• Carregando...
A saúde e o bem-estar do homem e do meio ambiente
| Foto: Freepik

Quando a pandemia da Covid-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, a principal estratégia de prevenção, era e continua sendo, realizar o distanciamento social, além das medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar (ou utilizar um lenço descartável, após tossir/espirrar, jogar no lixo e lavar as mãos), não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos, utilizar máscaras em todos os ambientes ,  manter distância mínima de 1 (um) metro entre as  pessoas em lugares públicos e de convívio social. Mesmo com estas diversas estratégias até a primeira quinzena de agosto de 2020, foram confirmados mais 20 mi de pessoas infectadas pela  COVID-19 e aproximadamente 750.000 mortes no mundo.

Em tempos de pandemia o ODS-3 – “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, impõe uma responsabilidade aos governos, à sociedade civil, e às pessoas, de trabalho colaborativo para conter o avanço da pandemia, e ainda buscar o alcance das metas para a saúde e bem-estar estabelecidas no ODS-3. O Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020 (SDR2020) apresenta algumas reflexões iniciais sobre a crise da Covid-19 e o futuro do desenvolvimento sustentável.

No ODS-3 o Relatório aponta para um impacto altamente negativo, com maior incidência de doenças e mortalidade pela Covid 19, maior mortalidade por outras causas, devido à sobrecarga dos sistemas de saúde. Também aponta um aumento na incidência de casos  na saúde mental (por exemplo, ansiedade e depressão), crescimento no consumo de bebidas alcóolicas e outras substâncias ilícitas.

Na busca de mitigar o impacto do isolamento social, em especial o home office, todos já receberam várias  dicas para sua saúde e qualidade de vida. Vamos todos fazer rotinas mais saudáveis, assim  o que ficará após a COVID será mais saúde, principalmente por meio de uma alimentação saudável, exercícios e ingestão de água e o cuidado para a proteção, preservação e valorização. Aprendemos a dedicar mais tempo para família e amigos, aumentando assim o vínculo familiar.

A redução do trânsito das pessoas, pela implementação do teletrabalho e educação à distância, redução da poluição atmosférica, menor consumo, por parte da população um maior cuidado na separação dos resíduos domésticos foram importantes  para garantir a saúde do meio ambiente, com uma ligeira redução de gases de efeito estufa.

Após passarmos juntos este momento de Pandemia, ficará o aprendizado do cuidado, com o corpo e o planeta, onde todos devemos promover políticas públicas, programas, projetos, e práticas para aumentar a qualidade de serviços na área da saúde, especialmente para atender aos públicos vulneráveis.

*Artigo escrito por Drª Ivana Maria Saes Busato, do Centro Universitário Internacional UNINTER e conselheira do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]