i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Giro Sustentável

Foto de perfil de Giro Sustentável
Ver perfil

A saúde e o bem-estar do homem e do meio ambiente

    • [31/08/2020] [10:56]
    A saúde e o bem-estar do homem e do meio ambiente
    | Foto: Freepik

    Quando a pandemia da Covid-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, a principal estratégia de prevenção, era e continua sendo, realizar o distanciamento social, além das medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar (ou utilizar um lenço descartável, após tossir/espirrar, jogar no lixo e lavar as mãos), não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos, utilizar máscaras em todos os ambientes ,  manter distância mínima de 1 (um) metro entre as  pessoas em lugares públicos e de convívio social. Mesmo com estas diversas estratégias até a primeira quinzena de agosto de 2020, foram confirmados mais 20 mi de pessoas infectadas pela  COVID-19 e aproximadamente 750.000 mortes no mundo.

    Em tempos de pandemia o ODS-3 – “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”, impõe uma responsabilidade aos governos, à sociedade civil, e às pessoas, de trabalho colaborativo para conter o avanço da pandemia, e ainda buscar o alcance das metas para a saúde e bem-estar estabelecidas no ODS-3. O Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020 (SDR2020) apresenta algumas reflexões iniciais sobre a crise da Covid-19 e o futuro do desenvolvimento sustentável.

    No ODS-3 o Relatório aponta para um impacto altamente negativo, com maior incidência de doenças e mortalidade pela Covid 19, maior mortalidade por outras causas, devido à sobrecarga dos sistemas de saúde. Também aponta um aumento na incidência de casos  na saúde mental (por exemplo, ansiedade e depressão), crescimento no consumo de bebidas alcóolicas e outras substâncias ilícitas.

    Na busca de mitigar o impacto do isolamento social, em especial o home office, todos já receberam várias  dicas para sua saúde e qualidade de vida. Vamos todos fazer rotinas mais saudáveis, assim  o que ficará após a COVID será mais saúde, principalmente por meio de uma alimentação saudável, exercícios e ingestão de água e o cuidado para a proteção, preservação e valorização. Aprendemos a dedicar mais tempo para família e amigos, aumentando assim o vínculo familiar.

    A redução do trânsito das pessoas, pela implementação do teletrabalho e educação à distância, redução da poluição atmosférica, menor consumo, por parte da população um maior cuidado na separação dos resíduos domésticos foram importantes  para garantir a saúde do meio ambiente, com uma ligeira redução de gases de efeito estufa.

    Após passarmos juntos este momento de Pandemia, ficará o aprendizado do cuidado, com o corpo e o planeta, onde todos devemos promover políticas públicas, programas, projetos, e práticas para aumentar a qualidade de serviços na área da saúde, especialmente para atender aos públicos vulneráveis.

    *Artigo escrito por Drª Ivana Maria Saes Busato, do Centro Universitário Internacional UNINTER e conselheira do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O CPCE é colaborador voluntário do blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo.

    **Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]
    Tudo sobre:

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.