i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Francisco Razzo

Foto de perfil de Francisco Razzo
Ver perfil

Conservadores ou populistas?

  • Por Francisco Razzo
  • [16/09/2020] [17:03]
Bolsonaro é recebido com festa no aeroporto de Aracaju nesta segunda-feira (17) para inauguração de uma termoelétrica: aprovação ao seu governo subiu de 30% para 37% em agosto.
Bolsonaro é recebido com festa no aeroporto de Aracaju para inauguração de uma termoelétrica.| Foto: Alan Santos/Presidência da República

Não é difícil perceber o quanto o sentido do termo conservadorismo pode ser esticado a ponto de se tornar tão vago quanto inútil para descrição da realidade política. Sem dúvida, Bolsonaro ganhou as eleições se aproveitando de um ambiente em que conservadores já não tinham mais vergonha de dizer seu nome. Hoje, seu estilo de governo se afasta da tradição conservadora para se aproximar mais de um estilo populista.

Nesta semana fiz quatro perguntas para Paulo Dantas, estudioso de ciência política formado pela Escola de Gestão da École des Hautes Études Commerciales de Montreal, da Universidade de Montreal, e em Ciências Políticas pela Universidade Laval. Ele vive em Montreal desde 2009, é um ativo mentor para novos imigrantes na Câmara de Comércio de Montreal, mantém o canal Sapere Aude no YouTube e acaba de lançar o livro Conservador ou Populista: Como compreender os conceitos, estratégias e técnicas do populismo bolsonarista na era das redes sociais.

Embora o título do livro já manifeste seus objetivos, gostaria de saber como você chegou ao tema e por quê?

O fenômeno conhecido como bolsonarismo, que foi amplificado pelas redes sociais como um movimento conservador, conseguiu evocar o ressentimento dos então chamados “cidadãos de bem” através do carisma e patriotismo de Jair Bolsonaro, acompanhado de promessas simples para questões complexas, expressadas com jargões populares.

"A maneira como o populismo bolsonarista exerce uma obediência antecipada e um culto à personalidade demonstra a fragilidade ideológica desse movimento"

Paulo Dantas

Observando atentamente o debate político no Brasil, ficou muito claro que muitas pessoas que acreditaram no movimento conhecido como bolsonarismo se autodenominavam automaticamente como conservadoras. Porém, nas suas atitudes, especialmente nas redes sociais, a ausência dos pilares do conservadorismo era cada vez mais clara e evidente. Em razão disso, vi a necessidade de esclarecer a diferença, de maneira clara e objetiva, entre o populismo e o conservadorismo.

Pilares básicos como pragmatismo, respeito à tradição e a imperfeição humana foram substituídos pelas técnicas do populismo como a demonização do oponente político e teorias da conspiração.

Como diferenciar um conservador de um populista, sobretudo no contexto da ascensão do Bolsonaro ao poder?

Um conservador tem a tendência natural de rejeitar a ideia de revolução, seja ela qual for, para alcançar seus objetivos; na maioria das vezes é a favor do debate, e tende a sempre aplicar um ceticismo político. A maneira como o populismo bolsonarista exerce uma obediência antecipada e um culto à personalidade demonstra a fragilidade ideológica desse movimento.

Essa fraqueza é constatada pela restrita visão de alguns conceitos políticos como a liberdade de expressão e pensamento. Enquanto o filósofo Stuart Mill acreditava que uma das liberdades básicas é a liberdade de pensamentos e ideias, no bolsonarismo, seguindo os conselhos do articulador ideológico Olavo de Carvalho, o importante é eliminar do debate público as vozes que possam ser uma potencial ameaça.

O que as redes sociais significaram não só para a candidatura como para a manutenção do próprio governo Bolsonaro?

É sempre importante salientar que o bolsonarismo funciona dentro de um conceito de guerra virtual e ameaça constante, muito antes da sua candidatura. O bolsonarismo dispõe, há muito tempo, de uma máquina de propaganda informal e potente, muitas vezes disfarçada de “mídia independente”, que efetua uma verdadeira blitzkrieg (guerra-relâmpago) para tentar controlar as narrativas nas redes sociais, criando o efeito de “consenso fabricado” – termo esse criado pelo grande jornalista Walter Lippmann, no livro Opinião Pública.

Por meio de uma narrativa agressiva, Bolsonaro e sua equipe conseguiram refletir nas redes sociais os anseios mais profundos de uma certa “maioria silenciosa”. A utilização de bots, trolls, fake news, desinformação, memes, influenciadores e canais sensacionalistas ajudou e tem ajudado até hoje a ocupar o espaço entre os jornalistas e o gatekeepers nas redações, ou seja, o hack gap.

"O populismo é uma patologia das democracias que existe há séculos e não vai desaparecer num futuro próximo"

Paulo Dantas

A tentativa constante de controle de narrativas é um grande desafio para as mídias tradicionais que estão em um jogo desigual, competindo com canais influentes que não respeitam as regras básicas do jornalismo. Como dizia Churchill: até a verdade colocar as calças, a mentira já correu o mundo todo.

Que tipo de ameaça o populismo pode oferecer à democracia? Ele poderia ser pensado como um efeito da própria democracia?

Uma das grandes ameaças para as democracias, como já documentou o cientista político Cas Mudde, é a separação da sociedade em dois grupos antagonistas e homogêneos. A ideia de que existe o “cidadão de bem” contra a “elite corrupta” reforça ainda mais a necessidade de um líder outsider que pode nos salvar das conspirações do establishment. Infelizmente o populismo é uma patologia das democracias que existe há séculos e não vai desaparecer num futuro próximo.

Segundo um relatório do Instituto Tony Blair, líderes populistas têm o potencial de corroer os sistemas de pesos e contrapesos, atacam direitos individuais e tentam restringir a liberdade de imprensa. Mas o fator de maior risco nos dias de hoje é a soma do poder das novas tecnologias com as técnicas do populismo. Eventos como o Brexit, o Cambridge Analytica e as eleições americanas de 2016 demonstram como bilionários são capazes de influenciar eleições por meio de técnicas como o microtargeting, e influenciar pessoas por meio dos seus maiores medos e anseios, podendo assim abrir ainda mais as portas para líderes populistas.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 29 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Júlio

    ± 0 minutos

    Não tenho opção, voto no Bolsonaro novamente , PT, PSDB e demais partidos de esquerda que abraçam o comunismo e apoiam a ditadura sanguinária da Venezuela não tem o meu voto! O Presidente Bolsonaro pode não ser perfeito mas é melhor que as demais opções! Vide a corrupção generalizada existente nos últimos 30 anos no Brasil ninguém aguenta mais! O comunismo e o socialismo é o caminho da desgraça de qualquer nação!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia

    ± 2 dias

    Gostei da entrevista. Uma pequena coisa me deixou em dúvida, o que o processo de Brexit tem a ver com o populismo? Na verdade, houve um plebicito a favor do Brexit.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Marcolino da Silva

    ± 5 dias

    Obrigado pela indicação de livro. Pelas respostas do Paulo, fiquei ainda interessado. Ainda mais interessado com o fato do livro estar no catálogo do Kindle Unlimited!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo David

    ± 5 dias

    A julgar pelos comentários que confirmam integralmente o conteúdo do texto, Lula é o único e absoluto detentor da prerrogativa de ser populista no planeta! EEEEEHHHHH VIDA DE GADO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSÉ IVALDO

    ± 5 dias

    Eu sou de direita liberal e considero o Bolsonaro um traídor, entretanto essa entrevista foi patética, ele sim apenas repetiu as mesmas narrativas mentirosas e rasas da grande mídia sobre Bolsonaro, Trump, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo presley

    ± 5 dias

    todo político popular vai necessariamente ser acusado de ser populista... Bolsonaro é popular por nao ser falso, por ser na presidência o mesmo que foi no Congresso e na vida particular.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 5 dias

      Só não populista o mito supremo mesmo fazendo uma campanha de extremo populismo., os minions passam o pano. prometeu seu honesto, ai veio o Queiroz, prometeu não fazer politicagem agora fecha com o centrão .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gleyson Nascimento

    ± 5 dias

    Independente de apoio ou não ao Presidente, é um fato que ele nem aparenta ser, muito menos seja, um conservador. E isso há certo tempo já.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    ± 5 dias

    Acho muito esquisito que um artigo sobre populismo na faça menção ao condenado em três instâncias do judiciário pala prática de desonestidade Luís Inácio Lula da Silva, o príncipe do populismo contemporâneo. Também não fala nada sobre Fernando Haddad do PT -- aquela cena dele a da Manuela em contrição fingida é uma pérola do populismo -- e sobre o PT em geral que é, sem sombra de dúvidas, mais populista do que Ademar de Barros, Chagas Freitas, etc., etc., etc....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    Muito, mas MUITO tendencioso o texto. Vamos pinçar algumas partes do texto, só pra exemplificar: 1) "promessas simples para questões complexas, expressadas com jargões populares." - será que eu posso incluir aqui o "Salve a Amazônia" também? ou só pode se for promessa do Bolsonaro? 2) "o importante é eliminar do debate público as vozes que possam ser uma potencial ameaça." .... hmmm, e quando a imprensa qualifica de extrema-direita alguém que quer discutir um tema (p.e. porte de armas), o que está fazendo? promovendo debate? 3) "criando o efeito de consenso fabricado”... ah, Consenso da ciência serviu pra fechar minha loja por 6 meses, mas para as eleilções está tudo ok, segurança total.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 5 dias

      Pinçou o que? O texto é sobre populismo e bolsonarismo e não sobre outras mazelas que você gostaria de ouvir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    ± 5 dias

    Esse artigo é fora da realidade. Porquê não fala do populismo do lula e cia, que posavam de preocupados com os pobres enquanto saqueavam o país e enriqueciam? Sem falar nos recursos preciosos da nação que iam para o exterior em lugar de serem aplicados na saúde, por exemplo? Não entendo porque a Gazeta permite ter em seu quadro de colunistas um lixo como vc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 5 dias

      Não fala do populismo de Lula porque o artigo é sobre populismo de Bolsonaro! Tem bastante artigo sobre o populismo do molusco, só que ele já não é presidente há quase uma década.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 5 dias

    E mais Razzo, delinquente intelectual, vcs não se conformam é de constatar a popularidade do "Bozo", que diga-se, se elegeu sem grana, sem marqueteiro e com apenas um celular à mão? - lembra dos bilhões gastos pelo lulismo e seus João Santanas da vida? - aí pode né? Populista uma ova, A maioria esmagadora dos eleitores do Bolsonaro são conservadores sim! Defendem valores que o presidente defende. Família, mérito, valores cristãos, a não liberação de drogas e o abortamento. Não a ideologia de gênero e outras senvergonhices mais. Fake News? é imprensa calhor da que espalha. A Falha e a Rede Lixo são campeãs, né não? Razzo? Como bem diz o Rueda aí em baixo, seu artigo é um Lixo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Silva

    ± 5 dias

    " ... no bolsonarismo, seguindo os conselhos do articulador ideológico Olavo de Carvalho, o importante é eliminar do debate público as vozes que possam ser uma potencial ameaça. " Em que mundo esse lunático vive?? As vozes conservadoras são censuradas no "debate público" (seja lá o que essa porcaria queira dizer) desde 64 e o cara me sai com uma abobrinha dizendo que OdeC orienta a eliminação de "vozes que representem uma potencial ameaça"? A verdade pura e simples é que no debate de ideias OdeC não deixa pedra sobre pedra. O que ele elimina é a mediocridade. Por isso que só se fala dele em "espaços seguros", tal como faz o autor entrevistado pelo articulista e o próprio articulista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DANIEL ZAPPELLINI

    ± 5 dias

    raso, muito raso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Rueda

    ± 5 dias

    Medíocre e parcial como sempre!!! Um lixo de artigo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 5 dias

    Olhem só que ele foi entrevistar? kkkkkkkk Eu sou conservador, e da boa estirpe. Burkeano ou melhor, acho mesmo que sou Kirkeano, eheh. Meu livro de cabeceira é "A Politica da Prudência". Sou adepto das "ideias verdadeiras" e das "coisas permanentes", como bem diz Russel Kirk, prezado. Quem não financia tudo é o George Soros né articulista delinquente intelectual? O Razzo, vc se engana, os milhões de leitores do "Bozo", não são bobinhos e nem financiados por ninguém. São gente de carne e osso cansadas de suas narrativas hipócritas e mentirosas. Ah sim!, se conforme que doe menos: o "Bozo", já está reeleito tá? Influência de OC no governo? Zero. Razzo, acabou meu ENGOV....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 5 dias

      Parabéns, confirmou integralmente o texto do colunista!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 5 dias

    Pensa pequeno o articulista e a fonte que buscou para ilustrar mais uma vez o tom depreciativo do bolsonarismo. Desafio o Razzo a buscar na grande mídia uma referência a profissão de Alan dos Santos como jornalista. Só ficamos sabendo que o Alan é jornalista na mídia alternativa. A grande mídia falava "blogueiro" para diminuir o peso das opiniões de Alan. Razzo já se perguntou o motivo da omissão? O que faria uma mídia imparcial? O jornalista e blogueiro Alan dos Santos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 5 dias

      Boa José, a hipocrisia desse dois aí me deu nauseas. Lê-lo? Só com um ENGOV antes, e olhe lá?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ACIR CARDOZO

      ± 5 dias

      É exatamente disso que o texto trata.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    Quem idolatra político só pode ser doente mental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 5 dias

    Conservador que casou 3x. Hum hum. Tá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renato Silva

      ± 5 dias

      Confusão típica da absoluta falta de instrução do brasileiro médio. Não tens a menor ideia do que é conservadorismo para escrever uma bobagem destas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Pessoa de Queiroz

    ± 5 dias

    Perfeito Roberto A Barros Jr. Para este colunista, Lula nunca deve ter ouvido falar em populismo e nem aparelhou a imprensa etc. Um santo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto A Barros Jr

    ± 5 dias

    Populismo não é novo nem nasceu com bolsonarismo, muito menos com as redes sociais. Queria uma resposta mais completa sobre como, historicamente, democracias superam o populismo independente de sua técnica ou de quanto carismático ou bom estrategista é seu líder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renato Silva

      ± 5 dias

      Tenho dúvidas se é possível superarem efetivamente. Um bom arrazoado está no capíulto "Porque os piores chegam ao poder" do livro "O caminho da servidão" de Friedrich Hayek

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.