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10 dicas para quem quer saber se uma ONG é confiável
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Por IDIS

Você já se encontrou naquela situação de querer contribuir para uma causa mas não saber se a organização que está pedindo doações é confiável? Acredito que quase todos já passamos por isso, pelo menos uma vez.

Descobrir se uma organização social vai fazer um bom uso da sua doação é, quase sempre, muito difícil, mas existem algumas averiguações básicas que você pode fazer.

A ONG tem site?

O primeiro passo é visitar o site da organização. Para que ela possa informar seus doadores, seus beneficiários, seus parceiros e todo mundo sobre suas atividades, provavelmente deverá ter um site. Se você não encontrar um site ou qualquer outra mídia social sobre a ONG, pode ser bem preocupante. Se você localizar o perfil nas redes sociais, mas sem muitas informações sobre as atividades da organização, dê um passinho atrás.

Está claro como fazer contato com a organização?

Se consta endereço ou telefone fixo da ONG no site ou nas redes sociais, significa que ela está aberta para receber ligações e visitas. Isso é um bom indício.

Quem trabalha nessa ONG?

Sabemos que uma organização é feita de pessoas. Se elas aparecem no site, com nomes, currículos e até fotos, quer dizer que não se importam de estarem ligadas a essa ONG. É um bom sinal.

Quem está ao comando?

Verifique se no site fica claro quem é liderança da organização. Normalmente é um Conselho, mas nas ONGs menores, pode ser apenas um presidente ou diretor-executivo. De qualquer forma, é importante saber quem será cobrado caso a organização faça algo errado.

O que ONG faz?

Uma organização social ou ambiental existe para um propósito específico e desenvolve iniciativas para atingir esse propósito. O site precisa deixar claro qual o foco de atuação, o tema ou o problema que a ONG pretende tratar e quais as suas atividades.

Tem registros dessas atividades?

Dizer o que faz é bom, mas mostrar é melhor ainda. Veja se tem fotos, vídeos, depoimentos, relatos ou notícias sobre os projetos realizados. Neste caso, vale a pena dar uma olhada nas redes sociais, que muitas vezes trazem conteúdo sobre o dia-a-dia da organização. Se encontrar os registros das atividades, quer dizer que a ONG está trabalhando.

Quais os resultados do que é feito?

Dizer o que faz, mostrar como faz e apresentar os resultados. Essa é a sequência ideal. Não estou me referindo a grandes resultados, mas aquele consolidado básico. Algo na linha: atendemos tantos pacientes, capacitamos tantos trabalhadores, criamos tantas bibliotecas, ajudamos a construir tantas moradias, etc. Normalmente, esses dados são encontrados em Relatórios Anuais de Atividades, que as ONGs disponibilizam em seus sites.

Quem são os parceiros?

Na sua maioria, as ONGs contam com parceiros para conseguir se sustentar e realizar seus trabalhos. Dependendo do porte da organização, esses parceiros variam do supermercado da esquina a fundações internacionais. Também fazem convênios com governos, empresas ou outras organizações sociais. Procure pela indicação de que a ONG conta com a parceria de outras entidades. Se essas entidades forem conhecidas, é ótimo!

Saiu alguma notícia sobre essa ONG?

Essa é uma checagem simples de ser feita, mas importante. Se a ONG não aparece no noticiário, não quer dizer nada. Caso apareça e a notícia for positiva, conta ponto a favor, mas se for negativa, é melhor tomar precauções... Não se esqueça de existem fake news, por isso, busque se informar em veículos de imprensa com credibilidade.

Quer se certificar um pouco mais?

Mais confiável do que os canais digitais é a voz de alguém. Então, se você ainda não se sente confortável, pegue o telefone e ligue para a organização. De preferência para um telefone fixo, mas caso a ONG não tenha, ligue para um celular. Diga que você está fazendo um levantamento para decidir para qual organização vai doar, faça todas as perguntas acima e analise se as respostas conferem com o que foi encontrado no meio digital e se a pessoa responde com confiança e tranquilidade. Se ainda assim não se sentir seguro e tiver mais tempo para dedicar ao levantamento, vá pessoalmente até a organização e conheça a equipe e o trabalho.

Essa lista é baseada na minha experiência pessoal, depois de trabalhar por mais de uma década no terceiro setor. Infelizmente, não posso garantir que a ONG que passar por todas as verificações é confiável. Assim como não posso dizer que quem não preencher esses requisitos é desonesto. São apenas precauções que costumo tomar antes de fazer doações.

Decidi escrever este artigo depois de ouvir muita gente dizer que não doa porque não confia no que será feito com o dinheiro. Então, quero ajudar os potenciais doadores a superarem esse temor e a construírem laços de confiança com as ONGs. Isso será bom para eles, para as organizações e para o Brasil!

*Andréa Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). O IDIS é parceiro do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

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