Alguns erros simples podem afetar diretamente o desempenho de uma marca quando se trata de vendas online pelas redes sociais.| Foto: Freepik
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Você sabia que o Brasil é o quinto maior usuário de internet do mundo, com 165 milhões de usuários, ficando atrás apenas da China com 1 bilhão de usuários, da Índia com 658 milhões de usuários, dos Estados Unidos com 307 milhões de usuários e da Indonésia com 204 milhões? Ou seja, existem milhões de pessoas que são potenciais clientes do seu negócio e podem acessá-lo com apenas alguns cliques. Anunciar online seu produto ou serviço é algo crucial nos dias de hoje.

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No entanto, alguns erros simples podem interferir nos resultados e não trazer os cliques desejados, impedindo o alcance de bons resultados na internet. Eu reuni alguns destes erros abaixo e explico como contorná-los da melhor maneira. Afinal, o básico bem feito é suficiente para você gerar resultados positivos.

Não ter uma boa landing page

A landing page é a página criada para a venda de um produto específico, responsável por atrair os clientes. Quando a pessoa clica no seu anúncio no Facebook, no Google, no Instagram ou qualquer outra rede social, ele é direcionado para uma página. O que ocorre é que, muitas vezes, o potencial cliente é direcionado para a homepage de um site comum ou uma página de contato, e isso é muito genérico e não é indicado. Invista em uma landing page de alta conversão, que estimule a ação de quem clicou e chegou até ela.

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Não criar anúncios que chamem a atenção

O anúncio é o primeiro impacto que a pessoa vai receber na internet. Por este motivo, é de altíssima importância criar um texto chamativo, interessante e que prenda a atenção da pessoa que vai bater o olho no anúncio, que a motive para uma ação. Se o texto não prende a atenção, não estimula a ação ou não desperta a curiosidade, é muito provável que a pessoa passe por ele sem clicar, e isso compromete o alcance de bons resultados, trazendo baixas taxas de clique.

Não conhecer seu público e errar na segmentação

Quando você conhece o seu público com profundidade, acredite: tudo fica mais fácil. É aí que você começa a encontrar segmentações inexploradas e é o lugar onde está a escala. Quanto mais amplo o termo palavra-chave, mais você disputa cliques com outros anunciantes e mais caro seu anúncio fica. Quanto mais você sabe o que seu público deseja e procura, mais se torna possível sair do óbvio e se destacar no seu segmento.

Não focar na criação de público de remarketing

Desde o início, você precisa criar públicos de remarketing, mesmo que não anuncie no momento. Por exemplo: mesmo que você esteja agora anunciando somente no Google, é importante ter público de remarketing tanto no Google quanto no Facebook. Isso é crucial para que, quando você criar novos anúncios em qualquer uma das plataformas, eles já estejam inteligentes para gerar resultados. E não importa qual o tamanho do investimento, mesmo que sejam R$ 5 por dia.

Não criar uma campanha no canal correto de vendas

É muito importante identificar qual canal mais vai ajudar ou é mais fácil para gerar vendas e resultados. Com o lucro vindo desses anúncios, o próximo passo é expandir para outros canais. Existem diversos canais de vendas, como o YouTube, rede pesquisa (o buscador do Google), rede de display, discovery (em produtos do Google), Instagram, Facebook, entre outros. Para quem está começando, a dica é dominar primeiro uma única ferramenta para depois expandir.

Não criar vídeos para os seus anúncios

É um fato: vídeos são ótimos para conversão, seja no YouTube, no Facebook ou no Instagram. Os cliques de campanha de anúncio de vídeo são mais qualificados, ou seja, se você optar por apenas uma foto ou arte estática, a pessoa não vai de fato consumir nada seu, o que podemos considerar como um clique menos qualificado. Se há o interesse de assistir ao vídeo e clicar, a chance de conversão é muito maior. Vídeos geram mais conexão, geram público de remarketing, qualificam o clique e deixam a sua marca mais conhecida.

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Lembre-se: as primeiras campanhas de quem está iniciando no mundo dos anúncios online não terão a melhor performance, e isso é ok. Faz parte do aprendizado e do avanço. Isso ocorre porque a campanha acaba de ser criada e precisa rodar, aparecer, para que então você possa descobrir o que precisa melhorar e ajustar para obter resultados cada vez mais assertivos. Não tenha medo de testar!

*Tiago Tessmann é CEO e criador da Mentoria Conversão Extrema, especialista e referência em anúncios online no Brasil.