• Carregando...
Curitibano celebra volta às corrida neste domingo, no Circuito Caixa, após cirurgia cardíaca
| Foto:

Com uma topografia que desafia os corredores de rua e favorece quem busca mais resistência física, Curitiba recebe o Circuito de Corridas Caioxa neste domingo (30/9).

A prova contará com nomes como José Márcio Leão, o brasileiro mais rápido da competição. Para Maurício Neves Geronasso, correr ao lado dos principais fundistas da elite, tanto nacional como estrangeira, terá um significado especial. É a volta do atleta às corridas, depois de passar por uma cirurgia cardíaca em abril. A disputa terá largada às 8 horas no Centro Cívico (Praça Nossa Senhora de Salete) e percursos de 5 km e 10 km.

arquivo pessoal
Maurício Geronasso prepara-se para retornar às corridas.

Aos 35 anos, Maurício não tinha preocupações com a saúde. Praticante de corrida há um ano e meio, já havia disputado seis provas, quando foi diagnosticado com 98% de obstrução de uma artéria e risco iminente de infarto. O atleta passou por 11 dias de internação, dois cateterismos, uma angioplastia e dois stents na artéria. A volta ao esporte só foi possível 50 dias depois, em junho, e de maneira gradual, com corridas curtas e leves na esteira. Começava ali a recuperação e a preparação para a corrida do Circuito CAIXA em Curitiba.

“Estou me preparando há um bom tempo. Foram quase quatro meses, entre recuperação e volta aos treinos. Estou realmente ansioso para voltar a fazer uma prova e concluir o percurso, ter a sensação de dever cumprido. Quero sentir o clima que envolve a prova, voltar a receber aquela medalhinha no final”, conta Maurício, que integra a equipe Pé no Asfalto e treina com a assessoria esportiva HP Sports.

Para Maurício, correr os 10 km do Circuito Caixa também terá uma outra função. “Mostrar que estou bem e recuperado para correr pode servir de exemplo e, quem sabe, incentivo para quem deseja fazer uma atividade física”, diz o atleta, que garante ter mudado seus objetivos após os problemas cardíacos.

Maurício praticava boxe há cinco anos, quando foi influenciado pela esposa, Fernanda, a trocar de esporte e acabou indo além dela nas corridas. “Amo o boxe, mas a corrida me realizou esportivamente e pessoalmente. Me deu mais motivação, qualidade de vida, mudança na autoestima, no corpo. É a questão da liberdade, do vento no rosto, de fazer amizades, ao invés de ficar batendo em um saco trancado dentro de uma academia”, explica o atleta, que, hoje, vê a filha Júlia seguindo seus passos. Aos três anos, a menina já fez sua primeira aula de corrida.

Nesta temporada, a prova de Curitiba contará com o brasileiro mais rápido do circuito para derrubar a hegemonia africana. José Márcio Leão estabeleceu o recorde geral da competição para os brasileiros na etapa de Fortaleza, com 28min51 e é o quarto colocado no ranking nacional de corrida de rua, com 227 pontos. Gilmar Silvestre Lopes, melhor brasileiro na última edição do circuito no Paraná, também está na briga pelo pódio.

Entre as mulheres, o destaque é Roselaine de Souza Silva, vice-líder do ranking nacional, com 308 pontos. Roselaine correrá ao lado de Maria Zeferina Baldaia (terceira colocada, com 278 pontos) e Conceição Oliveira (4ª, 270). As duas foram as melhores brasileiras na etapa de Curitiba do Circuito Caixa em 2008 e 2009, respectivamente.

Os brasileiros terão que enfrentar Joash Kiplimo, Edwin Kipsang Rotich (quenianos), Fikre Assefa Robi e Meseret Legese Biratu (etíopes). Tradicionais vencedores da prova, os africanos são os atuais recordistas no Paraná, com Hillary Kipgetich Kibet (29min20) e Jacklyne Chemwek (34min07). Os dois estabeleceram suas marcas no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]