrota não poderia estar mais errada, e o remédio que propuseram não poderia ter mais contraindicações. A radicalização dos democratas foi bastante acentuada neste 2019 que termina hoje. Temas como imigração, aborto, armas e papel do Estado foram explorados em um nível comparável ao dos maiores (e piores) nomes do comunismo desde que essa excrescência foi criada. Os debates que precedem as primárias do partido mostraram aos americanos, e ao restante do mundo que teve estômago para ver, o quanto esses políticos estão dispostos a se afastar dos princípios fundamentais da nação americana. Houve gente dizendo que fará confisco de armas, houve gente defendendo aborto até o momento do parto, houve gente sugerindo que os Estados Unidos recebam todo e qualquer imigrante que se declare refugiado. Enfim, houve absurdos e mais absurdos. Não bastasse isso, decidiram por iniciar o julgamento do presidente sob artigos de impeachment, terminando por condená-lo.

Tivessem os democratas passado pelo que a nossa esquerda passou, provavelmente não teriam nem sequer iniciado esse impeachment. A forte subida da aprovação de Trump e a forte queda na aprovação do processo em si são fortes indícios de que os democratas não têm praticamente nada a ganhar com suas ações. E a radicalização de suas plataformas e agenda só contribui para uma polarização ainda maior e para a perda de apoio de um grupo que, no passado, foi importantíssimo para vitórias democratas em eleições diversas. Refiro-me aos negros americanos.

Pesquisas recentes mostram que o apoio negro aos democratas tem diminuído, tanto pela ineficiência das políticas do partido nos grandes centros onde tem ocupado o poder por décadas – Chicago, Los Angeles, Nova Orleans, Detroit etc. – como pelo sentimento de injustiça gerado pelas propostas de política imigratória dos deputados e senadores do partido. Os negros estão percebendo que os democratas querem dar aos cidadãos de outros países mais vantagens e ajuda que a eles, cidadãos afroamericanos com várias gerações nesta terra. Com tudo isso, não são pequenas as chances de os republicanos retomarem a maioria no Congresso e de Donald Trump se reeleger presidente.

Já no Brasil, onde a esquerda perdeu o Executivo federal, mas ganhou em troca um curso de “o que não fazer estando no poder”, Jair Bolsonaro completou um ano de mandato. Foi um ano muitíssimo atípico. Na virada de 2018 para 2019, lembro-me muito bem das piadas em redes sociais e grupos de WhatsApp. Muita gente dava graças a Deus pelo término do processo eleitoral, na esperança de que o novo ano fosse muito menos beligerante. Estavam todos enganados.

O presidente da República conseguiu a proeza de dividir o segmento social que o elegeu de tal forma que os diversos grupos resultantes se tratam como inimigos mortais. Ao optar por voltar sua comunicação completamente para o grupo de apoiadores mais radicais, Bolsonaro isolou-se em um bolsão de blogueiros, jornalistas, assessores e bajuladores que tomaram para si o cetro da virtude e trataram qualquer voz discordante como traição. Ao escolher manter seus filhos no núcleo duro do governo e endossar, algumas vezes explicitamente e muitas tacitamente, as bobagens que publicaram durante o ano todo, o presidente diminuiu seu cargo e desprezou as prerrogativas da Presidência. Para passar a imagem de homem simples, jogou no lixo toda e qualquer liturgia; para demonizar a imprensa, tratou repórteres e jornalistas com um nível de estupidez e deboche incompatíveis com suas declarações de fé.

Mesmo agindo assim, se pelo menos tivesse mantido as promessas que fez e honrado sua palavra, algum mérito teria. Mas, longe disso, fez escolhas políticas esdrúxulas e se contradisse diversas vezes, inclusive em relação a Sergio Moro, com quem havia assumido um compromisso público de indicação ao STF, compromisso que não só foi esquecido como negado, também em público, pelo presidente.

Resumindo, porque o texto já ficou longo demais, Bolsonaro atingiu as piores expectativas de seus opositores. Nem eles esperavam que o presidente fosse tão afetado pelos filhos, ou que se aproximasse tanto de Dias Toffoli, ou mesmo que fizesse escolhas (como a de Augusto Aras para a PGR) que lhes caíssem tão bem. Se o Brasil voltar para as mãos de partidos corruptos de esquerda daqui a três anos, não será por falta de aviso.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo

    ± 4 dias

    Não estou defendendo ninguém, mas como o presidente sozinho separou essa nova direita? É uma análise altamente superficial e de torcedor, dar tanta capacidade a uma pessoa que não é tão capacitada assim. Fraca análise, de quem ta com ego ferido, igual toda a direita, dos bajuladores aos isentões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Noel

    ± 4 dias

    O último parágrafo de vosso artigo é um primor de bravata.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Martins dos Santos

    ± 4 dias

    Filho do presidente só é bom para pedir arrego quando se precisa de greencard.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 4 dias

      Verdade, pediu ganhou agora vem com essa, será q pediu a secom tbm?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wellyngton martins

    ± 4 dias

    Incrível como alguns jornalistas gostam de ser sempre do contra é impossível não perceber as mudanças porque passa o país é simplesmente impossível. Mas este colunista consegue. Pura bucha pessoal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tadeu Rodrigo Becker Gois

    ± 4 dias

    Concordo com a sua análise dos EUA, mas quanto ao Brasil, ficou muito claro que torce contra o governo. E se pra vc foi um ano difícil, é que o governo esta dando certo mesmo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 4 dias

    Estava indo bem até o os três últimos parágrafos... Me desculpe, mas a leitura que fez do governo Bolsonaro está absolutamente equivocada. Goste ou não do presidente, Bolsonaro em um ano fez mais pelo Brasil (e pelo liberalismo), do que a esquerda nos últimos 20 anos. Enfim, se Bolsonaro "atingiu as piores expectativas de seus opositores", é sinal de que está no caminho certo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 4 dias

    O Flávio entrou pra gang da nova esquerda e anda atacando o Fiuza, grande erro....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Rocha

    ± 4 dias

    Difícil é tolerar esse alpinista do sucesso alheio. Adeus, Quintela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adenir Moreira de Souza

    ± 4 dias

    Esse jornalista mora no Brasil ? Ele pode até dar preferência em falar nos Estados Unidos , mas falando do Brasil e, não falar nada de positivo , isso frusta muita gente . Flávio Quintela; fica antenado para que nos próximos artigos traga alguma coisa melhor .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 4 dias

    Senhor escriba, já tomou seu chororol hoje? Vá chorar na cana e em 2022 apóie o corrupto de sua preferência. Escrever tantas linhas e não fazer citação à campanha sórdida e canalha da imprensa e às incessantes interferências nos atos do executivos pelo congresso e stf, que nunca incomodaram dessa forma o pt e psdb que indicaram seus ocupantes, é muita mostra de que lado está! Vá se catar, vá babar ovo do maia, do renan (chefe do alcolumbre), do dirceu (patrão do toffoli)!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 5 dias

    Flavio, sei que ficou decepcionado pelo ameba não ter sido eleito. Mas seus textos são lamentáveis e desconexos dos fatos. Você faz parecer que a melhora na economia e na segurança pública não estão relacionados ao presidente. Para você, parece que a ótima equipe de ministros foi nomeada pelo ameba. Bolsonaro, está bem longe de ser perfeito, mas ele e sua equipe tem feito um ótimo trabalho, apesar do congresso com botafogo e batoré atrapalharem mais que qualquer outra coisa. E o STF? um grupo lamentável, você não vai falar nada? Depois de soltarem o lula e fazerem um monte de ataques a lava jato?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 5 dias

    Estranho que coluna falando das M.... que o Congresso fez, nenhum jornalista isentao faz! Pq nao falam das trapalhadas e atrasos que o Botafogo fez nesse Brasil em 2019? Ou as do STF? Esses sim foram nossos atrasos em 2019 e eh o que resta da esquerda no poder e que devem ser arrancados de la. E por esse motivo que a midia, especialmente os isentoes como esse jornalista, tanto atacam o presidente e blindam o COngresso e o Judiciario. O movimento conservador no Brasil esta cada vez mais forte e unido. O que ocorreu foi o expurgo dos aproveitadores que queriam apenas o poder, simples!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 5 dias

      Pedro, o prezado Quintela - já que mora nos EUA - de via se informar mais do que acontece por essas bandas tupiniquins. Está desinformado ou é desonesto intelectual. Ou ainda pior, anda se informando pelo que diz a canalha esquerda/progressista da Globo News, né não? Rsrsrs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 5 dias

    O Flavio, seria melhor, bem melhor, se falasse só do Trump. Cara, deixa de ser desonesto. Bolsonaro, não é prefeito, como, aliás, também não é Trump. Teve acertos e erros. Mas é inquestionável os acertos. Principalmente na economia, na segurança, infraestrutura. Tem ótima equipe de governo, como ainda os min. da Educação e Meio ambiente. E isso não sou eu que atesto. São os números e os fatos. Só im b e c ís, preconceituosos, míopes como vc, não enxergam o que está muito claro, né? Não se preocupe isentão. Daqui a três anos os corruptos de esquerda não voltarão. Como no EUA, aqui a esquerdalha já era.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio silveira

    ± 5 dias

    Colunista q ficou de fora e agora joga sua raiva c palavras q nao traduzem a verdade, e patetico

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Carneiro da Cunha

    ± 5 dias

    Se preparem para o NOVO este herdara a sucessão. Vira o caminho do meio o caminho do bem. Precisamos convidar Sérgio Moro para se filiar. O homem bom Unido ao partido de bem. Leiam o estatuto nada igual no mundo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 4 dias

      novo tem gente boa... mas o amoedo so engana os 'isentoes', pois é um melancia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Austríaco-PR

      ± 5 dias

      Se essas eleições demonstraram algo, foi que o líder do novo é um sujeito mais preocupado em manter o poder no partido e conquistar a presidência para a volta do PSDB raíz ao poder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 5 dias

      Novo kkkkk... Caminho do meio? Larga mão de ser burro. Verdade não tem caminho do meio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Marcelo

    ± 5 dias

    A aversão ao PT ajudou a eleger o Bozo. O que a aversão ao Bozo trará?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 5 dias

    O colunista “só” esqueceu de mostrar as virtudes dos Presidente, que tal falar da queda da criminalidade? Ou da aprovação da Reforma da Previdência? Que tal falar dos acordos internacionais? Ou do pacote da Liberdade Econômica? Poderia citar tantas outras, como a quase conclusão da Cuiabá-Santarém, e tantas outras obras de infraestrutura, mas claro que o coração de Isentão do colunista não deixa. Vou falar uma coisa Jair Bolsonaro não é perfeito (longe disso) faz muitas coisas que eu não concordo, mas é inegável, É O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE ATÉ HOJE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 5 dias

      É p melhor que eu já tive até aqui. A política brasileira não pára de me dar alegrias, desde o impeachment da mentecapta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 5 dias

    Vc virou um pé no saacco, parei com vc....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Oliveira

    ± 5 dias

    Mais um bunda suja

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.